Principais problemas ambientais do Brasil e do mundo



Os problemas ambientais são decorrentes principalmente do crescimento e desenvolvimento da sociedade.

As questões ambientais devem ser alvo de atenção, principalmente pelos impactos socioambientais gerados.

Os principais problemas ambientais que afetam o Brasil e o mundo são:

 

Ø  Desmatamento

Ø  Mudanças climáticas

Ø  Poluição do ar

Ø  Poluição da água

Ø  Degradação do solo

Ø  Geração de resíduos

Ø  Superpopulação

Ø  Extinção de espécies

Ø  Modificação genética

Desmatamento

Problema: eliminação total ou parcial da cobertura vegetal ocasionando um desequilíbrio ao ambiente.

Causas: a atividade humana é a principal causa do desmatamento para, por exemplo, explorar a madeira e outros produtos da floresta, criar pasto para pecuária e expandir cidades.

Consequências: a retirada da vegetação de um local facilita a erosão do solo, diminui a reciclagem de gás carbônico e afeta diretamente o clima, ocasionando mudanças climáticas.

A floresta tropical é uma das mais devastadas do mundo. Segundo dados do Global Forest Watch (GFW), só em 2018 12 milhões de hectares desse tipo de vegetação foram perdidos.

Possíveis soluções: desenvolvimento sustentável, leis ambientais, cumprimento do código florestal, aumento da fiscalização para conter o desmatamento ilegal e monitoramento do desmatamento.

Mudanças climáticas

Problema: significativas alterações no clima do planeta Terra por causas naturais ou em decorrência das ações humanas.

Causas: as mudanças na órbita da Terra e glaciações são exemplos de causas naturais. Já a queima de combustíveis fósseis, como petróleo e gás natural, é uma das principais fontes de lançamento de gases nocivos ao ambiente.

 

O acúmulo de gases na atmosfera intensifica o efeito estufa por reter na superfície o calor proveniente da radiação solar. O agravamento dessa situação faz com que a temperatura média da Terra aumente.

Consequências: acidificação dos oceanos, desequilíbrio dos ecossistemas, desastres naturais, redução de produtividade na agricultura e extinção de espécies.

Possíveis soluções: investimento em energias renováveis, acordos para diminuição da emissão de gases poluentes, preservação das florestas, entre outros.

Poluição do ar

Problema: elevação dos níveis de substâncias consideradas poluentes e que acarretam um desequilíbrio ao meio ambiente.

Causas: a poluição do ar é causada principalmente por gases poluentes de fontes naturais, como atividades vulcânicas, e atividades humanas, como industrialização e queima de combustíveis fósseis nos veículos.

Consequências: o aumento de gases poluentes no ar compromete a sua qualidade e pode gerar diversos problemas de saúde, principalmente respiratórios.

Diversos países, segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, apresentam a poluição do ar acima do aceitável. Segundo relatório da entidade, só em 2016 a causa da morte de 4,2 milhões de pessoas está relacionada com a poluição do ar.

Possíveis soluções: estabelecimento de limites para os níveis de emissão, utilização de transportes alternativos, monitoramento da qualidade do ar e criação de tecnologias com menor poder de poluição.

Poluição da água

Problema: alteração da qualidade da água tornando-a prejudicial para o ambiente e imprópria para consumo, o que afeta diretamente a manutenção da vida no planeta.

Causas: descarte de produtos e dejetos em corpos d’água, resíduos de atividades agrícolas, domésticas e industriais lançados na água sem o tratamento adequado.

Consequências: desequilíbrio dos ecossistemas, morte de espécies aquáticas, proliferação de microrganismos nocivos e surgimento de doenças, eutrofização e efeito acumulativo de metais pesados nos organismos.

Possíveis soluções: conscientização da população, tratamento de esgoto, leis que delimitem os parâmetros para descarte dos resíduos, fiscalização e punições severas.

 

Degradação do solo

Problema: destruição do solo seja por causas naturais ou decorrente das atividades humanas, inviabilizando a sua capacidade de produzir.

Causas: exploração em excesso sem rotatividade de culturas, contato com poluentes, perda de nutrientes, salinização, acidificação, lixiviação e diminuição de matéria orgânica.

Consequências: perda de produtividade na agricultura, infertilidade, impactos socioambientais, entre outros.

Possíveis soluções: rotação de plantio, controle da erosão, reflorestamento e manejo adequado, com utilização de adubo e planejamento correto da cultura.

Geração de resíduos

Problema: aumento do número de materiais descartados na natureza. Seguindo no ritmo atual, segundo a ONU, a geração de resíduos urbanos chegará a 4 bilhões de toneladas por ano em 2050.

Causas: crescimento populacional, industrialização, aumento do consumo, utilização de materiais que demoram a se decompor na natureza, descarte indevido pela população e destinação final inadequada.

Consequências: acúmulo de lixo e geração de doenças, desequilíbrio ambiental, poluição visual, alagamentos pelo entupimento de bueiros, contaminação do solo, da água e do ar.

Possíveis soluções: reduzir a produção de lixo, coleta seletiva para destinação correta, estimular a reutilização e a reciclagem são ações para diminuir a quantidade de resíduos no ambiente.

Superpopulação

Problema: o número de pessoas do mundo aumenta a cada dia e os recursos disponíveis podem não ser suficientes para todos e um desequilíbrio leve ao esgotamento dos recursos naturais.

Causas: o fenômeno pode estar relacionado com o aumento da expectativa de vida, diminuição da mortalidade infantil e desencorajamento do uso de métodos contraceptivos.

Consequências: a superpopulação está relacionada diretamente com o aumento do consumo e, consequentemente, a produção de resíduos. Quanto mais pessoas no mundo, maior a demanda por água, comida, energia, entre outros.

Além disso, poluição, pobreza, destruição de florestas para construção de cidades, aumento da desertificação pela degradação do solo e surgimento de epidemias são acontecimentos mais propensos.

 

Possíveis soluções: conscientização da população, planejamento familiar e diminuição da taxa de crescimento populacional.

Extinção de espécies

Problema: ameaça de desaparecimento de espécies no planeta.

Causas: embora a extinção seja algo que aconteceu em vários momentos no planeta, outros fatores, como poluição, mudanças climáticas, destruição do habitat, caçadas e desastres ambientais têm intensificado a ocorrência do fenômeno.

Consequências: alteração das cadeias alimentares, perda da biodiversidade, redução de recursos alimentares, interferência na autorregulação do ambiente, entre outros.

Possíveis soluções: educação ambiental, preservação dos habitats, proteção das espécies ameaçadas de extinção, combate ao tráfico principalmente de animais, entre outros.

Modificação genética

Problema: os organismos geneticamente modificados, frutos da introdução de genes de outras espécies, podem acarretar uma poluição genética no ambiente.

Causas: a busca para desenvolver espécies com características desejáveis, que de forma natural não aconteceria, levou a criação das plantas transgênicas, cujos efeitos ainda são difíceis de estimar com a liberação no ambiente.

Consequências: ameaça à biodiversidade, contaminação por transgenes, eliminação de espécies, exposição à agentes tóxicos, surgimento de pragas.

Possíveis soluções: conscientização sobre os riscos, legislação atualizada, estudo do impacto causado.

 

Atividade

 

1.    As mudanças climáticas são um dos principais problemas ambientais do mundo que tem afetado grande parte da população de pessoas, de animais e de plantas.

 

Esse problema traz diversas consequências negativas para o meio ambiente, da qual se destaca:

 

(A)  aumento da temperatura do globo terrestre.

(B)  diminuição dos níveis dos oceanos.

(C)  aumento da urbanização.

(D)  crescimento da industrialização.

(E)  diminuição dos gases de efeito estufa.

 

Alternativa correta: letra A

As mudanças climáticas estão relacionadas com o aumento da temperatura no globo terrestre. Com o aumento dos gases do efeito estufa, o calor é retido e, consequentemente, a temperatura da Terra aumenta.

Esse calor excessivo é absorvido pelos oceanos o que afeta diretamente o ecossistema marinho.

Um dos problemas relacionados com a mudança climática é o derretimento das geleiras que, além de elevar o nível do mar, pode afetar as cidades litorâneas e as ilhas.

Vale notar que a urbanização e industrialização são causas das mudanças climáticas e não consequências.

2.    A poluição do solo é um problema grave que pode até mesmo torná-lo improdutivo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de diminuir a poluição do solo.

 

(A) Reciclagem.

(B) Reutilização de produtos.

(C) Uso de produtos biodegradáveis.

(D) Saneamento básico.

(E) Aumento do número de lixões.

 

Alternativa correta: letra E

Os lixões são depósitos de lixo a céu aberto que contribuem para poluição do solo e contaminação das águas.

