Formação e ocupação do território brasileiro
A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.
A primeira região a ser povoada pelos portugueses foi o litoral, especialmente o nordestino. Ali se estabeleceram as plantações de cana de açúcar, os engenhos, e os portos.
Paralelo a isso, os colonos organizavam expedições em busca de mão de obra, metais e pedras preciosas.
O território brasileiro no período colonial
O Tratado de Tordesilhas obrigava os portugueses a permanecerem no litoral. Com isso, a primeira atividade econômica foi a exploração do pau-brasil e em seguida, o plantio da cana de açúcar.
Com a União Ibérica (1580-1640), o Tratado de Tordesilhas deixa de ter validade. Desta maneira, os colonos portugueses podem ir para o interior. Com isso, encontram ouro e pedras preciosas nas regiões hoje conhecidas como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.
Com o fim da União Ibérica e o restabelecimento da monarquia em Portugal, os portugueses se expandem para o sul e fundam a Colônia do Sacramento, em 1680. A fim de resguardar aquelas terras, os espanhóis respondem criando Os Sete Povos das Missões onde jesuítas e índios guaranis viveriam.
Posteriormente, começa na Europa a Guerra de Sucessão (1700-1713), uma disputa entre as potências europeias para escolher o próximo soberano espanhol. Esta briga se refletiria também nas colônias americanas e mudaria o os limites do Brasil.
Com o fim do conflito é assinado o Tratado de Utretch, o qual estabelecia:
Ø as fronteiras entre o Brasil e a Guiana Francesa
Ø o Amapá, disputado entre França e Portugal, foi reconhecido como português
Ø a Colônia do Sacramento foi entregue à Espanha
Ø a área ocupada pelos Sete Povos das Missões foi cedido a Portugal.
O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.
A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.
Até o século XVI, o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.
Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram:
No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
Formação territorial do Brasil no século XIX
Com a vinda da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, o território do Brasil sofreu novas alterações.
A atividade mineradora perdeu força e o café passou ser o principal produto de exportação do Brasil. Com isso, os estados como Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo ganharam importância.
A Banda Oriental do Uruguai foi incorporada ao Brasil como Província da Cisplatina e a Guiana Francesa foi ocupada militarmente. Em 1817, o Brasil deixa a Guiana Francesa, mas obtém o reconhecimento da posse da foz do Amazonas.
Após a independência, porém, as Províncias Unidas do Rio da Prata, alegam que a área da Cisplatina lhes pertencia e tem início a Guerra da Cisplatina (1825-1828). A solução é a criação de um Estado independente, a República Oriental do Uruguai.
Nesta época, se registram a criação das províncias de Alagoas (1817), Sergipe (1820), Amazonas (1850) e Paraná (1853).
Organização do território brasileiro no século XX
Com a proclamação da República, em 1889, as províncias passam a se denominar "estados".
O Brasil aumentou de tamanho durante o século XX. A França alegava que parte do Amapá lhe pertencia, pois não reconhecia o rio Oiapoque como fronteira.
Em maio de 1900, após disputas diplomáticas lideradas pelo barão do Rio Branco, a questão foi resolvida a favor do Brasil e uma faixa de terra de 250.000 km² foi incorporado ao estado do Pará.
No entanto, o principal conflito territorial foi registrado com a Bolívia.
Ambos os países se enfrentavam pela região onde atualmente é o estado do Acre. O confronto deu origem a Revolução Acreana e terminou com a incorporação destas terras pelo Brasil. Através do Tratado de Petrópolis, a Bolívia foi indenizada e a ferrovia Madeira-Mamoré foi construída.
No século XX, observamos a reorganização territorial do Brasil com a criação de novos estados como o Território Federal do Guaporé (1943), Mato Grosso do Sul (1977) e Tocantins (1988). Isso respondia ao crescimento da população e também tinha o objetivo de melhorar a administração local.
O Território Federal do Guaporé passou a ser o estado de Rondônia, em 1982. Por sua vez, Amapá e Roraima foram elevados à categoria de estados em 1988.
Atividade
1. A exploração econômica do território brasileiro teve grande importância para a ocupação realizada pelos colonizadores. No século XVI as principais atividades econômicas desenvolvidas pelo território foram:
(A) A produção da cana de açúcar em algumas áreas do sudeste; a pecuária, em direção ao interior; e a busca pelas drogas do sertão (guaraná, urucum, cravo, canela, salsa, entre outras) para Amazônia.
(B) A exploração da pecuária pelo território e a exploração de ouro e diamante.
(C) A exploração do pau – brasil, e a produção da cana de açúcar, principalmente no Nordeste.
(D) A produção de café no Sudeste, de cacau e de algodão no Nordeste e de borracha na Amazônia.
(E) A produção das drogas do sertão no Norte a exploração do ouro em Minas gerais e a exploração da borracha na Amazônia.
Alternativa correta letra: D
A produção de café no Sudeste, de cacau e de algodão no Nordeste e de borracha na Amazônia.
2. No século XVII, contribuíram para a penetração para o interior brasileiro:
(A) o desenvolvimento das culturas da cana-de-açúcar e do algodão
(B) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais
(C) a necessidade de defesa e o combate aos franceses
(D) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa
(E) a Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro
Alternativa correta: letra B
O apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais
3. Uma característica do território brasileiro bastante relevante é a sua grande extensão longitudinal. Do extremo leste, a Ponta do Seixas, em Paraíba, até o extremo oeste, a Nascente do Rio Moa, no Acre, há uma distância de 4.319 quilômetros.
Uma característica socioespacial do Brasil resultante do fator acima apresentado é:
(A) elevada variação climática
(B) presença de domínios naturais diversificados
(C) existência de vários fusos horários
(D) acentuada unidade topográfica
(E) facilidade para o deslocamento rodoviário
Alternativa correta: letra C
A grande distância do ponto de visto longitudinal (leste/oeste) do país não interfere em fatores que dependem da latitude, como o clima, que influencia a presença e os tipos de vegetação. Nesse caso, a grande consequência é a diferença de fusos horários, demarcados oficialmente a partir de quatro diferentes horas legais.
4. Leio o trecho da canção a seguir:
“Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval)”.
(JOR, J. B. ; SIMONAL, W. País Tropical. Intérprete: Jorge Ben Jor).
Ao dizer que o Brasil é um “país tropical”, o trecho acima está, em uma perspectiva geográfica,
(A) correto, pois o território brasileiro é cortado por ambos os trópicos da Terra.
(B) incorreto, pois nenhum trópico, de fato, corta a área do país.
(C) correto, pois a maior parte do país encontra-se em uma zona intertropical.
(D) incorreto, pois não existe o “clima tropical” na classificação climática do Brasil.
(E) Correto pois a maior parte do território brasileiro apresenta clima semiárido e tropical
Alternativa correta: letra C
O trecho da canção, em uma perspectiva geográfica, está correto, pois a maior parte do território brasileiro encontra-se em uma faixa intertropical, isto é, ao norte do Trópico de Capricórnio e ao sul do Trópico de Câncer.
5. A ocupação do território colonial português ocorreu a partir de algumas localidades do litoral rumo ao interior do continente. Indique qual das alternativas é incorreta em relação a este processo histórico.
(A) A partir do litoral nordestino, seguindo o curso do rio São Francisco.
(B) A partir do litoral paulista, alcançado a região de Minas Gerais e do atual Centro-Oeste brasileiro.
(C) A partir do litoral paulista, alcançando a atual Região Sul do Brasil.
(D) A partir do litoral nordestino, alcançando a atual Região Sul do Brasil.
(E) A partir da Região Norte, alcançando a atual Região Sudeste.
Alternativa correta: letra D
6. A ocupação originada no litoral do Nordeste não chegou a alcançar a região Sul do Brasil, limitando-se à região da caatinga e ao litoral norte da região.
(Cesgranrio- RJ) A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral e associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia. As afirmações abaixo relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.
1. No vale amazônico, o extrativismo vegetal – as drogas do sertão – e a captura de índios atraíram os colonizadores.
2. A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
3. O planalto central, nas áreas correspondentes aos atuais estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
4. A zona missionária no Sul do Brasil representava um obstáculo tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto a Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
5. O Sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão de obra para a expansão da lavoura.
As afirmações corretas são:
(A) somente 1, 2 e 4.
(B) somente 1, 2 e 5.
(C) somente 1, 3 e 4.
(D) somente 2, 3 e 4.
(E) somente 2, 3 e 5.
Alternativa correta: letra C
A afirmação 2 está incorreta, pois havia interesse econômico em relação à pecuária na ocupação do Pampa gaúcho. E a 5 está incorreta pelo fato de a ocupação do sertão nordestino não ser decorrente da lavoura canavieira, mas também da pecuária.
7. A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites:
(A) a expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta das minas de ouro, foi consolidada nos Tratados de Utrecht
(B) a região missioneira no Sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus
(C) o Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual
(D) o Tratado do Pardo garantiu a Portugal o controle da região das Missões e do rio da Prata
(E) O Tratado de Tordesilhas, tinha o objetivo de substituir o Tratado de Madri (1494), estabelecendo assim, novas fronteiras entre as colônias de Portugal e Espanha na América.
Alternativa correta: letra C
o Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual
Comentários
Postar um comentário