Impactos da produção agrícola

 


Os impactos da produção agrícola podem ser mais ou menos expressivos de acordo com as técnicas e insumos utilizados no cultivo.

O uso inadequado e ininterrupto do solo pode causar impactos ao meio ambiente como erosão e assoreamento dos rios

A agricultura é uma atividade milenar que primariamente visa à produção de alimentos. É fato que sua importância não é alvo de questionamento, no que diz respeito ao atendimento de uma das necessidades básicas dos seres humanos.

Desde a Pré-história, a humanidade utiliza os frutos da produção agrícola para a subsistência e, mais tarde, para a produção de excedentes. O que mudou, e muito, foi a maneira como os agricultores cultivam a terra. Os resultados dessa mudança não foram apenas positivos. No que diz respeito aos recursos naturais e ao meio ambiente, existe uma grande preocupação.

A inovação nas técnicas produtivas, a mecanização e a utilização de insumos para melhorar a produtividade e diminuir as perdas por causas naturais provocaram significativos impactos no meio ambiente.

A mecanização da agricultura aumentou a produtividade e reduziu custos de produção, mas também trouxe consigo impactos ambientais

Agricultura e meio ambiente

O desmatamento da área a ser cultivada constitui talvez o primeiro impacto da produção agrícola. O terreno a ser cultivado precisa estar limpo para que se possa fazer a preparação do solo e o plantio das sementes e mudas. Entretanto, esse é apenas um dos impactos ambientais possíveis de ser gerados pela agricultura.

 

Vejamos outros impactos da produção agrícola sobre o meio ambiente:

 

Ø  A mecanização da agricultura trouxe agilidade à produção, além de diminuir muito a necessidade de mão de obra. Todavia, para a utilização desses maquinários agrícolas, é preciso queimar combustíveis fósseis, como o óleo diesel, o que prejudica a qualidade do ar, ampliando a poluição atmosférica;

Ø  Poluição dos solos e da água em virtude da utilização de insumos agrícolas, como adubos químicos, corretores do solo, pesticidas (os chamados agrotóxicos) etc. Quando a lavoura recebe a chuva ou é irrigada, esses insumos podem escoar para os rios, contaminar os solos e o lençol freático;

 

Ø  Diminuição da biodiversidade por causa do uso agrotóxicos (pesticidas), que, muitas vezes, são pulverizados por aviões e atingem as áreas vizinhas, matando, assim, animais e plantas. O desmatamento também contribui para a diminuição da biodiversidade;

 

Ø  Erosão causada pela irrigação e manejo inadequado dos solos. A retirada da cobertura vegetal que protege o solo também contribui para que surjam erosões. Além disso, a retirada da mata ciliar para o plantio pode ocasionar o assoreamento dos rios;

 

Ø  Exaustão dos mananciais de água doce – O maior responsável pelo consumo de água doce é a atividade agrícola. Ela responde por mais da metade do consumo. Em tempos de diminuição crescente de rios e córregos limpos, essa é uma questão preocupante.

 

Apesar de existirem muitas questões relacionadas com a produção agrícola e os impactos por ela causados ao meio ambiente, tem havido uma crescente preocupação com essa questão. Estudos e criação de técnicas que buscam diminuir os impactos ao meio ambiente são cada vez mais comuns, como o reúso da água na agricultura e o incentivo à produção de alimentos e matéria-prima por meio da agricultura orgânica, além do incentivo à utilização de fertilizantes e defensivos biológicos. Essas iniciativas alimentam a esperança de que a produção agrícola possa ter uma convivência mais amistosa com o meio ambiente.

 

Atividade

1.    A inovação nas técnicas produtivas, a mecanização e a utilização de insumos para melhorar a produtividade e diminuir as perdas por causas naturais provocaram significativos impactos no meio ambiente.

 

São impactos ambientais decorrentes da produção agrícola, exceto:

 

(A) Desmatamento

(B) contaminação do solo

(C) poluição da água

(D) reúso da água

(E) assoreamento

Alternativa correta: letra D

O reúso da água não é um impacto ambiental. Ao contrário, a reutilização da água na agricultura é uma prática que visa a minimizar a excessiva utilização da água.

2.    (Mackenzie-SP) O modelo de desenvolvimento agrícola, adotado atualmente em boa parte dos países, tem levado à ocupação de áreas territoriais cada vez maiores. Como consequência, desencadeou-se uma série de problemas ambientais.

 

A esse respeito, analise as afirmações I, II, III e IV a seguir:

 

I.             A utilização indiscriminada de agrotóxicos pode eliminar insetos não nocivos, rompendo a cadeia alimentar.

II.            Os solos poderão tornar-se estéreis, já que a biota contaminada desses solos poderá até desaparecer.

III.          A intensa contaminação das águas subsuperficiais por produtos químicos se disseminará, atingindo animais de águas superficiais.

IV.          A implantação de monoculturas favorece o desenvolvimento de muitas espécies de seres vivos, como insetos, bactérias e fungos, que atacam as plantações, aumentando os predadores naturais.

 

Dessa forma,

 

(A) apenas I e II estão corretas.

(B) apenas III e IV estão corretas.

(C) apenas I e IV estão corretas.

(D) apenas I, II e III estão corretas.

(E) I, II, III e IV estão corretas.

Alternativa correta: letra D

Ao contrário do que afirma a alternativa IV, as monoculturas proporcionam a diminuição da biodiversidade, uma vez que o uso de agrotóxicos (pesticidas) nessas grandes lavouras é feito por meio da pulverização (por aviões) e atinge as áreas vizinhas, exterminando, assim, animais e plantas.

 

3.    Leia o fragmento a seguir e responda à questão:

 

Falta de conservação do solo causa erosão e perda de lavouras no PR

 

“Durante décadas, os agricultores brasileiros investiram em técnicas de conservação do solo. Mas, nos últimos anos, muitas práticas foram abandonadas, deixando as lavouras desprotegidas, em uma busca sem limites pelo aumento da produtividade. O Paraná, estado que já foi modelo mundial de conservação de solos, hoje sofre com problemas como a erosão e a poluição de rios.”

 

G1.globo

 

Além dos problemas citados no fragmento da notícia acima, o mau uso do solo pode trazer impactos significativos para os cursos d'água, como:

 

(A)  lançamento de esgoto residencial

(B) ampliação da biodiversidade

(C) assoreamento dos rios e córregos

(D) aumento do fluxo de água

(E) surgimento de nascentes

Alternativa correta: letra C

O assoreamento dos rios ocorre quando os sedimentos do solo erodido são carregados pela chuva para o leito dos rios. Esse fenômeno ocasiona uma série de problemas, como enchentes, diminuição da biodiversidade do curso d'água, diminuição do fluxo de água e até a extinção do rio ou córrego.

 

4.    Estudos e criação de técnicas que buscam diminuir os impactos ao meio ambiente são cada vez mais comuns, tais como:

 

(A) utilização de fertilizantes químicos

(B) incentivo à agricultura orgânica

(C) irrigação dos terrenos cultivados

(D) uso de defensivos químicos

(E) intensificação do uso de máquinas

 

Alternativa correta: letra B

 

A agricultura orgânica é uma modalidade produtiva que está na contramão da agricultura extensiva comercial. Nessa variedade, há a preocupação com a diminuição dos impactos causados, não havendo a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos, por exemplo.

 

5.    Entre os impactos ambientais causados nos ecossistemas pelo homem, podemos citar:

 

I.             Destruição da biodiversidade.

II.             Erosão e empobrecimento dos solos.

III.          Enchentes e assoreamento dos rios.

IV.          Desertificação.

V.           Proliferação de pragas e doenças.

 

Assinale a alternativa que melhor representa os impactos consequentes do desmatamento:

 

(A)  Apenas I

(B) Apenas V

(C) Apenas III, IV e V

(D) Apenas I, II, III e V

(E) I, II, III, IV e V

Alternativa correta: letra E

O desmatamento pode desencadear todos os impactos ambientais citados na questão.

6.    As queimadas são um problema ambiental grave enfrentado em nosso país. Analise as alternativas e marque aquela que não indica uma consequência das queimadas:

 

(A) Morte dos micro-organismos que vivem no solo.

(B) Aumento da poluição atmosférica.

(C) Diminuição dos nutrientes do solo.

(D) Aumento dos riscos de erosão.

(E) Redução do aquecimento global.

Alternativa correta: letra E

As queimadas levam ao aumento da liberação de dióxido de carbono, o que contribui para o aumento do aquecimento global.

7.    Marque a alternativa que não indica uma consequência do desmatamento:

 

(A) Assoreamento dos rios

(B) Alteração dos regimes de chuvas

(C) Chuvas ácidas

(D) Erosões

(E) Agravamento dos processos de desertificação

Alternativa correta: letra C

A chuva ácida ocorre devido a processos, tanto naturais como antrópicos, que levam a um aumento da concentração de gases, como o dióxido de enxofre e de nitrogênio, na atmosfera.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES