Avaliação 9° ano 1° Bimestre 2012

 Representações Gráficas  






Professora: Mirian de Oliveira Lira


 1. Interpretação de Imagens





A)  As imagens acima se referem respectivamente à 

a)      Sistema de Posicionamento Global (GPS) Modelo Digital do Terreno (MDT).
b)      Mapa hipsométrico e sensoriamneto remoto
c)      Mapa de síntese e sensoriamento remoto radar
d)      Sistema de Informações Geográficas (SIG) e mapa temático
e)      Gráfico Triangular  e anamorfose

B)  Justifique sua resposta.



_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Países e Conflitos Mundiais


       2. Estado, nação, território e país são conceitos-chaves da geografia importante para entender o mundo atual. Escolha um desses conceitos e explique.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



      3.  As disputas entre as potências européias provocaram dois conflitos mundiais, a Primeira Guerra mundial e a Segunda Guerra Mundial, que deixaram a Europa praticamente em ruínas. Observe o quadro abaixo e preencha os espaços em brancos com o tipo de guerra correspondente:



Conflito que estendeu-se de 1914 a 1918, período durante o qual territórios europeus, africanos e asiáticos tornaram-se campos de batalha. Finalizando
após quase quatro anos de batalha e um saldo de mais de 20 milhões de mortes.



  Conflito deflagrado pelo assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro Francisco Ferdinando em 1914 .


Conflito mundial desencadeado quando os nazistas invadiram a polônia, em 1939. Os alemãs buscavam reaver parte do território conhecido como “corredor polonês”,entregue à Polônia na ocasião do Tratado de Versalhes.

No fim do conflito o Japão sofreu ataques nucleares dos Estados Unidos, que lançaram suas bombas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo.
                                                                                         
       4.  A   Fria não foi uma guerra no sentido militar, de combate armado, mas uma guerra tecnológica, ideológica e cultural. Marque a opção que apresenta características da Guerra Fria:

a)      A Alemanha formalizou o bloco das potencias do eixo, unindo-se à Itália e ao Japão, países que também buscavam ampliar seu poder por meio da conquista de territórios.
b)      O vasto império do czar da Rússia, derrubado por uma revolução operária em 1917, deu lugar ao primeiro Estado de regime socialista a união das Repúblicas Socialistas Soviéticas, organizada no final de 1922.
c)      Além da bipolarização (o mundo dividido entre países capitalistas e socialistas) foram conhecidas duas disputas importantes no cenário mundial a corrida espacial e a chamada corrida armamentista que cominaram com o equilíbrio do terror.         
d)       Os problemas econômicos enfrentados pela Alemanha após o conflito resultaram no fechamento de muitas de suas indústrias.
e)      Alguns países europeus especialmente Reino Unido e França, que criaram o processo de industrialização tiveram que aumentar seu suprimento de matérias-primas e fontes de energia.

5. Interpretação de Mapa



o   Observe o mapa abaixo com as alianças militares formadas antes da Primeira Guerrra Mundial e faça o que se pede:


a)      Cite os países da Trílice Entente
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)      Cite os países da Tríplice Aliança.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)      O que motivou os países a formar esses acordos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)      Qual aliança vencedora da Primeira  Guerra Mundial?

______________________________________________________________________

      6. Terrorismo é uma ação caracterizada pelo uso da violência – com objetivos político-contra civis, líderes políticos ou militares que não estejam em operação de guerra. Diante do exposto leia a informação a seguir e marque a opção correspondente:

Ø  Terrorismo que ocorrem com o objetivo de destruir ou desestabilizar governos capitalistas e instituições políticas liberal-democrática, e de uma sociedade socialista que considerava mais justa.

A que tipo de terrorismo se refere essa afirmação?

a)      Terrorismo para destruir ou desestabilizar governos.
b)      Terrorismo de caráter separatista.
c)      Terrorismo de Estado.
d)      Terrorismo Doméstico nos Estados Unidos.
e)      Terrorismo internacional

Globalização e Organizações Mundiais


   7.    A globalização pode ser entendida como  conjunto de transformações recentes na economia do planeta, que causaram uma ampliação dos fluxos de mercadorias entre países. Sobre o termo em destaque observe o quadro abaixo e complete nos espaços com os tópicos correspondentes:

Revolução Industrial
Globalização e desemprego
Capital Financeiro
Indústria cultural




         A________________________________buscou ampliação dos mercados e a obtenção de novas e diversas fontes de matérias-primas, em um novo processo de colonização e lutas territoriais que levou o mundo às duas grandes guerras mundiais.
b             B)  ________________________________principal estratégia seria criar e desenvolver, veicular, por meio de televisão, rádio e cinema, artes e livros, revistas, propagandas e etc., estilo de vida consumista, além de formar novos padrões de consumo.

c          C) ______________________________teve início na Inglaterra e se espalhou para outros países europeus e pelos Estados unidos, marcou uma nova fase da globalização.

d         D) _______________________________o processo de desenvolvimento das forças produtivas vem empregando tecnologias de produção cada vez mais avançadas. Ocasionando em muitos casos a diminuição no uso de mão de obra, principalmente nas linhas de montagem, pois a produtividade de uma máquina se torna maior do que a do homem.



  8. Vamos relembra o que estudamos sobre globalização e impactos ambientais. Cite um dos temas apresentados em sala de aula sobre este assunto e faça um breve comentário.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
   

   9 As organizações econômicas regionais são formadas por países que se reúnem para estabelecer relações de comércio privilegiadas entre si. Diante do exposto enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira:

(1)   UE
(2)   Mercosul
(3)   Nafta
(4)   Apec
(5)   SADC

(  ) Acordo de Livre Comercio da América do Norte, formado por Canadá, estados Unidos e México, iniciado em1988, abriga uma população de 417 milhões de habitantes, produzindo um PIB de US$ 11,4 trilhões.
(  ) Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional. Membros: Angola, África do Sul, Btsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue. O bloco pretende construir um mercado comum e prevê uma zona de livre-comércio.
(   ) Entre os países membros podemos destacar: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha e outros. É o bloco com maior volume comercial e o segundo maior PIB do planeta. Em 1992 foram abolidas barreiras alfandegárias entre os países-membros.
(    ) Países membros Austrália, Indonésia Japão Estados Unidos e outros. Não formam ainda uma área de livro-comércio, pois os países-membros impõem muitas barreiras à livre circulação.
(   ) Países Membros: Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O bloco apresenta um PIB acumulado de mais de 1 trilhão. Do total das trocas comerciais do bloco, 75% são realizadas entre Brasil e Argentina.



10. Interpretação de imagem


              Em relação aos direitos humanos, observe está imagem e responda.


a)      O que a imagem representa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)      Que lei brasileira estabelece políticas de Proteção e de atendimento às necessidades da infância e da juventude?
_____________________________________________________________________________

c)      Em sua opinião, quais situações levam crianças e jovens a trabalhar?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)      O que poderia ser feito para resolver essa situação?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES