Tipos de industria

 

 


 

As indústrias fazem parte da humanidade desde a Primeira Revolução Industrial que teve início no final do século XVIII e começo do século XIX na Inglaterra. Desde aquela época até os dias atuais essa atividade econômica passou por uma enorme evolução tecnológica, além das mudanças quanto aos tipos de mercadorias produzidas.

A indústria está incumbida de transformar a matéria-prima em um produto com a finalidade de ser comercializado para pessoas ou outras indústrias, isso ocorre com a indispensável participação da força de trabalho humana, incluindo as máquinas e a energia.

            As indústrias podem ser classificadas segundo a forma de produção, o uso de matéria-prima e energia, o destino da produção e o desenvolvimento tecnológico.

 

A forma de produção

 

            De acordo com a forma de produção, as indústrias podem ser extrativas, de beneficiamento, de construção ou de transformação.

 

Ø  As extrativas, como o próprio nome indica, extraem matérias-primas (vegetal ou mineral), por exemplo, petróleo, madeira, minério, carvão mineral, etc.

Ø  A indústria de beneficiamento beneficia ou refina um produto primário para que possa ser usado por outras indústrias ou consumido diretamente pelos seres humanos. A indústria petroquímica, a de curtume (processamento do couro) e a de beneficiamento de grãos são alguns exemplos.

Ø  A indústria de construção é responsável pelo planejamento e pela construção de edifícios, residências, estradas, usinas hidrelétricas, navios, pontes etc., usando diferentes matérias – primas.

Ø  A indústria de transformação produz bens destinados a satisfazer às necessidades dos seres humanos e às de outras indústrias. As indústrias mecânicas, têxtil e automobilísticas são alguns exemplos.

 

Uso de matéria-prima e energia

 

            Quanto à quantidade de matéria – prima utilizada e de energia consumida, a indústria pode ser classificada em:

Ø  Indústria leve (de bebidas, têxtil, alimentícia etc.);

Ø  Indústria pesada, que necessita empregar grande quantidade de matéria-prima e energia no processo de produção (siderúrgica, naval, de veículos, de máquinas etc.).

 

Os bens de produção, de capital e de consumo

 

            Quanto ao destino da produção, podemos classificar as indústrias em bens de produção, bens de capital ou bens de consumo.

Ø  As indústrias de bens de produção transformam a matéria-prima que está em estado bruto (por exemplo, o minério de ferro) em matéria-prima secundária (por exemplo, o aço) para ser aproveitada por outras indústrias. As mineradoras e as siderúrgicas são alguns exemplos.

Ø  As indústrias de bens de capital produzem, dentre outras coisas, diversos equipamentos e máquinas, por exemplo, as metalúrgicas, siderúrgicas, petroquímicas, navais, etc.

Ø  As indústrias de bens de consumo recebem esse nome pois produzem diversos produtos que são diretamente voltados para o mercado consumidor. Também são chamadas de “indústria leves”. Importante destacar, que diferente das indústrias de base, essas estão localizadas mais próximas dos centros urbanos. Isso facilita o acesso aos produtos por seus consumidores. Note que as matérias-primas utilizadas são provenientes do trabalho realizado pelas indústrias de base e intermediárias. Elas são classificadas de três maneiras:

 

Ø  Indústria de bens duráveis: incluem produtos não-perecíveis como os eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, veículos, dentre outros. Recebe esse nome visto que os produtos gerados possuem uma longa durabilidade.

 

Ø  Indústria de bens semiduráveis: é intermediaria entre os dois outros tipos de indústria de bens de consumo. Ou seja, os produtos gerados possuem uma vida útil mediana, por exemplo, telefones, roupas, sapatos, etc.

 

Ø  Indústria de bens não-duráveis: envolvem produtos perecíveis considerados de primeira necessidade, por exemplo, os alimentos, bebidas, remédios, cosméticos, etc.

 

As indústrias tradicionais e de alta tecnologia

 

            Do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico, as indústrias podem ser classificadas como tradicionais ou de alta tecnologia.

 

Ø  As indústrias tradicionais são mais antigas e apresentam nível tecnológico mais baixo. Algumas delas, como a naval e a siderúrgica, estão passando por um processo de transformação e modernização, com o objetivo de se adaptar às novas necessidades do mercado e melhorar seus rendimentos.

Ø  As indústrias de alta tecnologia são características da Terceira Revolução Industrial. Elas empregam no processo de produção métodos de inovações tecnológicas e mão de obra qualificada, que permitem maior rendimento e produtividade. Informática, telecomunicações, biotecnologia, engelharia aeroespacial e genética são exemplos de industrias de alta tecnologia.

 

Atividade

 

1.    O setor industrial tem se modernizado, utilizando tecnologias cada vez mais sofisticadas, como robôs e equipamentos de grande precisão. No entanto, alguns seguimentos da indústria não possuem grandes aparatos tecnológicos. Marque a alternativa que corresponde ao tipo de indústria que utiliza pouca tecnologia no processo de produção.

 

(A)  Indústria moderna

(B)  Indústria de ponta

(C)  Indústria tradicional

(D)  Indústria de bens de consumo

(E)  Indústria de bens intermediários

 

Alternativa correta: letra C

 

As indústrias tradicionais possuem pouco recurso tecnológico em seu processo de fabricação. Utilizam máquinas pesadas e muita mão de obra.

 

2.    O segmento industrial que tem sua produção destinada diretamente para o mercado consumidor, a partir de bens provenientes das indústrias de base ou de recursos ligados à agricultura, é:

 

(A)  Indústria de bens de consumo

(B)  Indústrias extrativas

(C)  Indústrias de bens de produção

(D)  Indústrias de equipamentos

(E)  Industrias de transformação

 

Alternativa correta: letra A

 

As indústrias de bens de consumo, também chamadas de indústrias leves, têm sua produção direcionada para o mercado consumidor. Elas podem ser de bens duráveis e de bens não-duráveis.

 

3.    De acordo com a forma de produção, as indústrias podem ser extrativas, de beneficiamento, de construção ou de transformação. Marque nas alternativas a seguir a que apresenta as características da indústria extrativa:

 

(A)  é responsável pelo planejamento e pela construção de edifícios, residências, estradas, usinas hidrelétricas, navios, pontes etc.

(B) É responsável pela extração de matérias-primas (vegetal ou mineral), por exemplo, petróleo, madeira, minério, carvão mineral, etc.

(C) é responsável pelo beneficiamento ou refinamento de um produto primário para que possa ser usado por outras indústrias ou consumido diretamente pelos seres humanos.

(D) é responsável por produz bens destinados a satisfazer às necessidades dos seres humanos e às de outras indústrias. As indústrias mecânicas, têxtil e automobilísticas são alguns exemplos.

(E) é responsável por transformar a matéria-prima que está em estado bruto (por exemplo, o minério de ferro) em matéria-prima secundária (por exemplo, o aço) para ser aproveitada por outras indústrias.

 

Alternativa correta: letra B

 

As indústrias extrativas, como o próprio nome indica, extraem matérias-primas (vegetal ou mineral), por exemplo, petróleo, madeira, minério, carvão mineral, etc.

 

 

4.    Sobre os tipos de indústrias, leia as proposições a seguir e marque (F) para as alternativas falsas e (V) para as alternativas verdadeiras.

 

 

(   ) A indústria tradicional é pouco automatizada e emprega muita mão de obra em relação ao valor da produção.

 

(   ) A indústria pesada consome grandes quantidades de matéria-prima e de energia, como siderurgia.

(   ) A indústria de base cria condições necessárias a outras fabricações, como a indústria de máquinas e ferramentas.

(   ) A indústria de bens duráveis produz bens que servirão de matéria-prima para outras indústrias, como a química pesada.

(   ) A indústria de acabamento tem como matéria-prima bens industrializados, como a de produtos farmacêuticos.

 

Pela análise realizada a sequência correta é:

 

(A) F, V, F, V

(B) V, F, V, F

(C) F, F, V, V

(D) V, V, F, F

(E) V, V, V, F

 

Alternativa correta: letra D

 

Falso - A indústria de bens duráveis fabrica produtos destinados diretamente ao mercado consumidor. Exemplos: indústrias automobilísticas e eletroeletrônicos.  

 

Falso – Os produtos farmacêuticos não são matéria-prima para a indústria de acabamento. Esses produtos são destinados para o mercado consumidor, sendo, portanto, fabricados pelas indústrias de bens de consumo.

 

 

5.    As indústrias podem ser classificadas segundo a forma de produção, o uso de matéria-prima e energia, o destino da produção e o desenvolvimento tecnológico. algumas dessas indústrias refinam o produto primário para que possam ser usados por outras indústrias ou consumido diretamente pelos seres humanos. A indústria petroquímica, a de curtume (processamento do couro) e a de beneficiamento de grãos são alguns exemplos.

 

A característica da indústria em destaque é:

 

(A) Indústria extrativa

(B) Indústria de construção

(C) Indústria de transformação

(D) Indústria de beneficiamento

(E) Indústria de base

 

Alternativa correta: letra D

 

Industria de beneficiamento

 

6.    Quanto ao destino da produção, podemos classificar as indústrias em bens de produção, bens de capital e bens de consumo.  assinale nas opções a seguir aquele que representa as principais características da indústria de bens de capital.

 

(A)  Produzem bens que serão consumidos pela população. Os bens de consumo são classificados em duráveis (automóveis, geladeiras etc) e não duráveis (Roupas, cosméticos e alimentos.

(B)  Produzem equipamentos, como máquinas, peças para motores, para outras indústrias.

(C)  Produzem, alimentos, bebidas, material de limpeza para as indústrias de bens de produção.

(D)  Transformam a matéria-prima que está em estado bruto (por exemplo, o minério de ferro) em matéria-prima secundária (por exemplo o aço) para ser aproveitado por outras indústrias.

(E)  Indústrias dotadas de recursos tecnológicos mais avançados e por um nível de automação maior que o das indústrias tradicionais.

 

Alternativa correta: letra B

 

As indústrias de bens de produção, produzem equipamentos, como máquinas, peças para motores, para outras indústrias.

 

7.    A indústria de bens de consumo fabrica produtos que são consumidos pela população em geral, sendo ramificada em dois seguimentos. Aponte as principais características da:

 

A)   Indústria de bens duráveis

 

Resolução:

 

As indústrias de bens duráveis produzem mercadorias não-perecíveis que são destinadas diretamente aos consumidores. Exemplos: móveis, automóveis, computadores, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, comunicação, etc.

  

B)   Indústria de bens não-duráveis

 

Resolução:

 

As indústrias de bens não-duráveis fabricam mercadorias diretamente para o mercado consumidor. Ela se caracteriza por produzir mercadorias de primeira necessidade e de consumo generalizado. Exemplos: alimentícia, bebidas, cigarro, têxtil, calçados, cremes dentais, sabonetes, xampus, entre outros.

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES