POBREZA E FOME NO MUNDO GLOBALIZADO


A declaração do milênio



            O processo de globalização evidenciou uma grande desigualdade socioeconômica, que se manifesta de varias formas, seja em zonas rurais, seja em zonas urbanas. Isto acontece porque também são desiguais os acessos ao capital, aos recursos naturais, à tecnologia, à educação de qualidade, à águas potável, aos serviços de saúde e ao saneamento básico. Por essa razão, precisamos considerar as desigualdades socioeconômicas como algo que vai muito além da distribuição de bens matérias e que se manifesta nas várias formas de pobreza e em principal consequência: a fome.

                        A Cúpula do Milênio foi um evento promovido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), realizado em sua sede, em setembro de 2000. Em 8 de setembro, os 191 lideres dos Estados-Membros das Nações Unidas, assinaram a Declaração do Milênio, uma declaração onde esses líderes assumem o compromisso de eliminar a fome e a pobreza extrema de todo o planeta até o ano de 2015.

            A partir desse documento, foi elaborado Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODMs), uma proposta para mobilizar os governos e a sociedade a buscarem formas de superar a fome e a pobreza. São 8 os objetivos:

Acabar com a fome e a miséria

            Milhares de pessoas passam fome no Mundo, inclusive no Brasil, sobretudo na região Nordeste. Os maiores índices de desigualdade social ocorrem na África Subsaariana, América Latina e Caribe.

Educação básica de qualidade para todos

            No Mundo, mais de 100 milhões de crianças em idade escolar não estão na escola. No Brasil, a maioria das crianças tem acesso à escola, no entanto, a frequência das mais pobres e a qualidade da educação merecem atenção.

Igualdade entre sexos e valorização da mulher

            A desigualdade entre gêneros ocorre com diferentes intensidades pelo Mundo. No Brasil, o desafio é atingir a igualdade, pois as mulheres têm menos oportunidades de trabalho, ocupam os cargos inferiores e recebem menos em relação aos homens quando exercem a mesma função.

Reduzir a mortalidade infantil

            Nos países onde as condições sanitárias, e os serviços de saúde são precários, os índices de mortalidade infantil ainda são muito altos. No Brasil, as crianças pobres tem o dobro de chance de morrer até os 5 anos. No Nordeste, o índice de mortalidade infantil é o dobro da média nacional.

Melhorar a saúde materna

            Na África Subsaariana, a mortalidade entre gestantes ou durante o parto é alarmante. No Brasil, a preocupação com a saúde da mulher e o cuidado pré-natal tem surtido efeito, diminuindo o índice de mortalidade entre as gestantes.

Combater a AIDS, a malária e outras doenças

            Doenças como a AIDS, a malária e a tuberculose são responsáveis por milhões de mortes todos os anos pelo Mundo. O Brasil foi pioneiro ao proporcionar o tratamento e a medicação gratuita para os portadores de HIV em sua rede de saúde. Em relação à malária, o Brasil é o país com o maior índice da doença nas Américas.

Garantir a Sustentabilidade Ambiental

            O aumento das áreas protegidas e a diminuição do índice de pessoas sem acesso a água potável é o desafio em nível mundial. No Brasil, além do acesso a água potável a todos, é necessária a melhoria das condições de moradia e, consequentemente, do saneamento básico.

Estabelecer Parceria Mundial para o Desenvolvimento

            Algumas medidas em relação à dívida externa dos países mais pobres, a ajuda humanitária, entre outras, são metas nesse objetivo. O Brasil defende um comércio internacional mais justo, além de difundir entre os demais países, a ideia de tornar gratuito o acesso aos medicamentos contra o HIV.

            Desde 2000, anualmente a ONU publica o Relatório do desenvolvimento Humano, no qual consta o ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Nessa mesma publicação, são comentados os avanços e previsões em relação aos indicadores dos Objetivos de desenvolvimento do Milênio.

Pobreza: como definir e avaliar

            Acabar com a pobreza extrema e a fome é a primeira de oito metas estabelecidas pela ONU, no início do século XXI, porém, as crises econômicas mundiais de 2008 e de 2012 e o aumento do preço dos alimentos tornaram a luta contra essa situação mais difícil.

            A pobreza pode ser definida como o não suprimento das necessidades básicas (alimentação, habitação, saúde e educação), fatores necessários para garantir a integridade física e psicológica das pessoas. Contudo, não há um conceito rígido para definir essa condição.

            O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (Pnud) estabeleceu, no Relatório do Desenvolvimento Humano 1990, que a situação de pobreza atinge as pessoas que vivem com menos de 1,25 dólar por dia. O Banco Mundial considera a faixa de menos de 2 dólares por dia para definir a população pobre e menos de 1 dólar por dia para definir a pobreza extrema.

            Outro critério é medir a renda dos domicílios. Nessa análise consideram-se:

v  A linha de pobreza, ou seja, a renda que os moradores de um domicilio precisam obter para satisfazer suas necessidades e ter uma vida dignar;

v  A linha de indigência, isto é, a renda necessária para custear uma cesta de alimentos que satisfaça um nível mínimo de necessidades energéticas e de proteínas para as pessoas sobreviverem.

 

O mais importante, porém, é detectar a pobreza para diminui-la e combate-la em várias regiões do mundo, principalmente nos lugares onde ela é crônica e maias aguda, como em países da África, da América latina e da Ásia.

 

Analisando a pobreza

 

            Existem várias maneiras de avaliar e medir a pobreza no mundo. A análise dos principais indicadores socioeconômicos de um país é uma delas.

 


Principais indicadores socioeconômicos

 

v  O Produto Interno Bruto (PIB) representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região (país, estado ou município), durante um período específico de tempo (ano, semestre, trimestre ou mês).

v  O Produto Nacional Bruto (PNB) é um amplo indicador de atividade econômica de uma nação. É o valor de todos os bens e serviços produzidos em um país em um ano pelas suas empresas.

v  Paridade de Poder Aquisitivo ou Paridade do Poder de Compra (PPC). Constitui-se em um fator de conversão do poder aquisitivo, no qual se verifica quanto em moeda do país é necessário para obter o mesmo que um dólar americano pode comprar nos Estados Unidos. Esse índice é utilizado para o cálculo do PIB per capita na composição do IDH.

v  A renda per capita é um indicador econômico utilizado para avaliar a situação econômica de um país. Ela corresponde à renda média da população de um país em um determinado ano ou período e é calculada por meio da divisão da Renda Nacional (ou o PNB) de um país pelo número de habitantes.

v  A expectativa de vida, também chamada de esperança de vida ao nascer, consiste na estimativa do número de anos que se espera que um indivíduo possa viver. Esse dado é muito importante, visto que é um dos critérios utilizados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para se calcular o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de um determinado lugar.

v  Escolaridade. Mede o grau de instrução da população. Quanto mais anos de estudo, melhores são os indicadores sociais do país.

 

 

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)


            Foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) para tentar medir o grau econômico e, principalmente, como as pessoas estão vivendo nos países de todo o mundo.

            O IDH avalia os países em uma escala de 0 a 1. O índice 1 não foi alcançado por nenhum país do mundo, pois tal índice iria significar que determinado país apresenta uma realidade quase que perfeita, por exemplo, uma elevada renda per capita, expectativa de vida de 90 anos e assim por diante.

            Também é bom ressaltar que não existe nenhum país do mundo com índice 0, pois se isso ocorresse era o mesmo que apresentar, por exemplo, taxas de analfabetismo de 100% e todos os outros indicadores em níveis desastrosos.

 

Índice de Desenvolvimento Humano ajustado à desigualdade – IDH–D

 

            Esse índice utiliza indicadores usados para medir o IDH: saúde, educação e renda. A diferença é que, nesse caso, considera-se o grau de desigualdade desses indicadores na sociedade para caracterizar melhor a situação de Desenvolvimento humano do país ou da região. Quanto mais desigual for o país, maior é a diferença entre o IDH e o IDH-D.

 

Pobreza e fome


          A fome é uma das principais consequências da extrema pobreza, e envolve também questões relacionadas à insegurança alimentar e à saúde. A fome e a desnutrição são consideradas o principal risco para a saúde. Mais do que a Aids, a tuberculose e a malária juntas. Erradicar a fome é tão importante que esse é o principal objetivo do milênio, elaborada pela ONU.

            O WFP, sigla em inglês do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, define fome como a falta de alimentos no estômago e especifica que ela pode se manifestar de três maneiras distintas.

 

v  Subnutrição é a consequência da pouca ou nenhuma ingestão de alimentos que são fontes de minerais, vitaminas e energia para que uma pessoa cresça e desenvolva o corpo e o cérebro, especialmente bebês e crianças.

v  Destruição: caracteriza-se pela falta de ingestão de proteínas, calorias e nutrientes, o que facilita a ocorrência de várias doenças. É avaliada por medidas antropométricas, como o peso e a altura, de acordo com a idade.

v  Emaciação: caracteriza-se por perda substancial de peso e reflete desnutrição aguda.


Atividade


1.    “Os Objetivos (ou Metas) do Milênio” são um conjunto de 8 (oito) metas organizadas em setembro de 2000 pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver. Os países acordaram em alcançar os 8 (oito) “Objetivos (ou Metas) do Milênio” até 2015, como forma de solucionar alguns dos grandes problemas da humanidade, como a pobreza, a fome e a desigualdade entre os sexos.”

 

A partir desse texto, identifique com V as metas que fazem parte dos “Objetivos (Metas) do Milênio” e com F, as demais.

 

( ) Explorar o espaço sideral.

( ) Estabelecer a educação universal

( ) Reduzir a mortalidade infantil.

( ) Justiça de qualidade e respeito ao direito patrimonial.

( ) Erradicar a fome e a pobreza extrema.

 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo é a

 

(A) F V V F V

(B)  F F V V F

(C) V V F F F

(D) V F F F V

(E) F V V V F

 

Alternativa correta:  letra A

 

2.    A esperança de vida ao nascer, o Produto Interno Bruto e o nível de instrução da população são três indicadores socioeconômicos para cálculo:

 

(A) do Índice de globalização.

(B) do crescimento Vegetativo Populacional.

(C) do Produto Nacional Bruto.

(D) da paridade de poder de compra

(E) do Índice de Desenvolvimento Humano.

 

Alternativa correta: letra E

 

Para calcular o Índice de Desenvolvimento Humano IDH) dos países, são analisados A esperança de vida ao nascer, o Produto Interno Bruto e o nível de instrução da população.

 

3.    Existem várias maneiras de avaliar e medir a pobreza no mundo. O gráfico a seguir representa o índice Gini.

 

Mais afinal o que esse indicador representa?

 

(A) Representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período.

(B) Mede a concentração de renda em certos setores da população de um país. Varia de o a 1.

(C) Mede a estimativa do tempo de vida que os habitantes de um país deverão ter.

(D) Representa o PIB de um país dividido pelo número de seus habitantes.

(E) Consiste na estimativa do número de anos que se espera que um indivíduo possa viver.

 

Alternativa correta: letra B

 

A Paridade do Poder de Compra (PPC) é um indicador utilizado para comparar as diferentes moedas ao redor do mundo, de modo a medir quanto cada uma delas verdadeiramente vale a partir do seu objeto-fim: a compra.

 

4.    A fome é uma das principais consequências da extrema pobreza, e envolve questões relacionadas à insegurança alimentar.

 

Faça a relação das informações a seguir:

 

 

  1. Linha de pobreza

 

Termo usado para descrever a situação das pessoas cuja ingestão de energia alimentar não é suficiente para levar uma vida ativa.

 

  1. Linha de indigência

 

A renda que os moradores de um domicílio precisam obter para satisfazer suas necessidades e ter uma vida digna.

 

  1. Subnutrição

 

Caracteriza-se por perda substancial de peso e reflete desnutrição aguda

 

  1. Desnutrição

 

A renda necessária para custear uma cesta faça um nível mínimo de necessidades energéticas e de proteínas para as pessoas sobreviverem.

  1. Emaciação

 

Caracteriza-se pela falta de ingestão de proteínas, calorias e nutrientes, o que facilita a ocorrência de várias doenças.

 

 

A alternativa que contém a sequência correta é:

 

(A) 5- 4-3-2-1

(B) 1-3-4-2-5

(C) 3-1-5-2-4

(D) 5-3-4-2-1

(E) 4-5-1-3-2

 

Alternativa correta: letra C

 

5.    Sobre o IDH, assinale a opção correta:

 

(A) É um indicador qualitativo de desenvolvimento humano.

(B) Analisa cinco parâmetros relacionados à sociedade global.

(C)  Mede o nível de desigualdade social entre as comunidades.

(D) É um indicador quantitativo de desenvolvimento humano.

(E) Possui caráter puramente voltado para a economia.

 

Alternativa correta letra D.

 

O IDH é um indicador quantitativo, uma vez que expressa, por meio da variável valor, o nível de desenvolvimento humano de uma determinada sociedade.


6. Existem várias maneiras de avaliar e medir a pobreza no mundo. Entre elas estão os indicadores socioeconômicos.

 

Leia a informação a seguir:

 

“Em 76 anos, de 1940 a 2016, a vida dos brasileiros ao nascer aumentou em mais de 30 anos e hoje é de 75,8 anos – um acréscimo de três meses e onze dias em relação a 2015. Os dados constam da Tábua de Mortalidade de 2016 e foram divulgados hoje (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2015”

 

De acordo com a leitura e análise do gráfico podemos concluir que a informação acima se refere ao indicador socioeconômico:

 

(A) Paridade de poder Aquisitivo (PPA)

(B) Escolaridade

(C) Expectativa de vida

(D) Produto Interno Bruto (PIB)

(E) Produto Nacional Bruto (PNB)

 

Alternativa correta: letra C

 

O texto é o gráfico referem-se a expectativa de vida. A expectativa de vida, também chamada de esperança de vida ao nascer, consiste na estimativa do número de anos que se espera que um indivíduo possa viver.

7. O termo usado para descrever a situação das pessoas cuja ingestão de energia alimentar não é suficiente para levar uma vida ativa. Recebe o nome de:


(A) desnutrição

(B) subnutrição

(C) emaciação

(D) linha da pobreza

(E) linha de indigência

 

Alternativa correta: letra B

 

A subnutrição pode ser causada por dois fatores: a alimentação deficiente ou a falta de alimentos.

 

 

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