Aspectos naturais da Europa, Ásia e Oceania

 

 Europa

Os aspectos naturais da Europa caracterizam-se pela relativa diversidade de suas paisagens, embora o continente apresente uma pequena área territorial.

O continente europeu é um dos menores continentes da Terra, sendo maior somente do que a Oceania. Sua área é de 10,5 milhões de km², maior que o Brasil apenas em dois milhões de km². Além disso, o continente, no que se refere à sua localização, é quase uma península ou extensão da Ásia, o maior dos continentes terrestres depois da Antártida. Os aspectos naturais da Europa, no entanto, apresentam uma grande diversidade tanto em suas formas de relevo quanto em sua biosfera e clima.

O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de áreas planas, com baixas altitudes, em vastas planícies. Mas isso não significa que não haja nesse continente um conjunto de regiões com elevadas altitudes. Os Alpes, situados ao norte da Península Itálica, formam as principais cadeias montanhosas da Europa, onde, inclusive, localiza-se o Monte Branco, com 4.810 metros de altitude. O ponto mais alto, no entanto, é o Monte Elbrus, um vulcão extinto situado na Cordilheira do Cáucaso, na Rússia.

Por situar-se em uma das faixas temperadas da Terra, o clima da Europa é caracterizado pela predominância de médias e baixas temperaturas, com relativo grau de umidade e muita influência da altitude e da continentalidade. Em geral, áreas mais altas e/ou com maiores latitudes costumam apresentar as mais gélidas condições climáticas da região. Os tipos climáticos existentes são o de montanha, o temperado continental, o temperado oceânico, o mediterrâneo e o subpolar.

Na maioria das áreas da Europa, as quatro estações são bem definidas, com verões muito quentes e invernos rigorosos. Aliás, é por causa disso que se convencionou dividir o ano em quatro estações, refletindo a visão eurocêntrica das ciências, haja vista que tal divisão não é completamente aplicável a todas as partes do mundo.

Embora o continente não apresente uma grande extensão territorial, há uma grande variedade de tipos de vegetação, com destaque para a Floresta Temperada, que foi quase que totalmente desmatada; a Taiga (coníferas), ao sul da Escandinávia; as Estepes, situadas na zona de clima temperado, com o predomínio de gramíneas; a Floresta Mediterrânea, na porção sul do continente; e a Tundra, nas zonas polares.

O relevo da Europa foi um dos fatores que influenciaram o desenvolvimento das sociedades antigas em diversas regiões do continente. A grande quantidade de penínsulas e de saídas para mares e oceanos possibilitou muitos contatos com povos de outros continentes, mesmo em tempos muito antigos. Além disso, os divisores de águas e as montanhas, além das áreas subpolares inóspitas, contribuíram para o isolamento ou o pouco contato entre alguns povos pré-modernos.

 Ásia

A Ásia é o continente dos contrastes, apresentando uma elevada variação climática, geomorfológica, demográfica, cultural e territorial.

A Ásia é o maior dos continentes terrestres, localizada totalmente no hemisfério oriental, em maior parte no hemisfério setentrional e com uma pequena porção de terras no hemisfério austral. Existem, ao todo, 50 países asiáticos.

Além de possuir a maior área territorial (com 44.579.000 km²), abriga também a maior parte da população do planeta, com muitas de suas regiões alcançando as mais elevadas densidades demográficas já registradas. Se o continente asiático corresponde a um terço das terras emersas do planeta, seus habitantes correspondem a 61% da população mundial, com cerca de 4,299 bilhões de pessoas.

O país mais populoso do mundo atualmente se encontra na Ásia: a China, com aproximadamente 1 bilhão e 400 milhões de habitantes. No entanto, em alguns anos, ela deverá perder esse posto para a Índia (atual segunda colocada com 1 bilhão e 250 milhões de pessoas), que também se encontra no continente asiático.

A Ásia é, sem dúvidas, o continente dos extremos. Além da maior área e população, o continente também apresenta o maior país do mundo (a Rússia, com 17 milhões de km²), o ponto mais alto do mundo (o Everest, com 8.848 metros acima do nível do mar) e a depressão absoluta mais profunda (o Mar Morto, com 427 metros abaixo do nível do mar).

O relevo da Ásia abriga todas as formas existentes. As cadeias de montanhas que se destacam são a Cordilheira do Himalaia, ao sul da China; os Montes Urais, que se estendem no sentido norte-sul e separam a Ásia da Europa no território da Rússia; e as montanhas localizadas na região do Cáucaso. Os planaltos asiáticos, próximos às cadeias montanhosas, formam as regiões com as maiores altitudes médias do planeta, tornando a ocupação humana praticamente impossível nesses espaços em função das baixas temperaturas. Há também algumas zonas de planícies, com ótimos solos para agricultura, e que, por isso, contam com grandes contingentes populacionais.

Há também no continente asiático uma grande diversidade atmosférica, com dez tipos climáticos diferenciados: Equatorial, Mediterrâneo, Tropical Úmido, Tropical, Subtropical, Semiárido, Desértico, Frio, Frio de Montanha e Polar. Uma expressão climática característica também de uma parte do continente é a zona das Monções, com duas grandes estações – uma muito seca e outra muito chuvosa – que se manifestam em função das diferenças de pressão atmosférica ao longo do ano.

Os dois principais blocos econômicos da Ásia são a CEI (Comunidade dos Estados Independentes) e a APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), sendo que esse último também conta com países das Américas. A CEI, na verdade, é composta por quase todos os países que faziam parte da extinta União Soviética, que, em face da constituição do socialismo, estão extremamente interligados estrutural e economicamente.

É na Ásia também que se encontram três dos cinco países que compõem os BRICS, como Rússia, China e Índia. Esses países são considerados como os de economia emergente, com grandes potenciais de crescimento. Outros países asiáticos que se encaixam nesse perfil são a Indonésia e a Coreia do Sul. A maior potência econômica da Ásia é a China, e o país que apresenta os melhores índices de desenvolvimento é o Japão.

 

Oceania

Os aspectos físicos da Oceania são bastantes diversos, o continente possui uma extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados.

Com extensão territorial de 8.526.462 quilômetros quadrados, correspondendo a 5,8% das áreas continentais, a Oceania é o menor continente terrestre. Essa região é formada por 14 países: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

A Austrália ocupa cerca de 90% da porção continental, os outros países são formados por ilhas e atóis no Oceano Pacífico, sendo que a maioria é de origem vulcânica. Essas ilhas estão divididas em três grupos: Polinésia (no extremo leste), Melanésia (porção central) e Micronésia (porção norte).

O relevo da Oceania é caracterizado pela grande diversidade de formações, onde é possível detectar unidades geomorfológicas como, por exemplo, a cordilheira australiana e as cadeias de montanhas. A Austrália possui extensas áreas de formação planáltica muito antiga. Esse país também abriga montanhas (nas porções leste e sudeste), conhecidas como os Alpes.

A Oceania é o único continente que possui países nos quatro hemisférios da Terra – Setentrional, Meridional, Ocidental e Oriental. As principais Zonas Climáticas que o continente ocupa são a Zona Temperada do Sul (entre o Trópico de Capricórnio e a Zona Glacial Antártica) e a Zona Intertropical (entre os Trópicos de Capricórnio e o de Câncer).

Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas. A fauna é representada pelos cangurus, coalas, ornitorrinco, entre outros.

Atividade

1.    O continente europeu está localizado predominantemente da faixa temperada do planeta. Mesmo assim, por meio da influência dos elementos e fatores climáticos, possui diferentes tipos de clima. Qual o tipo climático que NÃO é encontrado na Europa?

 

(A) Equatorial

(B) Mediterrâneo

(C) Polar

(D) Temperado Continental

Alternativa correta: letra A

O clima Equatorial não é encontrado na Europa, uma vez que é um tipo climático típico das zonas tropicais, mais precisamente localizado nas proximidades da Linha do Equador. O clima equatorial é encontrado no Norte do Brasil, por exemplo.

 

2.    Embora o continente europeu não apresente uma grande extensão territorial, há uma grande variedade de tipos de vegetação. Marque a alternativa que apresenta dois tipos de vegetação encontradas na Europa.

 

(A) Vegetação Mediterrânea e Floresta Tropical.

(B) Tundra e Mata Atlântica.

(C) Caatinga e Floresta Equatorial.

(D) Estepes e Taiga.

 

Alternativa correta: letra D

Podemos encontra no continente europeu vegetação dos tipos Taiga (coníferas), ao sul da Escandinávia; as Estepes, situadas na zona de clima temperado.

3.    O relevo da Europa foi um dos fatores que influenciaram o desenvolvimento das sociedades antigas em diversas regiões do continente. Marque a alternativa que apresenta a principal característica do relevo da Europa.

 

(A) O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de planaltos, com altas altitudes.

(B) O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de depressões, com baixas altitudes, em vastos planaltos.

(C) O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de áreas planas, com baixas altitudes, em vastas planícies.

(D) O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de montanhas, com altas altitudes, em vastas depressões.

 

Alternativa correta: letra C

O relevo da Europa é caracterizado pela grande predominância de áreas planas, com baixas altitudes, em vastas planícies.

4.    Em termos populacionais, a Ásia apresenta grandes concentrações de população, com destaque para os dois países mais populosos do mundo. Quais são eles?

 

(A) China e Japão

(B) Bangladesh e Taiwan

(C) Indonésia e Índia

(D) China e Índia

 

Alternativa correta: letra D

A China e a Índia são os dois países com a maior população do mundo, sendo que ambas as nações possuem mais de um bilhão de habitantes. Em razão das políticas de controle populacional da China, a Índia deve ultrapassar a nação vizinha e se tornar, nos próximos anos, o país mais populoso do globo.

 

5.    Em relação às características do clima de monções do sul da Ásia, marque a única afirmação correta a seguir:

 

(A) As chuvas são sazonais e mudam, significativamente, a vida econômica da região.

(B) As precipitações regulares e intensas durante todo o ano mantêm as planícies aráveis.

(C) O período de inundações é muito quente e provoca grandes perdas agrícolas.

(D) Os invernos chuvosos são provocados pelas correntes úmidas vindas do mar.

Alternativa correta letra: A

O clima de monções é tipicamente asiático, influenciado pela umidade proveniente do oceano Índico, que banha toda a extensão sul da Ásia. A sua principal característica é a presença de duas estações bem definidas: uma seca e outra chuvosa. Dessa maneira, as chuvas apresentam sazonalidade e indicam o período mais propício para o cultivo de produtos agrícolas, com destaque para o arroz.

6.    Analise as afirmativas e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

 

(   ) Com 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão, a Oceania é o menor continente terrestre.

(   ) A Oceania é um continente formado por uma massa continental (Austrália) e por vários grupos de ilhas localizadas no oceano Atlântico.

(   ) Com exceção da Nova Zelândia e Austrália, a economia dos países da Oceania baseia-se nas atividades primárias.

(   ) A Oceania está localizada totalmente ao sul da linha do Equador, pertencendo, portanto, somente ao Hemisfério meridional.

 

Pela análise realizada a sequência correta é:

(A) F, V, F, V

(B) V, F, V, F

(C) V, V, F, F

(D) F, F, V, V

Alternativa correta: letra B

7.    Totalizando 14 nações, a Oceania é o menor continente do planeta Terra. A maioria dos seus países possui pouca representatividade no cenário internacional, entretanto, duas nações da Oceania apresentam elevadas médias de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Marque a alternativa que indica os países mais desenvolvidos desse continente.

 

(A) Austrália e Samoa

(B) Indonésia e Malásia

(C) Austrália e Nova Zelândia

(D) Nova Zelândia e Papua Nova Guiné

 

Alternativa correta: letra C

Os países de maior destaque socioeconômico da Oceania são: Austrália e Nova Zelândia. A Austrália detém, atualmente, o segundo maior IDH do planeta: 0,970. A Nova Zelândia, por sua vez, ocupa o 20° lugar no ranking mundial de IDH, cuja média é de 0,950. Essas duas nações apresentam grande desenvolvimento industrial, fato que reflete diretamente na economia de cada país.

 

8.    Cite três dos principais climas que atuam na Oceania.

 

Resolução

Entre os climas que atuam na Oceania podemos citar: o árido tropical, subtropical e tropical.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES