População e Economia do Acre



A população do Acre é de 803.513 habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgada na edição da sexta-feira (28) do Diário Oficial da União, com data de referência em 1° de julho de 2014. O levantamento estima que o Brasil tenha mais de 204,4 milhões de habitantes.
População do Acre é de 790 mil habitantes em 2014, estima IBGE
Segundo o IBGE, o estado acreano é o terceiro menos populoso, ficando atrás de Roraima, cuja estimativa é de 505,6 mil habitantes, e o Amapá com 766,6 mil habitantes. O Acre representa aproximadamente 0,3% da população do país.
Os três estados mais populosos continuam sendo os da Região Sudeste. O estado de São Paulo aparece no topo da lista, com 44,3 milhões de habitantes, representando 21,7% de toda a população brasileira. Em seguida, aparece Minas Gerais com 20,8 milhões de pessoas e o Rio de Janeiro com 16,5 milhões.
Em relação às estimativas populacionais dos municípios acreanos, Rio Branco puxa o ranking com 370,5 mil habitantes. Em seguida aparece Cruzeiro do Sul com 81,5 mil e Sena Madureira com 41,7 mil pessoas.

Economia do Acre
Localizado na Região Norte do território brasileiro, o estado do Acre possui extensão territorial de 164.122,280 quilômetros quadrados, sendo habitado por 733.559 pessoas, conforme dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2008, o Acre contribuiu com 0,2% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. No âmbito regional, sua participação foi de 4,3%, sendo a segunda menor do Norte, superior apenas a Roraima (3,1%). A composição do PIB estadual é a seguinte:

Serviços: 68,1%.
Indústria: 14,7%.
Agricultura: 17,2%.

Historicamente, a economia acreana baseia-se no extrativismo vegetal, sobretudo na exploração da borracha, que foi responsável pelo povoamento da região. Atualmente, a madeira é o principal produto de exportação do estado, que também é grande produtor de castanha-do-pará, fruto do açaí e óleo da copaíba.

Os cultivos de mandioca, milho, arroz, feijão, frutas e cana-de-açúcar são a base da agricultura. A indústria, por sua vez, atua nos seguintes segmentos: alimentício, madeireiro, cerâmica, mobiliário e têxtil.

O Acre apresenta dois grandes polos econômicos: o vale do rio Juruá, que tem a cidade de Cruzeiro do Sul como principal núcleo urbano; e o vale do rio Acre, que é mais industrializado, possui maior grau de mecanização e modernização no campo, apresenta maior potencial nas atividades agrícolas, grande produtor de borracha e alimentos (mandioca, arroz, milho, frutas, etc.), além de abrigar a capital estadual, Rio Branco.

Exportações e Importações do Acre:

Exportações: 21,9 milhões de reais.

Madeira compensada e perfilada: 49%.
Madeira serrada ou em folha: 27%.
Frutas: 21%.
Outros: 3%.

Importações: 1,1 milhão de reais.

Aviões: 35%.
Peças para motor: 23%.
Manivelas: 14%.
Máquinas e equipamentos: 9%.
Papel: 4%.
Bronze: 4%.

Outros: 11%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES