Divisão do mundo em Ocidental e Oriental

 

 

A divisão   Ocidente-Oriente remonta à época do império Romano e, desde os primórdios, já guardava aspectos tanto geográficos quanto culturais.

No período de queda do império, a divisão tomou caráter oficial com a instituição do Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e o Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla (atual Istambul):

          Enquanto a parte ocidental se desintegrou já no século V, o império a Oriente se manteve unificado até 1453, quando foi tomado pelos turcos islâmicos. A partir desse momento, o conceito de Ocidente começa a aproximar da ideia de “cristandade”, em oposição ao islã que vinha do oriente.

         “O Ocidente sempre se definiu em oposição a algo, ora em relação aos povos islâmicos do Oriente Médio, ora em relação aos povos asiáticos de maneira geral” “É um conceito que necessariamente abarca uma exclusão do outro”.

Geograficamente, o Meridiano de Greenwich, a Linha do Equador de pé, divide o mundo em Oriente (também chamado de Leste) e Ocidente (tcd Oeste).

Mas quando falamos Oriente, não estamos nos referindo apenas à divisão geográfica, mas também a religião, valores e cultura.  essa é apenas uma separação longitudinal é que 90% da Europa está a leste de Greenwich, o que, geograficamente, faz dela parte do Oriente. Tudo que fica para lá de Greenwich, na região de Londres.

Onde começa e termina o Oriente?

Para entender onde começa e onde termina o Oriente é preciso analisar onde está o mundo islâmico. De oeste a leste, estende-se desde o Senegal, no oeste da África, até às Filipinas...

          Dos romanos aos dias atuais, o conceito de ocidente ganhou diversas interpretações e durante a Guerra Fria adquiriu também contornos políticos e econômicos.

         “No período da Guerra Fria, o conceito de Ocidente passa a ser associado a existência de certas instituições, como democracia e capitalismo e, ainda que de maneira difusa, também a valores judaico-cristãos.”                         

             Dessa maneira, países como Austrália e Nova Zelândia seriam indiscutivelmente parte do mundo ocidental, ainda que geograficamente estejam mais próximos da Ásia.

E o Brasil?

          Não há consenso sobre qual a classificação para o Brasil. Se não somos ocidentais, há diversas classificações possíveis: latino-americanos ou mundo em desenvolvimento são opções.  Outras regiões neste ‘limbo’ classificatório são a África e a Rússia.

          “A classificação da América Latina e do Brasil é particularmente problemática. Se por um lado a colonização europeia deixou marcas na língua e no modelo de organização dos países latino-americanos, o subdesenvolvimento socioeconômico e as ditaduras que marcaram a história da região excluiriam esses países do clube ocidental.

          “Alguns estudiosos se referiam a América Latina como ‘extremo ocidente’ para demarcar a diferença em relação aos países capitalistas avançados” 

Considerações finais

Em outras palavras, na parte ‘desenvolvida’ do mundo, o Ocidente é sinônimo de desenvolvimento, democracia e cultura de base europeia — uma definição vaga que não deixa de ter certa carga de preconceito.

O conceito de Ocidente é ambíguo e, na prática, traz mais problemas que soluções Mesmo entre os formuladores da política externa brasileira parece não existir consenso. “O Itamaraty evita o uso do termo ‘Ocidente’ na sua linguagem diplomática oficial porque mesmo entre diplomatas não há entendimento comum”.  Stuenkel, no entanto, vê vantagens nessa ambiguidade do Brasil em relação ao ocidente. “Em um mundo multipolar, ter legitimidade para dialogar com vários atores é estratégico. O Brasil é um dos poucos países que consegue dialogar com as potências ocidentais ao mesmo tempo que tem legitimidade para liderar os países não ocidentais”.  

 

Atividade

1.    Marque nas alternativas a seguir aquela que apresenta somente países dois países ocidentais.

 

(A) África e Europa

(B)  Rússia e China

(C) Cazaquistão e Tanzânia

(D) Estados Unidos e Brasil

(E) Oceania e Nova Zelândia

 

Resposta correta alternativa D

De acordo com o meridiano de Greenwich Estados Unidos e Brasil são países ocidentais

 

2.    O Ocidente sempre se definiu em oposição a alguns fatores marque nas opções a seguir aquela que representa esses fatores.

 

(A) Em relação aos povos africanos da África e aos povos americanos de maneira geral.

(B) Em relação aos povos islâmicos do Oriente Médio e aos povos asiáticos de maneira geral.

(C) Em relação aos povos asiáticos do Oriente Médio e aos povos chineses de maneira geral.

(D) Em relação aos povos indianos e aos povos Suecos de maneira geral.

(E) Em relação aos povos canadenses da américa e aos povos africanos de maneira geral.

 Alternativa correta Letra: B

O Ocidente sempre se definiu em oposição a algo, ora em relação aos povos islâmicos do Oriente Médio, ora em relação aos povos asiáticos de maneira geral” “É um conceito que necessariamente abarca uma exclusão do outro”.

3.    As expressões “velho mundo”, “novo mundo” e “novíssimo mundo” referem-se a uma forma de distinção dos continentes que:

(A)  obedece a fatores econômicos.

(B)  corresponde a uma visão eurocêntrica.

(C)  designa as mudanças no poderio das lideranças mundiais.

(D)  está relacionada aos processos de descolonização.

(E)  correlaciona o conflito de forças das potências imperialistas mundiais.

 

Alternativa Correta Letra B

As expressões “novo mundo” e “novíssimo mundo”, citadas no enunciado, correspondem à forma com que os descobridores europeus denominaram as terras por eles descobertas: as Américas e a Oceania. Já a expressão “velho mundo” refere-se a todo o mundo conhecido antes da expansão colonial, que era a Europa, a Ásia e parte da África. Trata-se, portanto, de uma forma eurocêntrica de conceber o mundo, haja vista que considera o continente europeu como sendo a civilização a partir da qual o mundo surgiu.

 

4.    Observe o mapa abaixo e responda:



Dentre os continentes da Terra, aquele(s) que se situa(m) em todos os hemisférios do planeta é (são):

(A)   Ásia e América

(B)   África e Europa

(C)   África e Ásia

(D)   Europa

(E)   África

 

Alternativa correta Letra E

 

O único continente a se localizar nos quatro hemisférios (norte, sul, leste e oeste) é a África. A América encontra-se nos hemisférios norte, sul e oeste; a Europa no leste, no oeste e no norte; a Ásia se localiza no norte, no sul e no leste, enquanto a Oceania encontra-se apenas no sul e no leste.

 

5.    Qual é a origem histórica e cultural da noção de Ocidente e Oriente?

 Resposta

origem histórica e cultural do que compreendemos atualmente como ocidente e como oriente é oriunda ainda da civilização greco-romana, localizada na Europa, num contexto de advento do cristianismo

 

6.    Segundo a discussão do texto, o Brasil pode ser considerado um país ocidental? Por quê?

 

Resposta

O Brasil é um país ocidental pois se identifica com a tradição cultural europeia (fala uma língua europeia e adota tradições europeias) e adota o modelo de governo europeu (a Democracia Liberal), características que definem um país como sendo ou não "ocidental".

 

7.    Se para alguns o Brasil não é Ocidental. Quais as outras classificações que ele recebe.

 

Resposta

 

O Brasil recebe outras classificações com: latino-americanos ou mundo em desenvolvimento são opções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES