Aspectos demográficos da América Anglo-saxônica e da América Latina.

 

América Anglo-saxônica

A América Anglo-saxônica é constituída pelo Canadá e Estados Unidos, países que se destacam pelo elevado desenvolvimento.

A América Anglo-saxônica é uma região do continente americano formada pelos Estados Unidos e Canadá. Apesar do termo “anglo-saxônico” fazer referência aos países que possuem como língua oficial o inglês, apenas os Estados Unidos e o Canadá são considerados como parte dessa regionalização, pois o elemento unificador não é o idioma, mas sim as características econômicas e socioculturais. Como os Estados Unidos e o Canadá são os únicos países desenvolvidos da América e estabelecem muitas relações entre eles, convencionou-se agrupá-los em uma única região. Os demais países do continente integram a América Latina, onde predomina o subdesenvolvimento e a dependência econômica.

Diferentemente da América Latina, onde predominou a colonização espanhola e portuguesa do tipo de exploração, os Estados Unidos e Canadá foram colonizados pela França (parte do Canadá) e, principalmente, pela Inglaterra, que desenvolveu um modelo de colonização diferente das que ocorreram nos demais países da América. Na chamada colonização de povoamento, que ocorreu nessas duas nações, as metrópoles incentivavam a fixação permanente e o desenvolvimento da colônia, pois acreditavam que, quanto mais desenvolvida fosse a colônia, maior seria o seu lucro. Assim, grandes contingentes populacionais migraram da Europa movidos, principalmente, pelos problemas sociais, econômicos e religiosos de seu país de origem e pela grande expectativa de prosperidade nessa nova terra.

Como esses migrantes tinham a intenção de construir um “novo mundo”, uma “nova Europa”, foi necessário criar uma série de infraestruturas que permitissem aos europeus viverem com uma qualidade de vida semelhante àquela que possuíam na Europa. Com isso, o período colonial nos Estados Unidos e Canadá foi marcado por um grande desenvolvimento econômico mercantil e manufatureiro. Embora parte do lucro das atividades econômicas ficasse para os colonizadores, outra parte desse dinheiro era investida no desenvolvimento da própria colônia, com a criação de estradas, cidades e o desenvolvimento de manufaturas e técnicas de produção que garantissem o aumento gradativo da produtividade.

O desenvolvimento dessas infraestruturas foi fundamental para garantir a autonomia política e econômica desses países após a sua independência, já que, como possuíam um adiantado desenvolvimento econômico e de manufaturas, esses dois países não tiveram dificuldades para ingressar na lógica imperialista mundial e para se industrializar sem depender de capital ou tecnologia estrangeiros. Com isso, essas duas nações se desenvolveram rapidamente, tornando-se grandes potências econômicas e militares.

Atualmente, com um PIB de cerca de 17 trilhões de dólares, os Estados Unidos são a maior potência econômica e militar do mundo, exercendo uma grande influência na maioria dos países do globo, principalmente na América Latina. Já o Canadá ocupa hoje o 10º lugar no ranking das maiores potências econômicas mundiais, com um PIB de quase 2 trilhões de dólares. A economia dos dois países que integram a América Anglo-Saxônica baseia-se principalmente no desenvolvimento das atividades industriais, com o emprego de muita tecnologia, altamente competitiva e diversificada, e no setor de serviços, principalmente o comércio, bancos e o turismo.

Em algumas áreas dos Estados Unidos e do Canadá (nas grandes planícies e no estado americano da Califórnia), o setor primário também é forte. Os Estados Unidos destacam-se pelos produtos agropecuários, como a produção altamente industrializada de trigo, milho e algodão, bem como a criação de suínos e bovinos. Já o Canadá, em virtude do clima muito frio de grande parte do seu território, encontra dificuldades para produzir produtos agrícolas. Sua produção no setor primário deriva principalmente da extração mineral.

Em virtude do alto grau de desenvolvimento econômico desses países, o padrão de vida da população na América Anglo-Saxônica é alto. Juntas, as duas potências possuem cerca de 353 milhões de habitantes. A expectativa de vida é alta, cerca de 78¹ anos, nos Estados Unidos, e 81 anos, no Canadá. Os níveis de escolaridade são bons, pois cerca de 99% da população canadense e norte-americana é alfabetizada, e a média de anos de estudo é de 12,4 anos nos Estados Unidos e 11,5 anos no Canadá. Os investimentos na saúde ultrapassam 17% do PIB desses países. Além disso, a mão de obra americana e canadense, em razão da forte pressão da sociedade, na maioria das vezes, é bem remunerada.

América Latina


A América Latina é constituída por países que possuem um passado colonial em comum e que possuem idiomas originados do latim.

Os países da América Latina apresentam características históricas, sociais e culturais semelhantes

PUBLICIDADE

A América Latina é uma porção do continente americano localizada entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (conjunto de ilhas situado no extremo sul da América do Sul). Nessa porção do continente americano, vivem cerca de 586 milhões de pessoas*. A área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2 .

Essa regionalização leva em conta a história e as características culturais. O continente americano fica então dividido em América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá) e América Latina, que recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês. Por essa razão, o México também está incluído nessa divisão.

Os países da América Latina possuem um passado colonial em comum. A colonização de exploração foi a marca do passado desses países. A maioria dessas atuais nações serviu às suas metrópoles e teve suas economias voltadas à exportação, o que impediu a constituição de um mercado interno consolidado e causou prejuízos que permanecem até os dias atuais. Essa característica também diferencia expressivamente a América Latina da América Anglo-saxônica.

Outra característica histórica que é comum aos países da América Latina é a concentração de terras nas mãos da elite, mesmo após a descolonização. Esse fator é um dos responsáveis pelas marcantes desigualdades sociais e econômicas presentes nesses países. Todavia, apesar de muitas semelhanças, esse conjunto de países possui diferenças que nos permitem agrupá-los em grandes conjuntos regionais:

 

México

 

América Central e Guianas

A América Central é a região formada por dois conjuntos de países: a porção ístmica (ligada ao continente) e a porção insular (composta por ilhas).

Suriname e Guiana – países independentes – e Guiana Francesa (departamento ultramarino francês), embora estejam na América do Sul, possuem características socioeconômicas mais parecidas com as dos países caribenhos (América Central).

América do Sul:

América Andina

É marcada pela presença da Cordilheira dos Andes. São chamados andinos os países que compõem essa sub-região latino-americana: Venezuela, Colômbia, Peru, Equador, Bolívia e Chile.

América Platina

Os países platinos são aqueles banhados pela Bacia do Prata (Plata, em espanhol), que é formada pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Os países que constituem essa sub-região são: Argentina, Paraguai e Uruguai.

 

Brasil

É o país mais extenso da América Latina e com maior população. O Brasil é o único país que tem a língua portuguesa como idioma oficial. Faz fronteira com quase todos os países da América do Sul, com exceção do Chile e do Equador.

Aspectos físicos da América Latina

A Cordilheira dos Andes é uma extensa cadeia montanhosa que abrange sete países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina

A Cordilheira dos Andes é uma extensa cadeia montanhosa que abrange sete países: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina

Os principais elementos do relevo da América Latina são: A Serra Madre Ocidental, no planalto mexicano; a Cordilheira Montanhosa dos Andes, situada na porção oeste da América do Sul; o Planalto das Guianas e o Planalto Brasileiro; e as Planície do Orinoco, Planície Amazônica e Planície Platina, localizadas na porção central da América do Sul.

A América Latina é rica em recursos hídricos e possui extensas bacias hidrográficas, como a Bacia do Orinoco, a Bacia Amazônica e a Bacia Platina.

O Rio Amazonas é o maior da América Latina. Sua bacia compreende Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil

O Rio Amazonas é o maior da América Latina. Sua bacia compreende Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname, Bolívia e Brasil

A América Latina está situada na zona intertropical, onde predominam os climas quentes, com exceção do extremo sul (Argentina e Chile) e das áreas montanhosas (Andes).

Sua grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens: Floresta Amazônica, Cerrado, Caatinga, Pampa ou Estepes e desertos (México, Atacama e Patagônia).

 

Atividade

1.    A América pode ser regionalizada, dentre outras formas, por meio da divisão em América Anglo-Saxônica e América Latina. Essa divisão se dá por meio de critérios:

 

(A)  geográficos, devido à diversidade de relevo e geologia entre as regiões do continente americano.

(B) naturais, já que na porção mais ao norte da América há a predominância de climas tropicais.

(C) pedológicos, pois o solo americano possui composições distintas no extremo norte do continente.

(D) socioculturais, em razão da diferença cultural dos povos colonizadores que chegaram à América.

 

Alternativa correta: letra D

A divisão entre a América Anglo-Saxônica e a América Latina se dá em termos socioculturais. A América Anglo-Saxônica foi colonizada por ingleses e franceses, possui como idiomas principais o inglês e o francês, além de ser formada pelos dois países desenvolvidos do continente americano. Já a América Latina foi colonizada principalmente por portugueses e espanhóis e é formada por países subdesenvolvidos.

2.    A América Anglo-Saxônica, formada por Canadá e Estados Unidos, foi colonizada por quais países Europeus?

 

(A) Inglaterra e Alemanha.

(B) Inglaterra e Irlanda.

(C) Inglaterra e França.

(D) França e Espanha.

Alternativa correta: letra C

3.    No que toca aos aspectos naturais dos países anglo-saxões da América, assinale a alternativa correta.

 

(A) Estão localizados nas zonas temperadas e polares do globo, com climas predominantemente frios.

(B) São influenciados climaticamente pelas massas de ar frias, provenientes da zona antártica.

(C) Apresentam climas típicos das zonas tropicais e intertropicais do mundo, como o equatorial.

(D) Possuem tipos climáticos marcados pela grande presença de umidade, como o subtropical.

Alternativa correta: letra A

A América Anglo-Saxônica está situada nas faixas temperada e polar do globo. Dessa maneira, há uma predominância de tipos climáticos caracterizados pelas baixas temperaturas, como o temperado, o frio, o frio de montanha e o subpolar.

4.    A América Anglo-Saxônica é uma importante região econômica do globo. Com relação às atividades econômicas dessa região, assinale a alternativa correta.

 

(A) A atividade industrial está concentrada na produção de bens de baixo valor agregado.

(B) A economia local está voltada para a produção e beneficiamento de combustíveis fósseis.

(C) A indústria têxtil é a principal empregadora de mão de obra qualificada na região.

(D) A produção industrial é caracterizada pela produção de bens manufaturados e tecnológicos.

 

Alternativa correta: letra D

A indústria da América Anglo-saxônica é caracterizada pela presença de grandes corporações internacionais, que produzem produtos manufaturados de alto valor agregado, como equipamentos de transporte e de tecnologia.

5.    A respeito das características da América Latina, estão corretas as afirmativas abaixo, exceto:

 

(A) A América Latina representa a maior parte do continente americano e localiza-se entre o Rio Grande (fronteira entre os Estados Unidos e o México) e a Terra do Fogo (extremo sul do continente).

(B) A América Latina é regionalizada de acordo com critérios físicos, como relevo, hidrografia e clima.

(C) A América Latina é muito extensa no sentindo norte-sul. Sua área total é de 21.060.501 km2, o que resulta em uma densidade demográfica de 27,8 habitantes por km2.

(D) A América Latina recebe esse nome porque é composta por países que têm como língua oficial idiomas que derivam do latim, como português, espanhol e francês.

Alternativa correta: letra B

A regionalização da América Latina, assim como a da América Anglo-saxônica, obedece a critérios históricos (tipo de colonização, passado escravocrata) e culturais (origem e costumes semelhantes).

6.    A América Central é constituída de uma parte continental e outra insular. Entre os países que integram a parte insular estão:

 

(A) Costa Rica e Jamaica

(B) Guatemala e Honduras

(C) El Salvador e Porto Rico

(D) Cuba e República Dominicana

Alternativa correta: letra D

7.    São características da América Central:

 

(A) constituída de grandes e pequenas ilhas, colonizadas pelos espanhóis e portugueses, apresentando baixo crescimento vegetativo;

(B) área de intenso vulcanismo, economias independentes, mercado interno numeroso e população branca;

(C) politicamente fragmentada, paisagens naturais diversificada e economia baseada na exportação de produtos agrícolas;

(D) relevo montanhoso, economia baseada no comércio de minerais e predomínio de governos monárquicos;

Alternava correta: letra C

 

8.    A grande extensão no sentido norte-sul, as diferentes latitudes e a variação climática conferem à América Latina uma enorme diversidade de formações vegetais. Destacam-se as principais paisagens, exceto:

 

(A) Desertos

(B)  Floresta Amazônica

(C) Cerrado

(D) Tundra

Alternativa correta: letra D

Tundra é uma vegetação rasteira e extremamente resistente ao frio. É comum nas regiões polares.

9.    Quais são os países que formam a América Anglo Saxônica?

Resolução:

A América Anglo-saxônica é constituída pelo Canadá e Estados Unidos, países que se destacam pelo elevado desenvolvimento.

10. Escreva os nomes de três países que fazem parte da América Latina.

Resolução:

Brasil, Argentina e México

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES