A importância do estudo da geografia no estudo da natureza.

 


A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e a relação entre a sociedade e o meio. É no espaço geográfico que se estabelecem as relações humanas.

A importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre o espaço humano e suas formas de transformação e ocupação.

A Importância da Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico. Este pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive. Além do mais, também é campo de estudo da Geografia toda a dinâmica superficial da Terra.

Na segunda metade do século XX, foi criada nos Estados Unidos a expressão analfabetismo geográfico, em face da ignorância geral da população daquele país diante dos conhecimentos propostos pela Geografia. Muitos investidores cometiam erros por não conhecerem a língua, os costumes e a cultura de um determinado lugar. Estudiosos em várias áreas padeciam por não conhecerem a dimensão espacial de seus estudos, a exemplo de muito economistas, cientistas políticos e sociólogos.

A importância da Geografia, entretanto, não está somente nos conhecimentos sobre os nomes de países, suas capitais, dados populacionais, moeda, religião etc., mas também em explicar a dinâmica das ações no espaço, que não desvinculam do tempo. Por exemplo: a dinâmica da transformação dos espaços na cidade, a lógica da produção agrária, a distribuição dos movimentos sociais, a estrutura geomorfológica superficial da Terra, entre outros.

A importância dos mapas para a Geografia

A Geografia não é a ciência responsável por produzir os mapas, pois o campo do conhecimento que carrega esse objetivo é a Cartografia. No entanto, para o geógrafo e para os estudantes de Geografia é extremamente necessário o conhecimento sobre a produção e leitura dos mapas, haja vista que eles são utilizados para representar e explicar as características postas no espaço.

Nesse sentido, faz-se útil que o estudante tenha em mente questões referentes aos elementos cartográficos e suas utilidades, como a escala e a legenda, os tipos de mapas e as atribuições dadas a cada um.

Os objetivos e utilidades da Geografia

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

 

Essa ciência foi – e ainda é – muito utilizada para fins militares, uma vez que se faz extremamente necessário o conhecimento sobre um determinado território para a sua ocupação ou para se adquirir vantagens em uma batalha ou guerra. Por conta disso, no ano de 1977, o geógrafo Yves Lacoste escreveu uma obra intitulada A Geografia serve – antes de mais nada – para fazer a Guerra, reafirmando a utilidade militar e política da Geografia, bem como o seu caráter extremamente ideológico de manutenção e consolidação do sistema capitalista.

Entretanto, com a evolução das críticas, conforme destaca Ruy Moreira em seu livro Pensar e Ser em Geografia, essa ciência também passou a ser utilizada para desvendar as máscaras sociais, uma vez que ela revela como os sistemas econômicos, políticos, ideológicos e sociais se manifestam sobre as pessoas e sobre o espaço. Temas como a segregação espacial, o processo de favelização, a evolução e espacialização da violência e marginalidade são estudados e explicados em suas raízes pela Geografia, o que pode auxiliar no planejamento social, bem como nas críticas e ações populares que auxiliem no combate a este e outros problemas socioespaciais.

 

Atividade

 

1.    O estudo do espaço geográfico é fundamental para o entendimento do planeta e da sociedade em que vivemos. A partir dos seus conhecimentos sobre o tema, pode-se indicar que o espaço geográfico é formado por

 

(A) lugares sem a presença humana.

(B) cidades construídas pelo homem.

(C) paisagens preservadas pelo homem.

(D) regiões não urbanizadas do mundo.

(E) paisagens naturais e humanas.

Alternativa correta: letra E

O espaço geográfico é necessariamente formado pela relação entre os ambientes naturais e os transformados pelo ser humano. Desse modo, o espaço geográfico é composto pela paisagem natural, formada por elementos naturais, como rios e matas, e ainda pelas paisagens humanas, como plantações e cidades.

 

2.    A partir da concepção de espaço e do entendimento que o espaço geográfico é fruto da relação entre a natureza e a sociedade, um exemplo de espaço geográfico que NÃO sofreu uma ação direta do ser humano é:

 

(A) um rio utilizado para a geração de energia.

(B) uma floresta totalmente conservada.

(C) uma cidade altamente sustentável.

(D) uma zona rural pouco habitada.

(E) uma área de exploração de minérios.

Alternativa correta: letra B

O espaço geográfico é fruto da relação entre a natureza e a sociedade. Sendo assim, a maior parte do espaço geográfico é altamente transformada pela ação do homem. Porém, alguns pontos específicos do espaço mundial encontram-se, de certo modo, mais preservados da ação humana, como áreas polares, desérticas e, também, regiões de florestas com alto nível de conservação ambiental.

3.    Além do conceito de espaço geográfico, a Geografia utiliza outros conceitos, também chamados de categorias, para subsidiar os seus estudos. São exemplos de conceitos utilizados para a análise geográfica:

 

(A) paisagem natural, rochas e minerais.

(B) metrópole, megalópole e cidade global.

(C) território, estado e sociedade.

(D) território, paisagem e lugar.

(E) paisagem natural e paisagem artificial.

 

Alternativa correta: letra D

A Geografia adota como objeto de estudo o conceito de espaço geográfico. Porém, para analisá-lo, são instrumentalizados outros conceitos, também chamados de categorias geográficas. São eles paisagem, território e lugar. Vale ressaltar que alguns estudiosos da Geografia ampliam essas categorias, com a adoção de outras escalas de análise, como a região.

4.    Espaço geográfico é formado por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único no qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois, cibernéticos, fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionar como uma máquina.

 

SANTOS, M. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 2º Edição. São Paulo: Editora Hucitec, l997.

 

O texto acima indica que o conceito de espaço geográfico está relacionado ao

 

(A) processo de modificação da natureza por meio das atividades produtivas realizadas pelo homem.

(B) papel das empresas na transformação de bens primários em produtos de alto valor agregado.

(C) emprego de técnicas rudimentares de produção na fabricação de bens tecnológicos.

(D) protagonismo do Estado no controle das atividades de produção desenvolvidas pelo homem.

(E) sistema de produção capitalista empregado na maior parte dos países do globo.

 

Alternativa correta: letra A

O conceito de espaço geográfico está atrelado à transformação da natureza por meio das atividades humanas. Essa transformação está ligada, no geral, ao desenvolvimento das atividades produtivas. A transformação da paisagem natural em humana é o principal indício dessa transformação.

 

5.    O conjunto de lugares, marcados por diferentes naturezas, que passaram por diferentes processos históricos, unidos por uma complexa rede de relações que se realizam nas mais variadas escalas, denomina-se de:

 

(A) ecossistema.

(B) bioma.

(C) espaço geográfico.

(D) nicho geográfico.

(E) conurbação urbana.

 

Esta concepção de espaço marca profundamente os geógrafos que, a partir da década de 1970, adotaram o materialismo histórico dialético como paradigma. O espaço é concebido como lócus da reprodução das relações sociais de produção, isto é, reprodução da sociedade.

 

CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

 

6.    A concepção apresentada no texto está relacionada ao conceito de espaço geográfico empregado na

 

(A) Geografia Crítica.

(B) Geografia Cultural.

(C) Geografia Clássica.

(D) Geografia Política.

(E) Geografia Ambiental.

 

Alternativa correta: letra A

A concepção de espaço geográfico como o espaço resultante da reprodução das relações da sociedade é adotada pela chamada Geografia Crítica. Essa concepção adota uma visão baseada nas relações desenvolvidas sobre o espaço, com destaque para as relações de trabalho. O principal expoente dessa corrente geográfica no Brasil é o geógrafo Milton Santos (1926-2001).

7.    O que importa é que os geógrafos conceberam, na construção da Geografia, uma análise de conjunção do natural e do humano, transformando o ___________________ em um conceito que expressa a articulação natureza e sociedade, ou seja, constituíram um objeto de interface entre as ciências naturais e as ciências sociais.

 

SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes. Notas sobre epistemologia da Geografia. Cadernos Geográficos, n. 12. Florianópolis: GCN/CFH/UFSC, mai./2005.

 

O conceito que completa adequadamente a lacuna acima é:

 

(A) espaço geográfico.

(B) lugar.

(C) paisagem.

(D) região.

(E) território.

 

Alternativa correta: letra A

 

O termo conceitual que completa corretamente a frase é espaço geográfico. Esse termo designa a relação entre o homem e a natureza, por meio das transformações provocadas pelo ser humano no ambiente natural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES