A diversidade étnica mundial

 

Migrações, refugiados e diversidade

A população mundial é marcada pela diversidade religiosa, étnica e linguística, entre outras. Isso reforça a importância de ações que combatam a discriminação (cultural, étnica ou de qualquer outra natureza), uma vez que a diversidade é uma característica constitutiva dos aspectos demográficos do mundo.

A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. Desde a Pré –história ocorrem migrações, por razões variadas, como busca por melhores condições de vida e a fuga de guerras e conflitos.

No fim do século XIX e no início do século XX, muitos europeus emigraram de seu continente e foram, em grande parte, para as Américas do Norte e do Sul em busca de uma vida melhor e com mais oportunidades. O Brasil é um dos países que receberam muitos desses migrantes, principalmente italianos.

A partir da segunda metade do século XX e do início do XXI, muitas migrações ocorreram em consequência de conflitos e guerras civis.

UM MUNDO DIVERSO

A diversidade do modo de vida das populações em todo o mundo pode ser constatada por inúmeros aspectos, como culturais, religiosos, históricos, artísticos, políticos, econômicos, entre outros.

Conhecendo esses aspectos, temos condições de compreender melhor cada sociedade e, inclusive, enxergar a relação entre tais aspectos, diferenciando cada grupo. As religiões por exemplo, além da função espiritual, exercem papelcultural e político.

O idioma é outro aspecto muito importante para diferenciar as sociedades humanas, pois está relacionado à identidade  de certo grupo, além de poder contribuir para a expansão cultural de determinado país.

Para avaliar o grau de influência de um idioma, é preciso levar em conta não apenas o número de falantes no país de origem, mas seu uso ao redor do planeta. O mandarim, por exemplo, embora seja uma língua falada pelo maior número de pessoas, não é difundido em muitos outros países além da China. Atualmente, o inglês é considerado a língua internacional em áreas como comércio, ciência, tecnologia, turismo e comunicações.

NA CONTRAMÃO DA DIVERSIDADE

Existe uma grande diversidade étnica e cultural no mundo. Porém, infelizmente, muitos grupos sociais e até Estados adotam posturas preconceituosas e intolerantes em relação a determinados grupos étnicos, como ocorre, por exemplo, com os curdos, espalhados por vários países no Oriente Médio, os rohingya, em Mianmar, ou os indígenas, que vivem em diversas regiões do mundo. Esses grupos são perseguidos, sofrem discriminação e são privados de direitos que cabem a outros cidadãos.

Outro problema relacionado ao preconceito e à intolerância,que vem ganhando força, principalmente em países desenvolvidos do continente europeu, é a xenofobia, que pode ser entendida como aversão ao cidadão estrangeiro. O estranhamento da população local em relação aos imigrantes pode gerar intolerância social em relação àqueles que não têm a mesma identidade, ou seja, que não compartilham a mesma cultura, língua, etnia e religião, por exemplo.

Alguns governos adotam medidas radicais de restrição à permanência dos imigrantes, forçando-os a retornar a seus países de origem, Parte da população local apoia as restrições governamentais e expressa seu descontentamento por meio de manifestações públicas.

Governos e populações xenófobos tentam justificar sua intolerância, alegando que a permanência dos imigrantes agrava os problemas urbanos e a situação econômica do país. Outra justificativa é o temor de parte da população de

perder seu emprego.

A COMPOSIÇÃO ÉTNICA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro. Os indígenas constituem a população nativa do país, os portugueses foram os povos colonizadores da nação e os negros africanos foram trazidos para o trabalho escravo.

Esse contexto proporcionou a miscigenação dos habitantes do Brasil, caracterizados como mulato (branco + negro); caboclo ou mameluco (branco + índio); cafuzo (índio + negro). Com o prosseguimento da miscigenação, originaram-se os inúmeros tipos que hoje compõem a nossa população.

A composição étnica dos brasileiros é um conteúdo muito importante, passível de uma atenção especial por parte do educador ao aplicá-lo em sala de aula. Mostre aos alunos a diversidade étnica da população nacional e como esse fator contribuiu para a nossa identidade cultural; demonstre aspectos culturais presentes em nossas vidas, originários dos indígenas, portugueses, africanos, além dos outros imigrantes europeus, árabes e asiáticos.

A diversidade étnica da população brasileira

É sempre importante ressaltar que nos estados brasileiros não há homogeneidade étnica, e sim, a predominância de vários grupos. A distribuição dos principais grupos étnicos pelo território nacional é uma consequência do povoamento das regiões do país.

