Os meios de transportes no Brasil

 

A importância dos meios de transporte



Os meios de transporte contribuem para a globalização e para o desenvolvimento econômico e social. -São responsáveis pela crescente mobilidade das pessoas para o emprego, nas deslocações cotidianas, nas viagens de turismo e etc.

História dos meios de transportes

Há centenas de anos, o homem se movia somente a pé. Caminhando, ele atravessou grandes distâncias, na maioria das vezes descalço.

De acordo com alguns cientistas, o primeiro meio de transporte foi o aquático, ainda no período da Pré-História. Para fazer canoas e botes, usados para cruzar mares e lagos, os homens utilizavam troncos de madeira, bambus e juncos.

A criação da roda provocou uma revolução nos meios de transporte. Mesmo sendo rudimentar e muito pesada, foi possível deixar o transporte mais efetivo quando foram usadas em carros tracionados por animais domesticados pelo homem.

Na antiguidade foram feitas estradas pavimentadas com pedras, o que facilitava a passagem de meios de transporte com rodas para vários propósitos - construção civil, comercial, político, social. Os egípcios foram os primeiros a construir estradas, mas quem se destacou nessa época foram os romanos. Estes pretendiam fazer a ligação entre Roma e os territórios dominados pelo seu grande império.

Acredita-se que o trenó tenha sido o primeiro transporte terrestre, uma espécie de madeira arrastada por um animal doméstico, como o cachorro. A domesticação de bichos modificou o aparecimento de transportes de tração animal: cavalos, burros, camelos e bois, por exemplo, passaram a ser usados para facilitar o transporte humano.

Com o passar dos séculos, os povos foram achando meios que ajudassem o transporte e a navegação. O transporte marítimo é um dos mais utilizados, devido a sua capacidade de carregar uma grande quantidade de carga entre um local e outro. Em 1914, foi inaugurado o canal do Panamá que diminuiu a distância entre a América e a Europa.

Revolução Industrial resultou na construção de ferrovias em vários lugares no mundo. As rodovias tinham a responsabilidade de ligar diferentes países, além de ligações com locais isolados com os grandes centros da época. O aparecimento do transporte aéreo diminuiu a dependência do transporte marítimo.

Principais meios de transportes

 Os Transportes no Brasil reúnem os mais diversos tipos de meios de transportes, ou seja, os terrestres, aquáticos, dutoviários e aéreos. Entretanto, o transporte mais utilizado no país, seja para o transporte de carga ou de pessoas, é, sem dúvida, o transporte terrestre rodoviário, realizado pelas estradas e rodovias, por veículos como carro, ônibus, caminhão, dentre outros.Os setores de transportes no país têm se expandido e melhorado em diversos aspectos nas últimas décadas, o que não significa que esteja satisfatório. Pesquisas da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), apontam para esses dados, sendo que cerca de 60% dos transportes no Brasil é realizado por rodovias, 20% por ferrovias, 13% por hidrovias e 4% por aerovias e dutovias.

No entanto, foi em meados do século XX com o processo de industrialização, que os governos democráticos, os quais buscavam o desenvolvimento político, econômico e social do Brasil, focaram na construção de estradas, pondo de lado, o sistema ferroviário, que passou a ser considerado lento e com elevado preço de implementação (construção de linhas férreas), em relação ao transporte terrestre rodoviário.

Problemas nos meios de transportes

Os transportes no Brasil sofrem de muitas carências. São inúmeros os pontos negativos que apontam para a precariedade do sistema público de transporte no país, sobretudo o transporte terrestre, posto que apresentam problemas como a superlotação, a insegurança e preços bem elevados.

A falta de fiscalização nas rodovias brasileiras pode ser outro problema importante a ser apontado, como por exemplo, os caminhões com carga superior àquela permitida, que trafegam nas estradas, gerando, assim, grande impacto nas construções, o que leva ao aumento de acidentes.

Meios de Transporte

Antes de mais nada, vale lembrar as categorias existentes para os meios de transporte, são classificadas segundo o local em que ocorrem:

  • Transporte Terrestre: realizado pela terra, sendo classificados em: rodoviário (rodovias), metroviário (metrovias) e ferroviário (ferrovias).
  • Transporte Aquático: Também chamado de “Aquaviários”, ocorrem nas hidrovias (vias de água), sendo classificadas em: marítimos (mar), fluviais (rios) e lacustre (lagos e lagoas)
  • Transporte Aéreo: realizado pelas aerovias (vias no ar), como os aviões, helicópteros, balões, dentre outros.
  • Transporte Dutoviário: também chamado de “transporte tubular”, ocorre por meio de tubos (dutos).

Os sistemas de transportes no Brasil têm início no século XIX, com a construção de algumas ferrovias e, mais tarde, com a expansão da malha rodoviária. A denominada “Era das Ferrovias” marcou o período de expansão da malha ferroviária no país, que durou de 1870 a 1920, sendo a “Estrada de Ferro Mauá”, a primeira ferrovia do país, inaugurada em 1854.

No entanto, foi em meados do século XX com o processo de industrialização, que os governos democráticos, os quais buscavam o desenvolvimento político, econômico e social do Brasil, focaram na construção de estradas, pondo de lado, o sistema ferroviário, que passou a ser considerado lento e com elevado preço de implementação (construção de linhas férreas), em relação ao transporte terrestre rodoviário.

Essas consequências são notórias até os dias de hoje, em que poucas linhas de ferro são utilizadas para o transporte de pessoas, enquanto o sistema rodoviário sofre com uma infraestrutura problemática oferecida à população, donde muitas estradas e rodovias apresentam péssimas condições para o transporte, desde a não pavimentação, falta de fiscalização, excesso de pedágios, dentre outros.

 

Professora: Mirian de Oliveira Lira

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES