Atividade 4 (história e Geografia do Acre)
1. “Quando,
a partir de 1860, começaram a acontecer as primeiras viagens de exploração se
constatou, não só a presença indígena, mas a grande riqueza natural dos rios
acreanos, despertando a cobiça dos exploradores. Já em 1870 tinha início uma
verdadeira corrida do ouro que fez com que em poucos anos os rios acreanos
fossem tomados de assalto. Milhares de homens vindos de todas as partes do
Brasil e do mundo passaram a subir os rios estabelecendo imensos seringais em
suas margens. Era a febre provocada pelo ouro negro, a borracha extraída da
seringueira que depois de defumada era exportada para abastecer as indústrias
europeias e norte-americanas, cada vez mais ávidas por esse produto.” (NEVES,
Marcos Vinícius. História Nativa do Acre. In: Povos do Acre: História indígena
da Amazônia Ocidental. Governo do Estado do Acre, Rio Branco, 2002, p. 13)
2.
O fragmento acima sobre o processo de colonização da
Amazônia Ocidental e, mais precisamente na região do Acre, deixa claro que:
a) existiu grande diversidade de conflitos entre os
povos nativos que inviabilizaram a formação do ciclo da borracha.
b) ocorreu um intenso processo de desmatamento da
Amazônia com a consolidação dos seringais próximos aos rios.
c) os povos nativos possuíam o monopólio do comércio
da borracha no mercado internacional.
d) os rios amazônicos foram fundamentais no processo
de colonização, bem como no ciclo da borracha.
e) a colonização foi baseada na diversidade de peixes
que possuíam alto valor no mercado internacional.
2. Nas
últimas décadas do século XIX e início do XX, a região amazônica sofreu grande
influência dos principais acontecimentos mundiais. Pode ser destacada a
ampliação e a diversificação da produção industrial na Europa e nos Estados
Unidos, porém ainda nas primeiras décadas do século XX, a região do Acre sofreu
um declínio econômico que representou também a diminuição do ritmo de
crescimento populacional. Este declínio econômico ocorreu, principalmente, pelo
seguinte fator:
a) consolidação da industrialização nos países da
América do Sul e Central.
b)
transferência de mudas de seringueiras para as colônias inglesas na Ásia.
c) intenso desmatamento da Amazônia Ocidental devido à
agricultura da soja.
d) processo de partilha da África e Ásia, patrocinadas
pelas potências europeias.
e) implementação da lei federal que proíbe a pesca nos
igarapés da Amazônia.
3.
Mesmo com toda expansão econômica, principalmente da agropecuária, o estado do
Acre mantém 89% do seu território coberto por florestas, segundo Zoneamento
Ecológico- Econômico de 2004.A paisagem típica da Floresta Amazônica, é
composta por ecossistema com elevada biodiversidade, formada por vegetação
densa e com árvores de grande porte. Contudo, existem biomas no Brasil com
paisagens naturais semelhantes. O Bioma que possui a maior semelhança com a
Amazônia em relação à paisagem natural da vegetação é:
a) a mata de Araucária.
b) a caatinga.
c) o campo sulino.
d) a restinga.
e) a mata Atlântica.
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. “A história dos povos indígenas no Acre a
partir da chegada dos não índios é marcada por um tempo desfavorável. Os não
índios, visando a exploração capitalista das riquezas dessas terras forçaram os
indígenas a colaborar no processo de extração da goma elástica durante o
período áureo da borracha. Os contatos se deram muitas vezes de forma
conflituosa, caracterizando as conhecidas “correrias”.(SILVA, Maria Rodrigues
da. Uma história de conflitos. In: Povos do Acre: história indígena da Amazônia
Ocidental.Rio Branco, FEM, 2002, p. 52)
O fragmento acima caracteriza o conflito entre o
colonizador e os diferentes grupos étnicos pré- existentes no território do
Acre. A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de
colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):
a) formação de um grupo de índios extirpados
culturalmente, perdendo com isso o modo de vida tradicional e suas crenças.
b) intenso genocídio dos grupos étnicos que não
colaboraram no processo de extração da goma elástica.
c) localização de grupos étnicos em áreas remotas,
formando grupos indígenas denominados de arredios ou brabos.
d) patrocínio realizado pelos colonizadores às guerras
interétnicas, principalmente dos grupos brasileiros contra os bolivianos.
e) criação de um organismo governamental, denominado
FUNAI, que promoveu a separação territorial de grupos étnicos distintos.
5. “Aparentemente é fácil caracterizar uma
região. À Amazônia, por exemplo, está associada a imagem de uma área com clima
quente e úmido, coberta por uma floresta tropical úmida, banhada por uma
intrincada e extensa bacia hidrográfica (...). Esse verdadeiro consenso que
existe a respeito do que seja a Amazônia é uma imagem que foi
contraditoriamente construída ao longo da História. É, na verdade,mais uma
imagem sobre a região do que da região. Desse modo, a identificação de uma
determinada porção do território num mapa como uma região não é tão ingênua ou
tão simples como pode parecer à primeira vista e quanto sugeremos livros
didáticos de geografia.”(PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, Amazônias.
São Paulo, Ed Contexto, 2001,p p. 17- 18)
O aspecto destacado pelo autor é de que:
a) a Amazônia é uma região homogênea, contudo após a
colonização foram criadas pequenas diversidades étnicas.
b) a Amazônia é
uma região homogênea para os colonizadores, contudo possui uma efetiva
diversidade étnica e social, vivenciada pelo povo local.
c) a Amazônia pode ser considerada uma região, já que
engloba também áreas de países vizinhos, tais como Bolívia e Paraguai, onde
recebe outras denominações.
d) a Amazônia possui a maior diversidade natural do
mundo e por isso deve manter-se intocada, sem qualquer destaque em livros
didáticos.
e) a Amazônia pode ser dividida, basicamente, em duas
partes: as áreas intocadas e homogêneas e as áreas ocupadas e com grau avançado
de diversidade.
6.
As secas e o apelo econômico da borracha — produto que no final do século XIX
alcançava preços altos nos mercados internacionais — motivaram a movimentação
de massas humanas oriundas do Nordeste do Brasil para o Acre. Entretanto, até o
início do século XX, essa região pertencia à Bolívia, embora a maioria da sua
população fosse brasileira e não obedecesse à autoridade boliviana. Para reagir
à presença de brasileiros, o governo de La Paz negociou o arrendamento da
região a uma entidade internacional, o Bolivian Syndicate, iniciando violentas
disputas dos dois lados da fronteira. O conflito só terminou em 1903, com a
assinatura do Tratado de Petrópolis, pelo qual o Brasil comprou o território
por 2 milhões de libras esterlinas.
(DISPONÍVEL em: www.mre.gov.br. Acesso em: 03 nov. 2008 (adaptado)
(DISPONÍVEL em: www.mre.gov.br. Acesso em: 03 nov. 2008 (adaptado)
Compreendendo o contexto em que ocorreram os fatos
apresentados, o Acre tornou-se parte do território nacional brasileiro
a) pela formalização do Tratado de Petrópolis, que indenizava
o Brasil pela sua anexação.
b) por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região.
c) devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais.
d) em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região.
e) pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.
b) por meio do auxílio do Bolivian Syndicate aos emigrantes brasileiros na região.
c) devido à crescente emigração de brasileiros que exploravam os seringais.
d) em função da presença de inúmeros imigrantes estrangeiros na região.
e) pela indenização que os emigrantes brasileiros pagaram à Bolívia.
7. O
estado do Acre é dividido geograficamente em cinco microrregiões. Existem
diferenças entre a quantidade de pessoas, a extensão territorial bem como nos
aspectos sociais e econômicos. Entre as alternativas a seguir, a que apresenta
a maior extensão territorial é a seguinte microrregião:
a Brasileia.
b Tarauacá.
c Rio Branco.
d Cruzeiro do
Sul.
e Sena
Madureira.
GABARITO
1.
D
2.
B
3.
E
4.
A
5.
B
6.
B
7. B
7. B
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