Agricultura

 

Agricultura corresponde ao conjunto de técnicas usadas para o cultivo de espécies vegetais. O responsável por realizar a agricultura é o agricultor. O que é produzido na agricultura destina-se ao mercado alimentício ou às indústrias como matéria-prima para outros produtos, como o algodão, que é transformado em tecido.

 

Condições naturais necessárias para o desenvolvimento da agricultura

 

Apesar do grande desenvolvimento tecnológico e científico ocorrido nos últimos anos, elementos naturais como o relevo, o clima, o solo e água ainda são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura.

O relevo pode facilitar ou dificultar a prática agrícola. As áreas mais planas, por exemplo, favorecem a agricultura por facilitar a mecanização e o escoamento da produção. Nas áreas mais íngremes, de maior declividade, como morros ou montanhas, o uso de máquinas e o transporte da produção agrícola são dificultados. Além disso, há mais possibilidade de prejuízos coa a erosão, pois a inclinação do terreno aumenta a velocidade de escoamento da água.

O Clima existe uma ampla relação entre clima e agricultura no espaço rural. Isso acontece porque as práticas agrícolas são extremamente dependentes das variações atmosféricas, o que quer dizer que alguns fatores, como a quantidade de chuvas, a temperatura e outros elementos, interferem na produção das lavouras.

 O solo é um recurso natural renovável que desempenha um papel fundamental na produtividade agrícola, pois carrega em sua composição os nutrientes essenciais para as plantas. Os solos mais apropriados para agricultura são os ricos em humus, matéria orgânica em decomposição que é componente para a fertilidade do terreno.

A água, proveniente de rios ou da chuva, é um elemento cuja falta ou excesso pode inviabilizar determinados cultivos. Em muitos casos, a falta de chuva pode ser solucionada coma irrigação. Já o excesso de água no solo pode ser resolvido com sistemas de drenagem, que consiste na abertura de valas ou na implantação de drenos.

 

Produção agrícola

 

A agricultura pode ser realizada de diferentes maneiras, adequando-se às características do local onde é realizada e também ao mercado que consumirá os produtos cultivados. Divide-se em dois tipos segundo a extensão da área e a produtividade alcançada:

Agricultura intensiva: prática agrícola com muito capital investido, alta produtividade, mão de obra qualificada e alto nível de mecanização. É realizada em áreas de grande extensão, e a produção é destinada para a exportação.

Agronegócio - O agronegócio deve ser entendido como um processo, na produção agropecuária intensiva é utilizado uma série de tecnologias e biotecnologias para alcançar níveis elevados de produtividade, para isso é necessário que alguém ou uma empresa forneça tais elementos.

Diante disso, podemos citar vários setores da economia que faz parte do agronegócio, como bancos que fornecem créditos, indústria de insumos agrícolas (fertilizantes, herbicidas, inseticidas, sementes selecionadas para plantio entre outros), indústria de tratores e peças, lojas veterinárias e laboratórios que fornecem vacinas e rações para a pecuária de corte e leiteira, isso na primeira etapa produtiva.

Posteriormente a esse processo são agregados novos integrantes do agronegócio que correspondem às agroindústrias responsáveis pelo processamento da matéria-prima oriunda da agropecuária.

A agroindústria realiza a transformação dos produtos primários da agropecuária em subprodutos que podem inserir na produção de alimentos, como os frigoríficos, indústria de enlatados, laticínios, indústria de couro, biocombustíveis, produção têxtil entre muitos outros.

A produção agropecuária está diretamente ligada aos alimentos, processados ou não, que fazem parte do nosso cotidiano, porém essa produção é mais complexa, isso por que muitos dos itens que compõe nossa vida são oriundos dessa atividade produtiva, madeira dos móveis, as roupas de algodão, essência dos sabonetes e grande parte dos remédios têm origem nos agronegócios.

A partir de 1970, o Brasil vivenciou um aumento no setor agroindustrial, especialmente no processamento de café, soja, laranja e cana-de-açúcar e também criação de animais, principais produtos da época.

A agroindústria, que corresponde à fusão entre a produção agropecuária e a indústria, possui uma interdependência com relação a diversos ramos da indústria, pois necessitam de embalagens, insumos agrícolas, irrigação, máquinas e implementos.

Esse conjunto de interações dá à atividade alto grau de importância econômica para o país, no ano de 1999 somente a agropecuária respondeu por 9% do PIB do Brasil, entretanto, se enquadrarmos todas as atividades (comercial, financeira e serviços envolvidos) ligadas ao setor de agronegócios esse percentual se eleva de forma significativa com a participação da agroindústria para aproximadamente 40% do PIB total.

Esse processo também ocorre nos países centrais, nos quais a agropecuária responde, em média, por 3% do Produto Interno Bruto (PIB), mas os agronegócios ou agrobusiness representam um terço do PIB. Essas características levam os líderes dos Estados Unidos e da União Européia a conduzir sua produção agrícola de modo subsidiado pelos seus respectivos governos, esses criam medidas protecionistas (barreiras alfandegárias, impedimento de importação de produtos de bens agrícolas) para preservar as atividades de seus produtores.

Em suma, o agronegócio ocupa um lugar de destaque na economia mundial, principalmente nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, pois garante o sustento alimentar das pessoas e sua manutenção, além disso, contribui para o crescimento da exportação e do país que o executa.

Agricultura extensiva: prática agrícola com pouco capital investido, baixa produtividade, mão de obra rudimentar, além de não haver emprego de tecnologias avançadas. É realizada em pequenas propriedades rurais geralmente, e a produção destina-se ao mercado interno.

Outros tipos de agricultura

Agricultura familiar: é realizada por famílias, e a produção volta-se para a subsistência. A mão de obra é rudimentar, e o terreno é normalmente pequeno. A agricultura familiar é extremamente importante para a economia, pois representa 80% da produção de alimentos.

Agricultura comercial: também conhecida como agricultura moderna, representa o cultivo de um único produto agrícola cuja produção é voltada para o mercado externo. É realizada em grandes extensões de terra, possui alta mecanização e alta produtividade. Está associada a grandes impactos ambientais, como desmatamento, exaustão do solo e perda de biodiversidade.

Agricultura Orgânica é um processo produtivo comprometido com a organicidade e sanidade da produção de alimentos vivos para garantir a saúde dos seres humanos, razão pela qual usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si e com os seres humanos.

Esse modo de produção assegura o fornecimento de alimentos orgânicos saudáveis, mais saborosos e de maior durabilidade; não utilizando agrotóxicos preserva a qualidade da água usada na irrigação e não polui o solo nem o lençol freático com substâncias químicas tóxicas; por utilizar sistema de manejo mínimo do solo assegura a estrutura e fertilidade dos solos evitando erosões e degradação, contribuindo para promover e restaurar a rica biodiversidade local; por esse conjunto de fatores a agricultura orgânica viabiliza a sustentabilidade da agricultura familiar e amplia a capacidade dos ecossistemas locais em prestar serviços ambientais a toda a comunidade do entorno, contribuindo para reduzir o aquecimento global.

As práticas da agricultura orgânica, assim como as demais sob a denominação de biológica, ecológica, biodinâmica, agroecológica e natural, comprometidas com a sustentabilidade local da espécie humana na terra, implicam em:

1.     Uso da adubação verde com uso de leguminosas fixadoras de nitrogênio atmosférico;

2.     Adubação orgânica com uso de compostagem da matéria orgânica, que pela fermentação elimina micro-organismos como fungos e bactérias, eventualmente existentes em estercos de origem animal, desde que provenientes da própria região;

3.     Minhocultura, geradora de húmus com diferentes graus de fertilidade; manejo mínimo e adequado do solo com plantio direto, curvas de níveis e outras para assegurar sua estrutura, fertilidade e porosidade;

4.     Manejo da vegetação nativa, como cobertura morta, rotação de culturas e cultivos protegidos para controle da luminosidade, temperatura, umidade, pluviosidade e intempéries;

5. uso racional da água de irrigação seja por gotejamento ou demais técnicas econômicas de água contextualizadas na realidade local de topografia, clima, variação climática e hábitos culturais de sua população.

Atividade

1.    Assinale a alternativa que apresenta apenas características da agricultura extensiva.

 

(A) Corresponde à prática agrícola com alta produtividade que utiliza mão de obra qualificada e grande emprego de tecnologia.

(B) Há rotação de cultura e uso excessivo de fertilizantes e insumos para aumentar a produção.

(C) Produção voltada para o mercado interno. A mão de obra é rudimentar e pouco qualificada.

(D) É comum o esgotamento do solo por causa do seu uso permanente.

(E) é toda forma de cultivo de terra que é administrada por uma família e emprega como mão de obra os membros da mesma.

 

Alternativa correta: letra C

 

A agricultura extensiva corresponde a um sistema agrícola com pouco capital investido. A produtividade é baixa, e a produção é voltada para abastecer o mercado interno. A mão de obra é pouco qualificada e sobrepõe-se à mecanização.

 

2.    Assinale a opção que apresenta somente características da agricultura intensiva:

 

(A)  Mão de obra qualificada, minifúndios, produtos para exportação.

(B) Mão de obra qualificada, alta produtividade, latifúndios.

(C)  Mão de obra desqualificada, rotação de culturas, latifúndios.

(D) Mão de obra desqualificada, baixa produtividade, minifúndios.

(E) uso de técnicas rudimentares ou tradicionais.

Alternativa correta: letra

 

A agricultura extensiva é caracterizada pela mão de obra qualificada, pelo emprego de tecnologias que aumentam a produtividade e pela realização em latifúndios (propriedades rurais de grande extensão).


3.    Existem algumas condições necessárias para o desenvolvimento da agricultura marque a Alternativa que apresenta essas condições

 

(A) Relevo, clima, solo e água

(B)  Semente selecionada, mão de obra e solo

(C) Maquinaria, água da chuva e clima

(D) Ferramentais manuais, agrotóxicos e fertilizantes.

(E) Água, semente, tecnologia e adubos

 

Alternativa correta:  letra A

 

O relevo o clima e o solo são algumas das condições necessárias para o desenvolvimento da agricultura marque a Alternativa que apresenta essas condições.

 

4.    Existe uma prática agrícola com pouco capital investido, baixa produtividade, mão de obra rudimentar. O tipo de agricultura citado é:

 

(A) Agricultura intensiva.

(B) Agricultura familiar.

(C) Agricultura comercial.

(D) Agricultura extensiva

(E) Agricultura patronal

 

Alternativa correta: letra D

 

A agricultura extensiva é uma prática agrícola com pouco capital investido, baixa produtividade, mão de obra rudimentar, além de não haver emprego de tecnologias avançadas. É realizada em pequenas propriedades rurais geralmente, e a produção destina-se ao mercado interno.

 

5.    A modernização das técnicas agrícolas aumenta a produtividade, altera a organização do trabalho e amplia a relação das atividades primárias com a indústria e os serviços, sendo também denominada de

 

(A) plantation.

(B)  cultura de subsistência.

(C)  metropolização.

(D)  globalização.

(E) agronegócio.

Alternativa correta: letra E

 

O agronegócio é a junção de inúmeras atividades que envolvem, de forma direta ou indireta, toda a cadeia produtiva agrícola ou pecuária.

 

6.    Considere as afirmações sobre a implantação da agricultura moderna ou intensiva que é encontrada em larga escala nos países desenvolvidos.

 

I. Utilização da pesquisa agronômica com o objetivo de aperfeiçoamento genético das espécies.

 

II. Predomínio de grandes propriedades rurais, às quais se aplica a especulação imobiliária, objetivando a valorização da terra.

 

III. Intensa utilização de fertilizantes, corretivos e defensivos agrícolas.

 

IV. Desenvolvimento de uma rede de transportes estruturada, permitindo rápido acesso entre as áreas de produção e as áreas de consumo.

 

São verdadeiras:

 

(A)  apenas I, II e IV.

(B) apenas II, III e IV.

(C) apenas I, III e IV.

(D) apenas I e II

(E) I, II, III e IV.

 

Alternativa correta: C

 

Verdadeiro – As pesquisas e inovações científicas no campo da agricultura são destaques nos países desenvolvidos.

 

II. Falso – Não se observa a concentração fundiária em todas as nações desenvolvidas. As grandes propriedades rurais são recorrentes em países como os Estados Unidos, mas pouco existentes na União Europeia e, principalmente, no Japão.

 

III. Verdadeiro – A utilização de fertilizantes, apesar de muito criticada, é bastante utilizada nos países desenvolvidos, que visam a aumentar e acelerar a produção.

 

IV. Verdadeiro – A infraestrutura dos países desenvolvidos é bastante avançada e ajuda significativamente no escoamento dos produtos agrícolas.

 

7.    Sobre as agriculturas extensiva e intensiva, assinale V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas:

 

( ) A agricultura intensiva é uma modalidade agrícola que se caracteriza pelo pouco uso de insumos e de tecnologias. Já a agricultura extensiva utiliza bastante tecnologia e mão de obra qualificada.

( ) A agricultura extensiva utiliza técnicas rudimentares, portanto a preparação do solo é feita de maneira rudimentar.

( ) A agricultura intensiva caracteriza-se pelo pouco uso de insumos que auxiliam no aumento da produtividade.

 

( ) Na agricultura extensiva é bastante comum a seleção de sementes, buscando sempre as que são imunes às pragas.

 

Assinale a alternativa correta:

 

(A) FVFV

(B) FVFF

(C) VFFV

(D) VVFF

(E) FFVV

 

Alternativa correta: letra B


Falsa - A agricultura extensiva caracteriza-se pelo pouco emprego de insumos e tecnologias, sendo, portanto, mais rudimentar. Já a agricultura intensiva é a caracterizada pelo intenso uso de tecnologias e pela mão de obra qualificada.

Falsa – A agricultura caracterizada pelo pouco uso de insumos que aumentam a produtividade é a agricultura extensiva.

 Falsa – Na agricultura intensiva, há o processo de seleção de sementes e o uso de produtos transgênicos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES