Avaliação 9° ano 1° Bimestre 2012
Representações Gráficas
Professora: Mirian de Oliveira Lira
1. Interpretação de Imagens
A) As imagens acima se referem respectivamente à
a) Sistema de Posicionamento Global
(GPS) Modelo Digital do Terreno (MDT).
b) Mapa hipsométrico e sensoriamneto remoto
c) Mapa de síntese e sensoriamento
remoto radar
d) Sistema de Informações
Geográficas (SIG) e mapa temático
e) Gráfico Triangular e anamorfose
B) Justifique sua resposta.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Países e Conflitos Mundiais
2. Estado, nação, território e país são conceitos-chaves da geografia importante para entender o mundo atual. Escolha um desses conceitos e explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3. As disputas entre as potências européias provocaram dois conflitos mundiais, a Primeira Guerra mundial e a Segunda Guerra Mundial, que deixaram a Europa praticamente em ruínas. Observe o quadro abaixo e preencha os espaços em brancos com o tipo de guerra correspondente:
Conflito
que estendeu-se de 1914 a 1918, período durante o qual territórios europeus,
africanos e asiáticos tornaram-se campos de batalha. Finalizando
após
quase quatro anos de batalha e um saldo de mais de 20 milhões de mortes.
|
|
Conflito deflagrado
pelo assassinato do herdeiro do Império Austro-Húngaro Francisco Ferdinando em
1914 .
|
|
Conflito
mundial desencadeado quando os nazistas invadiram a polônia, em 1939. Os
alemãs buscavam reaver parte do território conhecido como “corredor polonês”,entregue
à Polônia na ocasião do Tratado de Versalhes.
|
|
No fim do
conflito o Japão sofreu ataques nucleares dos Estados Unidos, que lançaram
suas bombas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, assombrando o mundo.
|
4. A Fria não foi uma guerra no sentido militar, de combate armado, mas uma
guerra tecnológica, ideológica e cultural. Marque a opção que apresenta
características da Guerra Fria:
a) A Alemanha formalizou o bloco das
potencias do eixo, unindo-se à Itália e ao Japão, países que também buscavam
ampliar seu poder por meio da conquista de territórios.
b) O vasto império do czar da Rússia,
derrubado por uma revolução operária em 1917, deu lugar ao primeiro Estado de
regime socialista a união das Repúblicas Socialistas Soviéticas, organizada no
final de 1922.
c) Além da bipolarização (o mundo
dividido entre países capitalistas e socialistas) foram conhecidas duas
disputas importantes no cenário mundial a corrida espacial e a chamada corrida
armamentista que cominaram com o equilíbrio do terror.
d) Os problemas econômicos enfrentados pela
Alemanha após o conflito resultaram no fechamento de muitas de suas indústrias.
e) Alguns países europeus
especialmente Reino Unido e França, que criaram o processo de industrialização
tiveram que aumentar seu suprimento de matérias-primas e fontes de energia.
5. Interpretação de Mapa
o Observe o mapa abaixo com as
alianças militares formadas antes da Primeira Guerrra Mundial e faça o que se
pede:

a) Cite os países da Trílice Entente
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cite os países da Tríplice Aliança.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) O que motivou os países a formar esses acordos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) Qual aliança vencedora da Primeira Guerra Mundial?
______________________________________________________________________
6. Terrorismo
é uma ação caracterizada pelo uso da violência – com objetivos político-contra
civis, líderes políticos ou militares que não estejam em operação de guerra. Diante
do exposto leia a informação a seguir e marque a opção correspondente:
Ø
Terrorismo
que ocorrem com o objetivo de destruir ou desestabilizar governos capitalistas
e instituições políticas liberal-democrática, e de uma sociedade socialista que
considerava mais justa.
A
que tipo de terrorismo se refere essa afirmação?
a) Terrorismo para destruir ou
desestabilizar governos.
b) Terrorismo de caráter
separatista.
c) Terrorismo de Estado.
d) Terrorismo Doméstico nos Estados
Unidos.
e) Terrorismo internacional
Globalização e Organizações Mundiais
7. A
globalização pode ser entendida como conjunto de transformações recentes na
economia do planeta, que causaram uma ampliação dos fluxos de mercadorias entre
países. Sobre o termo em destaque observe o quadro abaixo e complete nos
espaços com os tópicos correspondentes:
Revolução
Industrial
|
Globalização
e desemprego
|
Capital
Financeiro
|
Indústria
cultural
|
A) ________________________________buscou ampliação dos mercados e a obtenção de novas e diversas fontes de matérias-primas, em um novo processo de colonização e lutas territoriais que levou o mundo às duas grandes guerras mundiais.
b B) ________________________________principal
estratégia seria criar e desenvolver, veicular, por meio de televisão, rádio e
cinema, artes e livros, revistas, propagandas e etc., estilo de vida
consumista, além de formar novos padrões de consumo.
c C) ______________________________teve
início na Inglaterra e se espalhou para outros países europeus e pelos Estados
unidos, marcou uma nova fase da globalização.
d D) _______________________________o
processo de desenvolvimento das forças produtivas vem empregando tecnologias de
produção cada vez mais avançadas. Ocasionando em muitos casos a diminuição no
uso de mão de obra, principalmente nas linhas de montagem, pois a produtividade
de uma máquina se torna maior do que a do homem.
8. Vamos relembra o que estudamos sobre
globalização e impactos ambientais. Cite um dos temas apresentados em sala de
aula sobre este assunto e faça um breve comentário.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 As
organizações econômicas regionais são formadas por países que se reúnem para
estabelecer relações de comércio privilegiadas entre si. Diante do exposto
enumere a 2ª coluna de acordo com a primeira:
(1)
UE
(2)
Mercosul
(3)
Nafta
(4)
Apec
(5)
SADC
(
) Acordo de Livre Comercio da América do Norte, formado por Canadá,
estados Unidos e México, iniciado em1988, abriga uma população de 417 milhões
de habitantes, produzindo um PIB de US$ 11,4 trilhões.
(
) Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional. Membros:
Angola, África do Sul, Btsuana, Lesoto, Madagascar, Malauí, Maurício, Moçambique,
Namíbia, República Democrática do Congo, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia,
Zâmbia e Zimbábue. O bloco pretende construir um mercado comum e prevê uma zona
de livre-comércio.
( ) Entre os países membros podemos destacar:
Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha e outros. É o bloco com maior volume
comercial e o segundo maior PIB do planeta. Em 1992 foram abolidas barreiras alfandegárias
entre os países-membros.
( ) Países membros Austrália, Indonésia Japão
Estados Unidos e outros. Não formam ainda uma área de livro-comércio, pois os
países-membros impõem muitas barreiras à livre circulação.
( ) Países Membros: Bolívia, Colômbia,
Equador, Peru, Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O bloco
apresenta um PIB acumulado de mais de 1 trilhão. Do total das trocas comerciais
do bloco, 75% são realizadas entre Brasil e Argentina.
10. Interpretação de imagem
Em
relação aos direitos humanos, observe está imagem e responda.

a) O que a imagem representa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que lei brasileira estabelece
políticas de Proteção e de atendimento às necessidades da infância e da
juventude?
_____________________________________________________________________________
c) Em sua opinião, quais situações
levam crianças e jovens a trabalhar?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d) O que poderia ser feito para
resolver essa situação?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
o gabarito
ResponderExcluirCade as respostas
ResponderExcluirGabarito
ResponderExcluir