DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL UM DESAFIO GLOBA

 


O desenvolvimento sustentável é um conceito elaborado para fazer referência ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais. Entende-se por desenvolvimento sustentável a capacidade de utilizar os recursos e os bens da natureza sem comprometer a disponibilidade desses elementos para as gerações futuras. Isso significa adotar um padrão de consumo e de aproveitamento das matérias-primas extraídas da natureza de modo a não afetar o futuro da humanidade, aliando desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.

Sabemos que existem os recursos naturais não renováveis, ou seja, aqueles que não podem renovar-se naturalmente ou pela intervenção humana, tais como o petróleo e os minérios; e que também existem os recursos naturais renováveis. No entanto, é errôneo pensar que esses últimos sejam inesgotáveis, pois o seu uso indevido poderá extinguir a sua disponibilidade na natureza, com exceção dos ventos e da luz solar, que não são diretamente afetados pelas práticas de exploração econômica.

Dessa forma, é preciso adotar medidas para conservar esses recursos, não tão somente para que eles continuem disponíveis futuramente, mas também para diminuir ou eliminar os impactos ambientais gerados pela exploração predatória. Assim, o ambiente das florestas e demais áreas naturais, além dos cursos d'água, o solo e outros elementos necessitam de certo cuidado para continuarem disponíveis e não haver nenhum tipo de prejuízo para a sociedade e o meio ambiente.

 

A história do conceito de Desenvolvimento Sustentável

 

O conceito de desenvolvimento sustentável foi oficialmente declarado na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em 1972, na cidade de Estocolmo, Suécia, e, por isso, também chamada de Conferência de Estocolmo. A importância da elaboração do conceito, nessa época, foi a de unir as noções de crescimento e desenvolvimento econômico com a preservação da natureza, questões que, até então, eram vistas de forma separada.

Em 1987, foi elaborado o Relatório “Nosso Futuro Comum”, mais conhecido como Relatório Brundtland, que formalizou o termo desenvolvimento sustentável e o tornou de conhecimento público mundial. Em 1992, durante a ECO-92, o conceito “satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades” tornou-se o eixo principal da conferência, concentrando os esforços internacionais para o atendimento dessa premissa. Com esse objetivo, foi elaborada a Agenda 21, com vistas a diminuir os impactos gerados pelo aumento do consumo e do crescimento da economia pelo mundo.

Medidas sustentáveis

 


Dentre as medidas que podem ser adotadas tanto pelos governos quanto pela sociedade civil em geral para a construção de um mundo pautado na sustentabilidade, podemos citar:

v  redução ou eliminação do desmatamento;

v  reflorestamento de áreas naturais devastadas;

v  preservação das áreas de proteção ambiental, como reservas e unidades de conservação de matas ciliares;

v  fiscalização, por parte do governo e da população, de atos de degradação ao meio ambiente;

v  adoção da política dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) ou dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar);

v  contenção na produção de lixo e direcioná-lo corretamente para a diminuição de seus impactos;

v  diminuição da incidência de queimadas;

v  diminuição da emissão de poluentes na atmosfera, tanto pelas chaminés das indústrias quanto pelos escapamentos de veículos e outros;

v  opção por fontes limpas de produção de energia que não gerem impactos ambientais em larga e média escala;

v  adoção de formas de conscientizar o meio político e social das medidas acimas apresentadas.

    Essas medidas são, portanto, formas viáveis e práticas de se construir uma sociedade sustentável que não comprometa o meio natural tanto na atualidade quanto para o futuro a médio e longo prazo.

Atividade

1.    O conceito de desenvolvimento sustentável foi forjado por meio de intensas discussões globais. Qual alternativa melhor descreve as intenções do desenvolvimento sustentável?

 

(A) Promover a utilização indiscriminada dos recursos ambientais pela população global.

(B) Fomentar a desigualdade social nas regiões mais desmatadas do planeta.

(C) Auxiliar na preservação somente das reservas indígenas presentes no norte brasileiro.

(D) Incentivar o crescimento industrial por meio da utilização de combustíveis fósseis.

(E) Atender as necessidades atuais e possibilitar a preservação dos recursos para as gerações futuras.

Alternativa correta: letra E.

 

O conceito de desenvolvimento sustentável está atrelado à ideia de crescimento econômico, com respeito aos preceitos ambientais e às questões sociais. Dessa forma, o seu entendimento está baseado no atendimento das necessidades da sociedade atual com relação aos recursos naturais, mas sem que esse consumo atrapalhe o futuro das próximas gerações.

2.    A partir dos seus conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente, assinale qual alternativa apresenta corretamente uma ação sustentável.

 

(A) Separar os resíduos domésticos para a coleta seletiva.

(B) Utilizar sacolas plásticas nas compras do supermercado.

(C) Despejar resíduos de esgotamento doméstico nos rios.

(D) Limpar os passeios públicos com água corrente.

(E) Comprar produtos excessivamente embalados.

 

Alternativa correta: letra A.

A separação dos resíduos domésticos para a coleta seletiva é uma alternativa sustentável, uma vez que o lixo pode ser separado em rejeitos orgânicos e recicláveis, sendo utilizados para outros fins, como a compostagem e a reciclagem.

 3.    Nas últimas décadas, houve um aumento da preocupação da sociedade com as questões ambientais. No mundo atual, é cada vez mais recorrente a ocorrência de eventos climáticos extremos, assim como a diminuição da disponibilidade de recursos ambientais que são empregados nas diferentes atividades produtivas. São exemplos de fenômenos que têm gerado o aumento do debate sobre as questões relacionadas ao meio ambiente:

 

(A) o congelamento do Ártico e a poluição das ilhas oceânicas.

(B) o aumento do número de plásticos e das reservas de petróleo.

(C) o nivelamento dos níveis dos oceanos e a preservação do Pantanal.

(D) o enfraquecimento do El Niño e o aumento da pesca marítima.

(E) o aquecimento da temperatura terrestre e as mudanças climáticas.

 

Alternativa correta letra:  E.

 

Na atualidade, a sociedade tem refletido mais sobre as questões ambientais, em especial porque os reflexos das mudanças climáticas, como o aumento da temperatura terrestre, estão cada vez mais presentes no cotidiano das populações. Desse modo, cresce o debate sobre as políticas ambientais e, claro, sobre o desenvolvimento sustentável.

 

4.    A emergência da questão ambiental atual remete às intensas discussões sobre o meio ambiente, do nível local ao global. Porém, esse debate tem sua origem no século passado, a partir das discussões sobre o aumento dos impactos ambientais, realizadas por organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU). Qual o nome do primeiro encontro das Nações Unidas que discutiu abertamente a questão ambiental?

 

(A) Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano.

(B) Encontro das Nações Unidas para o Meio Ambiente Próspero.

(C) Encontro das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Sustentabilidade.

(D) Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

(E) Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.

 

Alternativa letra A.

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano foi realizada em 1972, na cidade de Estocolmo (Suécia). Ela foi a primeira conferência mundial realizada pela Organização das Nações Unidas que tratou de maneira direta sobre as questões ambientais de forma global. Na época, a grande preocupação era o impacto das atividades industriais promovidas pelos países desenvolvidos.

5.    Atualmente, em virtude do comprometimento da vida no planeta, cresceu o debate, a nível internacional, sobre as questões ambientais mundiais. É cada vez mais comum o estudo sobre os impactos ambientais para que haja conscientização da população e de governantes sobre a necessidade de se praticar um ________________________, que promova o desenvolvimento econômico sem comprometer o meio ambiente e a oferta de recursos naturais para o futuro.

 

SILVA, Thamires Olimpia. "O que é impacto ambiental?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-impacto-ambiental.htm. Acesso em 18 de fevereiro de 2021.

O termo que completa corretamente o texto acima é:

 

(A) estudo de impacto ambiental.

(B) desenvolvimento econômico.

(C) crescimento demográfico.

(D) desenvolvimento sustentável.

(E) aumentos das florestas.

 

Alternativa correta letra D.

 

O conceito que se encaixa corretamente no enunciado da questão é o de desenvolvimento sustentável. Ele remete à promoção do desenvolvimento econômico em conjunto com as questões ambientais e sociais, sem que haja um volume exacerbado de predação da natureza.

 

6.    Qual o nome do documento elaborado com o apoio das Nações Unidas que empregou pela primeira vez o termo “desenvolvimento sustentável”?

 

(A) “Luta pelo meio ambiente”.

(B) “O Futuro que Queremos”.

(C) “Nosso Futuro Comum”.

(D) “Agenda 21”.

(E) “Nosso planeta”.

 

Alternativa correta: letra C.

 

No ano de 1987, foi elaborado o documento “Nosso Futuro Comum”, um desdobramento da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, que foi realizada em 1972, na cidade de Estocolmo (Suécia). Esse documento representou, pela primeira vez, a mobilização global com relação às questões ambientais, sendo estabelecido o termo desenvolvimento sustentável.

 

7.    (Fatec 2012) Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas:

 

(A) evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente.

(B) atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades.

(C) investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo.

(D) desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos.

(E) incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos.

 

Alternativa correta: letra B.

A alternativa apresenta o conceito de desenvolvimento sustentável, que evoca a importância do crescimento econômico atrelado à capacidade ambiental do planeta e à emergência das questões sociais. Há nessa visão uma preocupação clara dos organismos internacionais com o futuro das próximas gerações do planeta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES