O COMÉRCIO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
No comercio ocorre a compra, a venda ou a troca de mercadorias, ou seja, o intercambio de produtos que podem ser úteis de diferentes maneiras, seja na alimentação, no vestuário, no trabalho, na construção etc.
O COMERCIO
Atualmente, o comercio é uma
atividade que absorve grande parcela da população economicamente ativa,
contribuindo de modo significativo para o desenvolvimento econômico dos países.
O comercio pode ser classificado
como interno ou externo
No comercio interno, a compra
e a venda de mercadoria são feitas dentro de um país, em qualquer tipo de
estabelecimento, como lojas, mercados, centros comerciais, no campo, na indústria
etc.
Já o comercio externo ou
internacional define-se como a compra e a venda de mercadorias entre países.
Ele é fundamental, pois nenhum país é autossuficiente nas matérias-primas e nos
bens de produção e de consumo.
Quando um país vende para outro,
está exportando; quando compra de outro país, está importando.
O comércio
internacional caracteriza-se pelas desigualdades nas trocas comerciais entre os
países. As nações com maior desenvolvimento exportam produtos manufaturados e
importam dos países em desenvolvimento alimentos, matérias-primas,
combustíveis, minerais etc.
Comercio varejista e atacadista
O comercio, externo ou interno, pode
ser classificado como varejista ou atacadista.
Comércio Atacadista: é o comércio direcionado aos
lojistas, ou seja, àquelas pessoas que compram produtos em uma grande
quantidade para conseguir revender depois. O preço para este tipo de comércio é
diferente do oferecido aos varejistas, logo, neste caso o preço dos produtos
pode ser reduzido em até 50%.
Comércio Varejista: este é o comércio
considerado “popular”, onde a maioria das pessoas está acostumada a comprar. O
cliente se direciona a uma loja, escolhe o produto e compra, com os preços que
a loja acha ser o ideal. As compras ocorrem em menor quantidade de produtos e a
negociação de preços das mercadorias ocorre conforme as normas impostas e
oferecidas pelas lojas, cabendo ao cliente solicitar parcelamento do valor ou
descontos para a diminuição do mesmo no momento de efetuar o pagamento das
mercadorias.
Atualmente, tanto o comércio varejista quanto o atacadista, interno ou externo, estão sendo influenciados pelas inovações tecnológicas, principalmente nas áreas de comunicação e de informação. É possível vender e comprar produtos sem sair de casa ou da empresa. Por meio de correspondência, da internet ou telefone (telemarketing), podemos adquirir produtos e serviços variados. O uso cada vez mais comum de cartões de crédito facilita o chamado comercio on-line
A PRESTAÇÃO
DE SERVIÇOS
A prestação de serviços é entendida como a realização de
trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa),
incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional.
A prestação de serviços se caracteriza pela intangibilidade,
inseparabilidade (produzido e utilizado ao mesmo tempo) e não resulta na posse
de um bem. Quando a prestação de serviço for oferecida como curso ou projeto de
extensão, ela é registrada como tal (cursos e projetos).
O Crescimento da prestação de
serviço
Além da automatização industrial,
outros fatores explicam a expansão das atividades relacionadas à prestação de
serviços. Em alguns países, o aumento da renda de parte da população elevou o
poder de compra e fez crescer a procura por serviços como turismo e lazer.
O desenvolvimento da informática e
das telecomunicações nas últimas décadas proporcionou uma enorme expansão de
serviços, como internet, telefonia móvel (celular) e fixa e automação de muitas
tarefas antes desempenhadas por pessoas. Se por um lado, a automatização na
indústria eliminou empregos, por outro, o desenvolvimento dos serviços gerou
muitos postos de trabalho nesses novos campos da economia.
Recentemente, várias empresas
passaram a oferecer alternativas aos serviços tradicionais de hotelaria,
transporte, entregas et., criando mecanismos que buscam conectar diretamente
prestadores de serviços e consumidores por meio da internet ou de aplicativos
de celulares.
A Terceirização
Empresas da indústria e
do comercio passaram a terceirizar várias atividades e etapas de processo
produtivo. A terceirização tem crescido em função de condições proporcionadas
pelo avanço da tecnologia. Atualmente, cada vez mais pessoas prestam serviços a
distância, muitas vezes trabalhando em casa: costura, digitação de textos,
trabalhos manuais, intelectuais, entre outros.
É
também comum algumas empresas contratarem outras para a prestação de serviços
especializados, como limpeza, segurança, telemarketing etc. muitas vezes, as
empresas prestadoras estão sediadas em outra cidade e até mesmo em outras país.
Um dos principais motivos para a
crescente tendência de terceirização das atividades produtivas é a redução de
custos. A criação de empresas que agrupam profissionais em torno de serviços
específicos pode facilitar a execução de determinadas atividades, além de gerar
economia devido ao compartilhamento de equipamentos, ferramentas e estruturas
de trabalho.
Várias empresas têm optado pela contratação de trabalhadores autônomos, que exercem atividade profissional remunerada por conta própria. Parte dessas contratações é feita para serviços temporários.
O TURISMO
Entre as atividades econômicas que
constituem a prestação de serviços, o turismo tem destaque de projeção em todo
mundo. É uma atividade de grande importância econômica em muitos países, pois
aumento o consumo e a produção de bens de serviço, gerando muitos empregos
direto e indireto.
Diversas atividades econômicas se
beneficiam com o turismo. Os turistas consomem alimentos em restaurantes, bares
e lanchonetes; usam os serviços de transporte, os hotéis e as pousadas; fazem
compras no comercio local.
As principais razões que levam as
pessoas a praticar o turismo são: lazer, compras, cultura, ciência, religião,
tratamento de saúde, negócio e congressos.
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