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AVALIAÇÃO DO 1º ANO

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PROVA DE GEOGRAFIA – 3º BIMESTRE - VALOR 5.0                                                                   PROFESSORA: MIRIAN DE OLIVEIRA LIRA                            ALUNO                                                              Nº                 TURMA: ...

Causas e Consequências das Enchentes

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Desde o início do ano nos deparamos com diversas notícias sobre enchentes e todas as suas consequências no dia a dia da população. Ocasionadas quando chuvas intensas e em grandes períodos acontecem, as enchentes formam-se quando a vazão d’água excede a capacidade de escoamento e os rios ou córregos transbordam e invadem outros ambientes fora de suas margens. Embora as enchentes sejam consideradas fenômenos naturais existem interferências humanas que acabam aumentando as chances para que ocorra cheias, entre as principais causas destacam-se: • Agressões à natureza: A interferência do homem por meio de ações como desmatamento, eliminação de vegetação e urbanização, são algumas das atividades que podem aumentar as chances de enchente, visto que a natureza segue um ciclo que quando alterado pode trazer diversos prejuízos para a área. • Habitação Imprópria: Muitas regiões são habitadas sem planejamento e licitações e quando ocorre em áreas com rios aumenta o risco de enchentes. • Falt...

Planejamento da Prática Pedagógica

O que é planejamento de ensino? Significa estabelecer um conjunto de ações que visam a sistematização do trabalho docente. Por quê? Desde o início do século, com as exigências da sociedade industrial, o movimento da escola nova sensibilizou os professores para a importância do planejamento; Houve necessidade desde os setores mais simples aos mais complexos da atividade humana de planejar, diante das exigências de desenvolvimento científico e tecnológico do mundo moderno. Para quê? • Para fugir da rotina, da repetição mecânica dos cursos e das aulas; • Para evitar a improvisação o que pode provocar ações soltas, desintegrada Para garantir: • a eficiência, eficácia e efetividade do processo ensino-aprendizagem; • a continuidade do trabalho do professor; • o cumprimento da programação estabelecida; • a distribuição racional do tempo disponível; Quem faz? O professor ou os professores da mesma disciplina e os alunos. Como fazer? De acordo com dados diagnósticos; De modo participativ...

O Contrato Didástico

Fazer uma autoavaliação da prática docente deve ser um exercício contínuo dos educadores, e nesta revisão um dos importantes itens a ser observado é o Contrato Didático. O Contrato Didático é definido por Guy Brousseau como sendo a totalidade de comportamentos do docente esperados pelo aluno e a totalidade dos comportamentos do aluno que são esperados por esse docente, ou seja, são as expectativas do professor em relação ao aluno e deste em relação ao professor, incluindo-se o saber e as maneiras como esse saber é tratado por ambas as partes. É importante diferenciar o Contrato Didático do Contrato Pedagógico, visto que este último é gerido de relações sociais, atitudes, regras e convenções, porém não coloca em jogo o saber. Esse saber é específico do contrato didático, o qual é influenciado pelos contextos de ensino e aprendizagem. A partir do momento em que o contrato é mal-administrado ou qualquer uma das partes (professor ou aluno) não o respeitam, será necessária sua ruptura e con...

Intervensão Pedagógica

A intervenção pedagógica é uma interferência que um profissional, tanto o educador quanto o psicopedagogo, faz sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem do sujeito, o qual no momento apresenta problemas de aprendizagem. Entende-se que na intervenção o procedimento adotado interfere no processo, com o objetivo de compreendê-lo, explicitá-lo ou corrigi-lo. É preciso introduzir novos elementos para que o sujeito, pense, elabore de uma forma diferenciada, quebrando padrões anteriores de relacionamento com o mundo das pessoas das ideias. A seguir, descrevemos algumas atividades que podem contribuir de forma positiva para a realização de uma intervenção pedagógica na leitura e escrita. Atividade permanente: Leitura e interpretação de textos - Nesta atividade o aluno necessita da: - Familiarização com um gênero textual (uso de um mesmo gênero por um tempo determinado); - Familiarização com um tema e reflexão sobre os diferentes modos de abordá- lo (diferentes gêneros textuais ...

Economia Rússia

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Ásia Setentrional - Rússia Quadro Natural

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