 

3.    O _________ é um dos principais problemas ambientais no Brasil que acontece desde a chegada dos portugueses em 1500.

 

Das alternativas abaixo, a que preenche corretamente a lacuna é:

(A)  assoreamento

(B)  efeito estufa

(C)  desmatamento

(D)  empobrecimento do solo

(E)  uso de agrotóxicos

 

Alternativa correta: letra C

O desmatamento, também chamado de desflorestamento, é um dos problemas ambientais mais antigos que acontece no Brasil desde a chegada dos portugueses em 1500.

A exploração do pau-Brasil, que ocorreu no período colonial, foi o princípio da eliminação de parte da cobertura vegetal do país.

Estima-se que desde 1970, o Brasil já perdeu cerca de 20% das suas florestas por conta do desmatamento.

Dentre as principais causas desse problema ambiental, podemos citar: o aumento da urbanização e da atividade agrícola e pecuária; além da exploração de madeira.

 

4.    As ilhas de calor representam um dos problemas ambientais urbanos. Esse fenômeno climático acontece devido:

 

(A)  ao aumento das queimadas nas zonas rurais.

(B)  a diminuição da densidade demográfica dos centros urbanos.

(C)  ao aumento da inversão térmica nas cidades.

(D)  a elevação das temperaturas em algumas zonas urbanas.

(E)  aos microclimas periféricos que afetam diretamente as cidades.

 

Alternativa correta: letra D

A ilha de calor, também chamada de ilha de calor urbana (ICU), são microclimas identificados pelo aumento de temperatura em algumas zonas dos centros urbanos.

Isso porque os raios solares que atingem esses locais têm dificuldade de se dissiparem por conta das construções nas grandes cidades.

É possível que quando isso acontece, a temperatura das zonas rurais próximas, ou mesmo das áreas periféricas, apresentem uma diferença de 5 a 10 graus.

A inversão térmica é outro fenômeno que acontece nos centros urbanos por meio da inversão das camadas atmosféricas, onde o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente fica retido nas camadas mais elevadas.

 

5.    Muitos impactos ambientais trazem consequências graves e algumas vezes irreversíveis para o meio ambiente. Alguns deles são causados pelo homem e surgem, sobretudo, pela falta de consciência ambiental, como o uso indiscriminado dos recursos naturais.

 

Todas as alternativas abaixo trazem exemplos de ações positivas relacionadas com a consciência ambiental, exceto:

 

(A)   a economia de água e de energia

(B)   o uso de automóveis

(C)   o descarte correto do lixo

(D)   a redução do consumo

(E)   o uso de sacolas biodegradáveis

 

Alternativa correta: letra B

 

Muitas ações humanas danificam o meio ambiente e, portanto, a educação ambiental tem sido um dos temas mais debatidos na atualidade. Alguns exemplos que envolvem a consciência ambiental são:

 

evitar o desperdício de água e de energia;

utilizar veículos que não poluem o meio ambiente, por exemplo, as bicicletas;

utilizar a coleta seletiva para que o lixo possa ser reciclado;

reduzir o consumo excessivo, evitando assim, o desnecessário e o aumento de lixo;

utilizar sacolas de pano para fazer comprar ou mesmo sacolas biodegradáveis.

 

6.    Das opções abaixo, a que não representa um impacto ambiental é:

 

(A)  chuva ácida

(B)  assoreamento dos rios

(C)  desertificação

(D)  poluição sonora

(E)  mobilidade urbana

 

 

Alternativa correta: letra E

 

O conceito de mobilidade urbana está relacionado com a forma e os meios utilizados pela população para se deslocar dentro do espaço urbano.

 

7.    O aquecimento global e o efeito estufa são fenômenos que se relacionam. Sobre isso, é correto afirmar:

 

(A)  O efeito estufa e o aquecimento global são dois fenômenos ambientais relacionados com a retenção de calor no núcleo terrestre.

(B)  O efeito estufa é um fenômeno natural decorrente dos movimentos de rotação e translação da Terra.

(C)  O aquecimento global é o resultado da intensificação do efeito estufa e consiste no aumento das temperaturas médias do planeta e das águas dos oceanos.

(D)  Os principais gases do efeito estufa que dificultam a dispersão da radiação solar e provocam maior retenção de calor são o hélio e o radônio.

(E)  As principais causas do aquecimento global estão relacionadas com a maritimidade e a continentalidade.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES