Meios de Transportes e comunicação na era da Globalização

 


A evolução dos transportes na era da Globalização permitiu uma maior integração internacional e o crescimento da dinâmica econômica mundial.

Considerando a evolução do sistema capitalista ao longo dos séculos e as transformações que permitiram a integração mundial, podemos dizer que, sob muitos aspectos, a evolução da Globalização é, pois, uma série contínua de evolução nos meios de transporte. Portanto, a questão dos transportes na era da Globalização envolve uma dinâmica de transformações cada vez mais aceleradas e produtoras de uma interdependência.

Aliados à evolução nos sistemas de comunicação, os meios de transporte permitiram a ocorrência daquilo que se assinalou como a compressão do tempo e do espaço, em que as distâncias do mundo “encurtaram”, ou seja, podem ser mais facilmente percorridas, reduzindo gastos e também tempo em deslocamentos e emissão de mensagens. Com isso, a globalização gerou o desencadeamento de uma rede de fluxos de informações e serviços que interliga vários pontos do globo entre si.

Essa questão da interdependência entre os sistemas de transporte e a globalização explica-se pelo fato de as práticas humanas modificarem-se a partir da transformação das técnicas. São as técnicas e os objetos técnicos que atuam no processo de constituição das práticas sociais e na transformação do espaço geográfico. Com a evolução do capitalismo, as técnicas reproduzidas nos meios de transporte foram ganhando novas formas, funções e tecnologias mais avançadas.

Inicialmente, nas últimas décadas do século XV até o início do século XVI, os meios de transporte eram limitadores do alcance das práticas comerciais até mesmo na comercialização de produtos perecíveis. O desenvolvimento da navegação marítima permitiu, além da expansão colonial europeia, uma maior amplitude em termos comerciais, passando a integrar diferentes regiões do planeta por diferentes rotas. A produção de matérias-primas e de produtos manufaturados e o consequente desenvolvimento das sociedades puderam, então, consolidar-se no período chamado de Capitalismo Comercial.

Posteriormente, com os avanços promovidos pela Primeira e Segunda Revoluções Industriais até o final do século XIX, os meios de transporte conheceram um novo salto com a invenção da máquina a vapor e o meio ferroviário, bem como o maior desenvolvimento da navegação. Esses instrumentos permitiram, então, a integração intraterritorial em vários países e continentes, além de intensificar as trocas comerciais internacionais.

O século XX, por sua vez, foi o século do desenvolvimento rodoviário e também do transporte aéreo, sobretudo com a III Revolução Industrial, também conhecida como Revolução Técnico-Científica Informacional. Com isso, cargas, produtos e pessoas puderam ser mais facilmente deslocados, permitindo a integração com os pontos mais remotos, fator necessário e vital para a atual complexidade da globalização. Se antes uma mercadoria ou mensagem levava dias ou, a depender da distância, até meses para chegar, hoje em dia é possível comunicar-se ou se deslocar rapidamente mesmo entre os locais de distância mais extrema.

Portanto, podemos perceber que os transportes são de fundamental importância para o fluxo de informações da economia moderna, que se estende em uma lógica macroespacial. Se hoje temos os acordos internacionais, os blocos econômicos e o deslocamento de produtos e matérias-primas na Divisão Internacional do Trabalho, é porque foi possível conceber uma rede de transportes que se torna, a cada dia, mais dinâmica e mais vital para o funcionamento da economia.

As redes de comunicação no mundo globalizado

As redes de comunicação tem papel fundamental para o mundo globalizado, mas o seu uso não garante mudanças na realidade socioespacial.

A integração econômica e cultural entre os países, conhecida como Globalização, só foi possível a partir da criação e popularização de diversas tecnologias que adquiriram um papel fundamental tanto para o desenvolvimento da economia mundial quanto para a sociedade que se tornou cada vez mais dependente da tecnologia. As redes de comunicação nesse mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitiram a comunicação e o acesso rápido a qualquer parte do globo de forma instantânea. Contribuindo assim, para:

o desenvolvimento do comércio internacional, visto que a interligação entre as bolsas de valores, dos bancos e das grandes corretoras de diversos países através de uma vasta rede de computadores aumenta a velocidade das transações e possibilita aos investidores movimentar instantaneamente suas aplicações financeiras;

Ø  o crescimento de empresas multinacionais, que podem ser controladas de qualquer lugar do mundo;

Ø  a circulação de capitais que pode ser realizada de qualquer lugar do mundo, com o uso de computadores e até smartphones;

Ø  a circulação de informações, que atualmente acontece instantaneamente;

Ø  a comunicação em massa, na qual as pessoas podem se comunicar instantaneamente com qualquer pessoa do mundo;

Ø  a transformação da paisagem que vai sendo alterada para incorporar as diversas redes de comunicação por satélite artificial, de cabos de fibra óptica, de antenas para celulares etc.

Porém, apesar de se tornarem cada vez mais necessárias e utilizadas no mundo, tanto nas relações comerciais quanto no cotidiano das pessoas que vivem nesse mundo globalizado, o uso das redes de comunicação não diminuem as diferenças sociais. Isso por que, assim como os efeitos da globalização não atingem a todos da mesma maneira, muitas vezes o uso das novas tecnologias não ocasionam grandes revoluções na realidade socioespacial. E, embora o acesso a essas redes atinja cada vez mais pessoas, a forma com que usam essas tecnologias e as consequências do seu uso muitas vezes não é um fator determinante na modificação de sua condição social.

 

Atividade

 

1.    A globalização é um processo contínuo de integração, em especial, econômica do globo. Para tal, torna-se necessário a disponibilidade de ferramentas que permitem a organização das redes e dos fluxos entre as diferentes regiões do mundo. Desse modo, pode-se apontar que a globalização está amparada no

 

(A) protecionismo econômico praticado pelos países desenvolvidos.

(B) desenvolvimento dos meios de transporte e de comunicação.

(C) emprego de técnicas tradicionais de produção, como o fordismo.

(D) comprometimento com o desenvolvimento sustentável das nações.

(E) processo industrial altamente concentrado nos países emergentes.

 

Alternativa correta: letra B

A globalização é um processo de integração econômica e social que necessita de uma rede de ligações entre os diferentes pontos do globo. Desse modo, para que haja uma troca de bens e serviços em nível mundial, torna-se necessário o desenvolvimento de redes de transporte e comunicação que permitam a circulação desses fluxos.

 

2.    As ocupações de telemarketing expressam uma importante transformação do mundo do trabalho nesse começo de século. Surgem nos EUA e na Europa nos anos 1980 e na década de 1990 atingem o Brasil, onde os call centers (locais de trabalho dos atendentes de telemarketing) mais concentram trabalhadores: 1.103 em cada empresa.

(Adaptado de Jessé Souza, “Os batalhadores brasileiros. Nova classe média ou a nova classe trabalhadora?”. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012.)

Assinale a alternativa em que todas as características associadas a esse tipo de trabalho estejam corretas.

(A)  Na atualidade, os fluxos de comunicação e de informação se dão em rede e atingem, independentemente da infraestrutura existente, todos os lugares do mundo.

(B)  Estatização das empresas de telecomunicações; generalização das linhas de telefones fixos; maior concentração populacional no meio rural; estabilidade no mercado de trabalho.

(C)     Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de telefones celulares; retração dos serviços de atendimento ao cliente; segurança no mercado de trabalho. 

(D)    Estatização das antigas empresas de televendas; generalização do uso de telefones fixos; retração dos serviços de atendimento ao cliente; retração do mercado de trabalho nos serviços. 

(E)   Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de linhas telefônicas; expansão de serviços de suporte técnico e televendas; insegurança no mercado de trabalho.  

 

Alternativa correta: letra E

Privatização das empresas de telecomunicações; generalização da posse de linhas telefônicas; expansão de serviços de suporte técnico e televendas; insegurança no mercado de trabalho.  

 

3.    Em geral, países com dimensões continentais encontram mais dificuldade em desenvolver uma logística eficiente, pois, além de enfrentar as distâncias, há o desafio de se superar as diversidades climáticas e os obstáculos naturais. Nesse sentido, esses países precisam desenvolver políticas que visem à diversificação de seus modais e ampliação da tecnologia adequada.

 

O meio de transporte mais recomendado para a integração terrestre em territórios com as características acima é o:

 

(A) Rodoviário

(B) Dutoviário

(C) Aéreo

(D) Subterrâneo

(E) Ferroviário

 

Alternativa correta: letra E

Para a integração territorial terrestre em países de dimensões continentais, o mais recomendado é o transporte ferroviário, pois é capaz de integrar longas distâncias com maior quantidade de carga transportada e a um custo menor.

 

 

4.    A matriz de transporte é diversificada, sendo que cada modalidade apresenta pontos positivos e negativos. Marque a alternativa que indica uma das maiores vantagens do transporte rodoviário.

 

(A) Ele apresenta baixos custos para viagens de longas distâncias.

(B) A construção e a manutenção das rodovias possuem baixos valores.

(C) Ele é dinâmico e ágil, sendo muito prático para percorrer pequenas distâncias.

(D) Sua capacidade de transporte de carga é bem maior se comparada às outras modalidades.

(E) A manutenção dos veículos é inexistente.

 

Alternativa correta: letra C

 

a)    Falso: O transporte rodoviário não é a melhor alternativa para viagens de longas distâncias, pois apresenta elevados custos (combustível, pneus, etc.) e sua capacidade de transporte de carga é reduzida se comparada a outros meios de transporte, como, por exemplo, o ferroviário.

b)    Falso: Os gastos com a construção e manutenção das rodovias são elevados.

c)    Verdadeiro: Uma das principais vantagens do transporte rodoviário é que ele proporciona agilidade e dinamismo nas viagens de curta distância.

d)   Falso: A capacidade de transporte de carga é bastante reduzida se comparada aos transportes ferroviário, fluvial, etc.

e)    Falso: A manutenção dos veículos é um fator essencial no transporte rodoviário, fato que proporciona mais segurança para essa modalidade, no entanto, os valores do deslocamento são mais elevados.

 

5.    Sobre os diferentes tipos e usos dos transportes no Brasil e no mundo, considere as afirmações a seguir:

 

I.             Recomendado para distâncias menores, porém com custos mais elevados. A vantagem está em transportar o produto do início ao fim, ou seja, retira-o de seu local de produção e entrega-o ao seu destino final sem a necessidade de outros meios de transporte.

II.            Utilizado para grandes distâncias, envolvendo principalmente o deslocamento de pessoas e mercadorias de custo (e lucro) mais elevado. Apresenta um elevado custo, porém uma velocidade maior.

III.          Recomendado para países de grande extensão territorial, apresentando altos custos em sua estruturação e baixos custos em sua manutenção. Transporta pessoas e mercadorias, consumindo uma quantidade de energia relativamente pequena.

 

 As proposições acima representam, respectivamente, as descrições dos transportes:

 

(A)  rodoviário, ferroviário e hidroviário

(B) ferroviário, rodoviário e aéreo

(C) marítimo, pluvial e aéreo

(D) aéreo, manual e hidroviário

(E) rodoviário, aéreo e ferroviário.

 

Alternativa correta: letra E

 

I.             O meio de transporte utilizado preferencialmente para pequenas e médias distâncias, tendo um custo maior com a manutenção das vias e com o consumo de combustível, é o transporte rodoviário.

II.            O transporte aéreo envolve grandes distâncias e apresenta uma maior velocidade, apresentando custos médios mais elevados que as demais formas de transporte.

III.          Com altos custos na implementação viária, mas com baixos valores para a sua manutenção, o transporte ferroviário é recomendado para integração local em países de elevadas dimensões territoriais, como o Brasil, transportando pessoas e cargas.

 

6.    “Há muito tempo, o rádio, a televisão e outros meios de comunicação têm levado informações simultâneas a lugares remotos. Mas, por esses meios, somos apenas ouvintes ou telespectadores. A possibilidade de selecionar as informações, no momento e no local desejado, só foi viabilizada com a internet. A integração por meio das redes de informação dá uma nova dimensão ao espaço e cria uma nova forma de agir sobre ele”.

 

LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. 2ª ed. Editora Saraiva, 2014. p.13 (adaptado).

 

A integração das redes de informação e do espaço virtual ao espaço geográfico corrobora para o conceito de:

 

(A)  unidade tecnológica

(B) Ciberespaço

(C) espacialidade digital

(D) sociointeratividade

(E) tecnosfera

 

Alternativa correta: letra B

A integração do espaço geográfico e da ação humana no contexto do espaço virtual atua na formação de ciberespaço, que carrega consigo a comunicação e interação entre pessoas e diferentes lugares sem a necessidade de se deslocar fisicamente.

 

7.    O século XX passou para a História como um dos mais importantes no processo de desenvolvimento dos meios de comunicação e de informação. A “revolução” ocorrida foi extraordinária, sem precedentes, e mudou radicalmente o estilo de vida das pessoas.

Em relação aos efeitos desse fenômeno, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.

(__) O exercício da liberdade, as ações sociais e as atividades comerciais se modificaram de forma homogênea nos continentes.

(__) O sistema de comunicação se tornou um valioso instrumento político.

(__) O Estado, que, inicialmente, via a internet como um “templo para amadores”, passou a considerá-la um serviço de utilidade pública.

(__) A importância e a diversificação dos meios de comunicação impuseram uma única legislação, dirigida aos crimes virtuais, para todos os países.

(__) A banalização da violência, na sociedade atual, se constitui uma das consequências do “mundo de fantasia” criado pela televisão.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

(A)   FVFVV

(B)   FVVFV

(C)   VFVFF

(D)   FFVFV

(E)   VFFVF

Alternativa correta: letra B

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