Intervensão Pedagógica
A intervenção pedagógica é uma interferência que um profissional, tanto o educador quanto o psicopedagogo, faz sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem do sujeito, o qual no momento apresenta problemas de aprendizagem. Entende-se que na intervenção o procedimento adotado interfere no processo, com o objetivo de compreendê-lo, explicitá-lo ou corrigi-lo. É preciso introduzir novos elementos para que o sujeito, pense, elabore de uma forma diferenciada, quebrando padrões anteriores de relacionamento com o mundo das pessoas das ideias.
A seguir, descrevemos algumas atividades que podem contribuir de forma positiva para a realização de uma intervenção pedagógica na leitura e escrita.
Atividade permanente: Leitura e interpretação de textos - Nesta atividade o aluno necessita da:
- Familiarização com um gênero textual (uso de um mesmo gênero por um tempo determinado);
- Familiarização com um tema e reflexão sobre os diferentes modos de abordá- lo (diferentes gêneros textuais em um determinado intervalo de tempo);
- Desenvolvimento de estratégias de leitura (mesmo que os alunos não sejam alfabetizados);
- Aumento de repertório textual (letramento);
- Contato com texto escrito (familiarização com as letras e direção da escrita).
Projeto didático: leitura, produção de textos e reflexão sobre o gênero textual, atendendo a finalidades reais.
- Familiarização com o gênero textual;
- Reflexão sobre as características predominantes;
- Construção de representações sobre as situações de produção de textos;
- Produção de texto oral e escrito (textualização);
- Revisão textual.
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