Intervensão Pedagógica

A intervenção pedagógica é uma interferência que um profissional, tanto o educador quanto o psicopedagogo, faz sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem do sujeito, o qual no momento apresenta problemas de aprendizagem. Entende-se que na intervenção o procedimento adotado interfere no processo, com o objetivo de compreendê-lo, explicitá-lo ou corrigi-lo. É preciso introduzir novos elementos para que o sujeito, pense, elabore de uma forma diferenciada, quebrando padrões anteriores de relacionamento com o mundo das pessoas das ideias. A seguir, descrevemos algumas atividades que podem contribuir de forma positiva para a realização de uma intervenção pedagógica na leitura e escrita. Atividade permanente: Leitura e interpretação de textos - Nesta atividade o aluno necessita da: - Familiarização com um gênero textual (uso de um mesmo gênero por um tempo determinado); - Familiarização com um tema e reflexão sobre os diferentes modos de abordá- lo (diferentes gêneros textuais em um determinado intervalo de tempo); - Desenvolvimento de estratégias de leitura (mesmo que os alunos não sejam alfabetizados); - Aumento de repertório textual (letramento); - Contato com texto escrito (familiarização com as letras e direção da escrita). Projeto didático: leitura, produção de textos e reflexão sobre o gênero textual, atendendo a finalidades reais. - Familiarização com o gênero textual; - Reflexão sobre as características predominantes; - Construção de representações sobre as situações de produção de textos; - Produção de texto oral e escrito (textualização); - Revisão textual.

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