A região Sul teve os europeus como principais povos ocupantes do território; na Amazônia, predominam os descendentes indígenas; os afro-descendentes são maioria no Nordeste brasileiro. No entanto, existe grande diversidade mesmo entre essas regiões, pois além de ter ocorrido a miscigenação nesses locais, há um grande fluxo migratório entre essas partes do Brasil.

Após uma abordagem histórica da formação da população brasileira, solicite aos alunos um trabalho em grupo (até 4 pessoas) contendo os principais grupos étnicos do Brasil, sua distribuição no território nacional e suas contribuições culturais e econômicas para a nação.

 

Atividade

1.    Entre os problemas relacionado ao preconceito e à intolerância contra os estrangeiros podemos citar o fenômeno da Xenofobia em países europeus. Marque a alternativa que caracteriza esse fenômeno

 

(A)  Pode ser entendida como aversão ao cidadão estrangeiro.

(B)  Pode ser entendido como respeito a cultura estrangeira.

(C)  Pode ser entendido como diversificação da cultura estrangeira.

(D)  Pode ser entendido como associação da cultura estrangeira.

(E)  Pode ser entendido como proibição da cultura estrangeira.

 

2.    O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:

 

(A) Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães.

(B)  Imigrantes italianos, africanos e os imigrantes árabes.

(C) Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.

(D) Indígenas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos.

(E) Os africanos negros escravizados, os europeus – essencialmente italianos, holandeses e alemães –  e os imigrantes árabes.

Alternativa correta: letra C

A formação étnica da população brasileira possui como principais elementos o negro africano, o indígena nativo e o branco europeu.

3.    Os grupos de origem europeia que constituem a atual população brasileira tiveram origens, motivações e história distintas no país. Os primeiros grupos europeus vieram para o Brasil logo no início da colonização do país e outros aportaram aqui apenas no século passado.

 

Os grupos humanos de origem europeia estão listados abaixo, exceto:

 

(A) Portugueses

(B) Holandeses

(C) Japoneses

(D) Alemães

(E) Italianos

 

 

Alternativa correta: letra E

Italianos, portugueses, holandeses e alemães são povos europeus que vieram para o Brasil em diferentes períodos. Os japoneses também fazem parte da leva de imigrantes que o Brasil recebeu, contudo, são asiáticos.

4.    Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o Brasil . Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.

 

O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira?

 

(A) Imigrantes árabes.

(B) Africanos

(C) Imigrantes japoneses.

(D) Indígenas.

(E) Alemães e italianos.

Alternativa correta: letra B

Os africanos foram durante séculos a mão de obra essencial para o desenvolvimento das atividades econômicas no Brasil.

 

5.    A respeito dos conceitos de raça e etnia, avalie as proposições a seguir:

 

I.             No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser avaliado em seu sentido biológico, tendo em vista que, nesse aspecto, só existe a raça humana.

II.             Raça e etnia referem-se à constituição física de uma determinada população. Os europeus nórdicos, australianos e estadunidenses pertencem a uma mesma raça, pois possuem características físicas semelhantes, como cor da pele, cabelo e olhos.

III.          Quando se utiliza o termo raça para se referir a uma ou mais populações humanas, deve-se estar atento, pois o enfoque, nesses casos, é o aspecto sociocultural para diferenciar os grupos populacionais por características físicas e históricas.

IV.          O termo raça tem origem biológica, diferentemente do termo etnia, que tem origem biológica, religiosa e cultural.

V.           O termo etnia corresponde aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.

 

Estão corretas as alternativas:

 

(A) I, II e V.

(B) II, IV e V.

(C) I, II e IV.

(D)  I, III e V.

(E) I, III, IV e V.

Alternativa correta: letra D

Quando se refere a grupos humanos, o termo “raça” não é compreendido em seu sentido biológico, mas em seus aspectos socioculturais. Já o termo “etnia” costuma definir as populações com base também em suas diferenciações culturais e linguísticas, envolvendo também tradições, religiões e outros elementos.

 

 

6.    “A população mundial é marcada pela diversidade”. Essa afirmação é correta? Justifique.

Resolução

A população mundial é marcada pela diversidade religiosa, étnica e linguística, entre outras. Isso reforça a importância de ações que combatam a discriminação (cultural, étnica ou de qualquer outra natureza), uma vez que a diversidade é uma característica constitutiva dos aspectos demográficos do mundo.

7.    A diversidade mundial, tem relação com os movimentos migratórios? Justifique sua resposta.

 

Resolução

A diversidade mundial tem relação com os movimentos migratórios que marcam a história dos povos e das nações. Desde a Pré –história ocorrem migrações, por razões variadas, como busca por melhores condições de vida e a fuga de guerras e conflitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES