Questões do Enem sobre Globalização

 



A globalização é um termo que foi elaborado na década de 1980 para descrever o processo de intensificação da integração econômica e política internacional, marcado pelo avanço nos sistemas de transporte e de comunicação. Por se caracterizar como um fenômeno de caráter mundial, muitos autores preferem utilizar o termo mundialização.

É preciso lembrar, porém, que, apesar de ser um conceito recentemente elaborado, a sua ocorrência é antiga. A maioria dos cientistas sociais marca o seu início no final do século XV e início do século XVI, quando os europeus iniciaram o processo de expansão colonial marítima. Com isso, é possível perceber que a globalização não é um fato repentino e consolidado, mas um processo de integração gradativa que está constantemente se expandindo.

Aldeia global

Muitos autores utilizam o termo “aldeia global” para se referir à globalização, pois ela não se limita aos planos políticos e econômicos, ocorrendo também no âmbito da cultura. Observa-se uma grande troca de costumes, hábitos e mercadorias culturais. Os animes japoneses e os filmes de Hollywood, por exemplo, são assistidos em todo o mundo.

A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.

Assim, muito se fala em uma padronização cultural. No entanto, há quem conteste essa tese, dizendo que os regionalismos também se ampliam, promovendo o aumento da heterogeneidade cultural. Outros chegam a afirmar que o que ocorre, na verdade, é uma hegemonização cultural, em que os costumes dominantes se impõem sobre os demais.

Para se ter uma ideia dos avanços tecnológicos e do aumento da velocidade nas trocas de informações, podemos comparar as notícias das mortes de duas personalidades mundialmente conhecidas. Em 1865, quando Abraham Lincoln faleceu, a notícia chegou à Europa treze dias depois. Em 2009, a morte de Michael Jackson estava sendo divulgada em tempo real para todo o mundo.

O geógrafo e economista David Harvey, em sua obra “A condição pós-moderna”, utiliza-se de um conceito específico para se referir ao aumento da velocidade nas trocas comerciais e de informações: a compressão espaço-tempo. Isso porque, com os avanços nos meios de transporte, as grandes distâncias deixaram – ou estão deixando – de ser um obstáculo. Ao mesmo tempo, os avanços nos meios de comunicação também “encurtaram” o tempo, como no exemplo citado acima. O que se levava vários dias ou semanas para ser noticiado, hoje é conhecido pelo mundo todo em pouquíssimos segundos.

Críticas à globalização

O processo de globalização, em seus moldes atuais, vem sendo duramente criticado por alguns intelectuais e grupos sociais organizados. A principal afirmação é de que esse processo ocorre de uma forma que beneficia apenas as elites econômicas e os países dominantes, em detrimento das populações pobres e regiões de todo mundo.

O ponto central das críticas é que os avanços tecnológicos e das comunicações sempre alcançam primeiramente aqueles que possuem um poder aquisitivo superior. Outro fator é que, com as expansões das inúmeras multinacionais em todo o mundo, amplia-se a concentração de renda, de modo que o número de pessoas contempladas pelos benefícios da mundialização diminui constantemente. Um exemplo a ser citado é o fato de as três pessoas mais ricas do mundo somarem mais riquezas do que os 48 países mais pobres do mundo juntos.

Além disso, segundo os críticos da globalização, o processo de integração mundial foi construído tendo como base o modelo europeu de cultura e civilização. Assim, toda forma de conhecimento e comportamento teria sido estabelecida com base nos padrões eurocêntricos de moralidade, suprimindo povos e culturas tradicionais de outros países, considerados “inferiores” pela ideologia dominante.

O geógrafo Milton Santos, em sua renomada obra Por uma outra Globalização, divide esse fenômeno em três abordagens: a) a globalização como fábula, ou seja, da forma como nos é contada; b) a globalização como perversidade, da forma como ela realmente é; c) a globalização como possibilidade, quando propõe a ideia de uma outra globalização, mais justa e igualitária.

Atualmente, os principais movimentos organizados para lutar contra a globalização ou contra as suas consequências são o Fórum Social Mundial e o Ocuppy Wall Street.

 

Questões do Enem

Questão 1 – (Enem 2019) Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença.”

Disponível em: http://cartamaior.com.br

 

No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:

 

(A) liberdade política.

(B) mobilidade humana.

(C) conectividade cultural.

(D) disparidade econômica.

(E) complementaridade comercial.

 

Alternativa correta: letra D.

A globalização tem como uma de suas consequências o crescimento da desigualdade social e de renda, sobretudo entre a população mais pobre. A crítica trazida no texto de apoio, feita pelo Papa Francisco, recai justamente sobre esse aspecto.

 

Questão 2 - (Enem-2015) Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.

 

HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).

 

Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a:

 

(A)  criação de uniões aduaneiras.

(B)  difusão de padrões culturais.

(C)  melhoria na infraestrutura de transportes.

(D)  supressão das barreiras para comercialização.

(E)  organização de regras nas relações internacionais.

 

Alternativa correta: letra C

Melhoria na infraestrutura de transportes.

Ao criar uma rede de transportes eficiente, os custos para exportação diminuem e tornam o princípio da globalização realidade. Por isso, a alternativa C está coerente com o que foi perguntado na questão.

Questão 3 - (Enem-2015) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.

SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).

Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:

 

(A)  Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.

(B)  Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.

(C)  Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.

(D)  Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.

(E)  Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

Alternativa correta: letra E

Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

O texto faz menção aos "avanços da ciência" ocorridos com a Segunda Revolução Industrial (final do século XX). Estes avanços sempre significaram eficiência na produção, mais demissões e diminuição de emprego porque a máquina substitui a força de trabalho do ser humano.

Questão 4 – (Enem 2016) Dados recentes mostram que muitos são os países periféricos que dependem dos recursos enviados pelos imigrantes que estão nos países centrais. Grande parte dos países da América Latina, por exemplo, depende hoje das remessas de seus imigrantes. Para se ter uma ideia mais concreta, recentes dados divulgados pela ONU revelaram que somente os indianos recebem 10 bilhões de dólares de seus compatriotas no exterior. No México, segundo maior volume de divisas, esse valor chega a 9,9 bilhões de dólares e nas Filipinas, o terceiro, a 8,4 bilhões.

 

HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Edunesp, 2006.

 

Um aspecto do mundo globalizado que facilitou a ocorrência do processo descrito, na transição do século XX para o século XXI, foi o(a)

 

(A) integração de culturas distintas.

(B) avanço técnico das comunicações.

(C) quebra de barreiras alfandegárias.

(D) flexibilização de regras trabalhistas.

(E) desconcentração espacial da produção.

 

Alternativa correta: letra B.

A globalização é marcada pelo advento do meio técnico-científico-informacional, que é composto por uma série de novos instrumentos e técnicas de comunicação que permitem a rápida troca tanto de informações como de dinheiro e mercadorias entre quaisquer localidades do globo, por mais distantes que sejam fisicamente. Esse é o aspecto evidenciado e descrito na questão acima.

Questão 5 (Enem-2015) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação.

Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade.

 

CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011.

A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de:

 

(A)  monitoramento da produção.

(B)  valorização do preço da terra.

(C)  correção dos fatores climáticos.

(D)  divisão de tarefas na propriedade.

(E)  estabilização da fertilidade do solo.

 

Alternativa correta: letra A

Monitoramento da produção

 

Ao descrever a utilização das tecnologias dentro do processo produtivo, o texto faz uma ponte entre as necessidades específicas do solo e o auxílio que podemos obter da ciência e das máquinas para melhorar o aproveitamento da terra.

Questão 6 - (Enem-2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova York para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

 

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educator, 1994 (adaptado).

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de:

 

(A)   linhas de montagem e formação de estoques.

(B)   empresas burocráticas e mão de obra barata.

(C)   controle estatal e infraestrutura consolidada.

(D)   organização em rede e tecnologia de informação.

(E)   gestão centralizada e protecionismo econômico.

 

Alternativa correta: letra D

Organização em rede e tecnologia de informação.

O texto descreve uma cadeia produtiva que se desenvolveu em distintas partes o globo e que só é possível existir graças ao avanço de meios de comunicação modernos e velozes.

Questão 7 - (ENEM- BR - 2010) Os meios de comunicação funcionam como um elo entre os diferentes seguimentos de uma sociedade. Nas últimas décadas, acompanhamos a inserção de um novo meio de comunicação que supera em muito outros já existentes, visto que pode contribuir pra democratização da vida social e política da sociedade à medida que possibilita a instituição de mecanismos eletrônicos para a efetiva participação política e disseminação da informação.

Constitui o exemplo mais expressivo desse novo conjunto de redes informacionais a

(A) Internet

(B) Fibra ótica

(C) TV digital

(D) Telefonia móvel

(E) Portabilidade telefônica

Alternativa correta: letra A

A Internet possibilita hoje uma difusão rápida, através das novas tecnologias de informação, do conhecimento permitindo às empresas não só melhorar a sua eficiência, mas fundamentalmente oferecerem novos produtos e serviços pelos quais os consumidores, através dos mecanismos de mercado, manifestam a sua preferência.

Questão 8 – (Enem 2018)

 

Texto I

 

As fronteiras, ao mesmo tempo que se separam, unem e articulam, por elas passando discursos de legitimação de ordem social tanto quanto conflito.

 

CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nação e o seu retrato literário. Revista Ciências Sociais, n. 2, 2009.

 

Texto II

 

As últimas barreiras ao livre movimento do dinheiro e das mercadorias e informação que rendem dinheiro andam de mãos dadas com a pressão para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequência perdem, física ou espiritualmente, suas raízes.

 

BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

 

A ressignificação contemporânea da ideia de fronteira compreende a

 

(A) liberação da circulação de pessoas.

(B) preponderância dos limites naturais.

(C) supressão dos obstáculos aduaneiros.

(D) desvalorização da noção de nacionalismo.

(E) seletividade dos mecanismos segregadores.

 

Alternativa Correta: letra E.

A questão evidencia mais um dos aspectos da globalização, que é a circulação. O que ocorre no período recente é a maior liberdade para o fluxo de mercadorias, informações e dinheiro entre diferentes territórios. Esses movimentos passam a impressão de maior flexibilização das fronteiras. Isso não acontece, no entanto, quando estamos tratando da circulação de pessoas. Os mecanismos segregadores de controle de entrada e saída em determinadas regiões fronteiriças permanecem os mesmos ou se intensificam, e sua rigidez varia entre Estados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MIGRAÇÕES

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre