O COMÉRCIO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS



            No comercio ocorre a compra, a venda ou a troca de mercadorias, ou seja, o intercambio de produtos que podem ser úteis de diferentes maneiras, seja na alimentação, no vestuário, no trabalho, na construção etc.

O COMERCIO

            Atualmente, o comercio é uma atividade que absorve grande parcela da população economicamente ativa, contribuindo de modo significativo para o desenvolvimento econômico dos países.

            O comercio pode ser classificado como interno ou externo

            No comercio interno, a compra e a venda de mercadoria são feitas dentro de um país, em qualquer tipo de estabelecimento, como lojas, mercados, centros comerciais, no campo, na indústria etc.

            Já o comercio externo ou internacional define-se como a compra e a venda de mercadorias entre países. Ele é fundamental, pois nenhum país é autossuficiente nas matérias-primas e nos bens de produção e de consumo.

            Quando um país vende para outro, está exportando; quando compra de outro país, está importando.

            O comércio internacional caracteriza-se pelas desigualdades nas trocas comerciais entre os países. As nações com maior desenvolvimento exportam produtos manufaturados e importam dos países em desenvolvimento alimentos, matérias-primas, combustíveis, minerais etc.

 

Comercio varejista e atacadista

            O comercio, externo ou interno, pode ser classificado como varejista ou atacadista.

Comércio Atacadista: é o comércio direcionado aos lojistas, ou seja, àquelas pessoas que compram produtos em uma grande quantidade para conseguir revender depois. O preço para este tipo de comércio é diferente do oferecido aos varejistas, logo, neste caso o preço dos produtos pode ser reduzido em até 50%.

Comércio Varejista: este é o comércio considerado “popular”, onde a maioria das pessoas está acostumada a comprar. O cliente se direciona a uma loja, escolhe o produto e compra, com os preços que a loja acha ser o ideal. As compras ocorrem em menor quantidade de produtos e a negociação de preços das mercadorias ocorre conforme as normas impostas e oferecidas pelas lojas, cabendo ao cliente solicitar parcelamento do valor ou descontos para a diminuição do mesmo no momento de efetuar o pagamento das mercadorias.

Atualmente, tanto o comércio varejista quanto o atacadista, interno ou externo, estão sendo influenciados pelas inovações tecnológicas, principalmente nas áreas de comunicação e de informação. É possível vender e comprar produtos sem sair de casa ou da empresa. Por meio de correspondência, da internet ou telefone (telemarketing), podemos adquirir produtos e serviços variados. O uso cada vez mais comum de cartões de crédito facilita o chamado comercio on-line

A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS


 

 

A prestação de serviços é entendida como a realização de trabalho oferecido ou contratado por terceiros (comunidade ou empresa), incluindo assessorias, consultorias e cooperação interinstitucional.

A prestação de serviços se caracteriza pela intangibilidade, inseparabilidade (produzido e utilizado ao mesmo tempo) e não resulta na posse de um bem. Quando a prestação de serviço for oferecida como curso ou projeto de extensão, ela é registrada como tal (cursos e projetos).

 

O Crescimento da prestação de serviço

            Além da automatização industrial, outros fatores explicam a expansão das atividades relacionadas à prestação de serviços. Em alguns países, o aumento da renda de parte da população elevou o poder de compra e fez crescer a procura por serviços como turismo e lazer.

            O desenvolvimento da informática e das telecomunicações nas últimas décadas proporcionou uma enorme expansão de serviços, como internet, telefonia móvel (celular) e fixa e automação de muitas tarefas antes desempenhadas por pessoas. Se por um lado, a automatização na indústria eliminou empregos, por outro, o desenvolvimento dos serviços gerou muitos postos de trabalho nesses novos campos da economia.

            Recentemente, várias empresas passaram a oferecer alternativas aos serviços tradicionais de hotelaria, transporte, entregas et., criando mecanismos que buscam conectar diretamente prestadores de serviços e consumidores por meio da internet ou de aplicativos de celulares.

 

A Terceirização

 

                        Empresas da indústria e do comercio passaram a terceirizar várias atividades e etapas de processo produtivo. A terceirização tem crescido em função de condições proporcionadas pelo avanço da tecnologia. Atualmente, cada vez mais pessoas prestam serviços a distância, muitas vezes trabalhando em casa: costura, digitação de textos, trabalhos manuais, intelectuais, entre outros.

                        É também comum algumas empresas contratarem outras para a prestação de serviços especializados, como limpeza, segurança, telemarketing etc. muitas vezes, as empresas prestadoras estão sediadas em outra cidade e até mesmo em outras país.

            Um dos principais motivos para a crescente tendência de terceirização das atividades produtivas é a redução de custos. A criação de empresas que agrupam profissionais em torno de serviços específicos pode facilitar a execução de determinadas atividades, além de gerar economia devido ao compartilhamento de equipamentos, ferramentas e estruturas de trabalho.

            Várias empresas têm optado pela contratação de trabalhadores autônomos, que exercem atividade profissional remunerada por conta própria. Parte dessas contratações é feita para serviços temporários.

O TURISMO

 

            Entre as atividades econômicas que constituem a prestação de serviços, o turismo tem destaque de projeção em todo mundo. É uma atividade de grande importância econômica em muitos países, pois aumento o consumo e a produção de bens de serviço, gerando muitos empregos direto e indireto.

            Diversas atividades econômicas se beneficiam com o turismo. Os turistas consomem alimentos em restaurantes, bares e lanchonetes; usam os serviços de transporte, os hotéis e as pousadas; fazem compras no comercio local.

            As principais razões que levam as pessoas a praticar o turismo são: lazer, compras, cultura, ciência, religião, tratamento de saúde, negócio e congressos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES