Relação entre industrialização e urbanização

 

A relação entre industrialização e urbanização baseia-se no processo de produção do espaço geográfico, sobretudo por meio da modernização técnica das sociedades.

No processo de constituição e transformação do espaço geográfico ao longo da história, um dos fatores que exerceram uma maior influência foi a industrialização, que se manifestou em diferentes ritmos e períodos entre os diversos países. Nesse sentido, podemos dizer que um desses efeitos foram as transformações relacionadas com o processo de urbanização das sociedades.

A relação entre industrialização e urbanização encontra-se no fato de que é o processo industrial que dinamiza as sociedades e atua no sentido de modernizá-las, embora esse não seja o único fator responsável por isso. Assim, ampliam-se os chamados fatores atrativos das cidades, ou seja, o conjunto de características do meio urbano que atrai os migrantes advindos do campo.

Além disso, entre os efeitos da industrialização na urbanização, temos a transformação do meio rural e, por extensão, dos fatores repulsivos do campo, ou seja, os elementos do meio rural responsáveis por enviar de maneira relativamente forçada a população rural para as cidades. Nesse caso, podemos citar a mecanização das atividades agrícolas, que geram a substituição de uma grande quantidade de trabalhadores por maquinários e do tipo de agrossistema adotado. Essa mecanização é intensificada pelas inovações técnicas produzidas pela industrialização. Portanto, a industrialização intensifica a urbanização das sociedades no sentido de propiciar a formação do êxodo rural, que é a migração em massa da população do campo para as cidades, além de atrair essa migração justamente para as áreas mais industrializadas, onde há mais empregos direta e indiretamente produzidos pelas indústrias.

Vale lembrar que não é só a atividade industrial em si que gera uma maior atratividade demográfica para as cidades, mas a dinâmica econômica por ela produzida, que provoca o surgimento de maiores oportunidades em outros ramos da economia, principalmente no setor terciário (comércio e serviços). Não por coincidência, os países que mais avançaram no processo de industrialização e modernização das sociedades são aqueles que mais apresentam um setor terciário como composição predominante na produção de riquezas em suas respectivas economias.

Industrialização e urbanização no Brasil

No caso da industrialização e urbanização do Brasil, podemos perceber que as áreas que historicamente mais se industrializaram são aquelas que mais concentram um grande contingente populacional e, assim, encontram-se mais urbanizadas. As regiões Sudeste e Sul, principalmente as regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro, formam as maiores aglomerações urbanas do país, uma vez que essas áreas detêm a maior porção do parque industrial, mesmo com a tendência atual de dispersão de boa parte da produção fabril para o interior do território brasileiro.

o processo de integração de duas ou mais manchas urbanas de cidades distintas, promovido pelo crescimento da área urbana recebe o nome de conurbação.

Além de atrair um maior volume demográfico e intensificar a urbanização, os efeitos da industrialização nas cidades também podem ser sentidos na composição hierárquica da divisão territorial do espaço geográfico. Em sociedades predominantemente agrárias, o campo exerce uma relação preponderante sobre as cidades, uma vez que elas dependem do meio rural para a geração de alimentos, matérias-primas e movimentação de capital. Com a industrialização, as cidades modernizam-se e passam a subordinar o campo, que se torna dependente do meio urbano para o recebimento de máquinas, aparatos tecnológicos, mão de obra qualificada, conhecimentos científicos aplicados à produção, entre outros elementos.

Consequências do processo de urbanização

O processo de urbanização, além de ocorrer de forma desigual, não só no Brasil mas em diversas partes do mundo, dá-se de forma desordenada, apontando então a falta de planejamento. Isso acarreta diversos problemas urbanos de ordem social e ambiental. São alguns deles:

Ø  FavelizaçãoA falta de planejamento e de políticas públicas faz com que muitas pessoas (ao dirigirem-se às cidades e não encontrar locais para abrigarem-se) ocupem áreas terrenas, muitas vezes em áreas de risco. A favelização é uma consequência do inchaço urbano e da ocupação desordenada das cidades.

Ø  Excesso de lixo: Visivelmente, onde há maior concentração de pessoas, há também maior produção de lixo. O aumento do número de habitantes nas grandes cidades fez com que houvesse maior produção de lixo, que, por vezes, é descartado de maneira incorreta, provocando outros problemas urbanos e também problemas ambientais. Segundo o IBGE, no Brasil, cerca de 50% do lixo gerado é depositado em locais incorretos, a céu aberto.

Ø  Poluição: A questão da poluição pode ter diversas naturezas. As grandes cidades concentram, além de um elevado número de habitantes, também um grande número de indústrias e automóveis, que, diariamente, emitem diversos gases poluentes à atmosfera, causando poluição do ar. A poluição sonora e visual também é um grande problema vivido nos centros urbanos, comprometendo o bem-estar da população.

Ø  Violência: Processos como a marginalização da população por meio da favelização ou da ocupação desordenada contribuem para o aumento da violência. O inchaço das cidades associado à incapacidade de abrigar toda a população, às condições insalubres de moradia e à falta de políticas públicas que atendam essa parcela da população tem como consequência direta o aumento da criminalidade.

Ø  Inundações: O processo de urbanização está atrelado a diversas questões, como o aumento da produção de lixo associado à impermeabilização do solo. O asfaltamento das cidades e o mau planejamento prejudicam o escoamento das águas, provocando inundações.

 

Portanto, em resumo, podemos dizer que os efeitos da industrialização na urbanização são: intensificação do crescimento das cidades; concentração populacional; crescimento do setor terciário e a inversão da relação de subordinação entre campo e cidade. Esses aspectos são indicativos gerais e precisam ser devidamente adaptados para o entendimento de cada ocorrência ao longo do espaço geográfico mundial

 

Atividade

1.    A urbanização é um processo espacial que resulta no crescimento da área urbana ocupada pelas cidades e pela população. No Brasil, esse fenômeno aconteceu de maneira muito intensa na segunda metade do século XX, em razão do

(A) êxodo rural.

(B) aumento da mineração.

(C) aumento da fronteira agrícola.

(D) crescimento do agronegócio.

(E)  governo militar.

Alternativa correta letra:  A.

O êxodo rural é o movimento de saída de uma pessoa da zona rural para a zona urbana. Por meio do processo de mecanização do campo e da industrialização das cidades, muitas pessoas emigraram do campo para a cidade em busca de melhores condições de emprego e renda.

 

2.    Assinale a alternativa que apresenta uma sentença correta sobre a urbanização do Brasil:

 

(A) O crescimento das grandes cidades brasileiras foi substanciado pelo planejamento urbano das suas vias públicas.

(B) As maiores cidades do Brasil estão concentradas no interior do país, em regiões como o Centro-Oeste.

(C) As grandes cidades brasileiras sofrem com poucos impactos ambientais, como poluição do ar e da água.

(D) A urbanização do Brasil não está atrelada ao processo de implementação de unidades fabris no país.

(E) A modernização das áreas rurais aumentou o deslocamento da população do campo para a cidade.

Alternativa correta letra: E.

O emprego da mecanização do campo foi um dos fatores principais de expulsão da população do campo para a cidade. Em razão da intensidade desse processo, a movimentação populacional entre campo e cidade ocorreu de maneira muito intensa, o que resultou no crescimento desordenado das cidades.

3.    O Brasil, assim como a maioria dos países subdesenvolvidos, sofreu um processo de urbanização muito acelerado. Um problema social derivado do crescimento das cidades foi o

 

(A)   incremento de bairros planejados.

(B)  acesso ao saneamento básico.

(C)  aumento da violência urbana.

(D)  crescimento da oferta de empregos.

(E)  planejamento urbano das cidades.

 

Alternativa correta letra:  C.

 

O crescimento desordenado das grandes cidades dificultou o acesso aos serviços públicos por parte da população, assim como fomentou o desemprego e a desigualdade social. Desse modo, a violência se tornou um problema crônico das grandes cidades.

4.    A hierarquia urbana consiste na estruturação das áreas de influências das cidades brasileiras. No Brasil, qual a única cidade que pode ser classificada como a grande metrópole nacional?

 

(A)  Manaus.

(B)  São Paulo.

(C)  Curitiba.

(D)  Macapá.

(E)  Salvador.

 

Alternativa correta letra:  B.

 

 A grande metrópole nacional do Brasil, conforme hierarquia estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é a cidade de São Paulo. Ela exerce uma influência sobre todas as demais cidades brasileiras, além de ser a principal cidade global do país.

 

5.    Nos países industrializados, a migração campo-cidade tem como causa fundamental:

 

(A)  carência de melhores condições sociais no campo.

(B)  baixa produtividade agrícola.

(C)  pressão demográfica no campo.

(D)  dificuldade de aquisição de terras.

(E)  liberação de mão-de-obra pela mecanização

 

Alternativa correta letra: E

 

A principal causa da migração campo-cidade – também chamada de êxodo rural – é a substituição do trabalhador rural pela máquina no meio agrário, o que faz com que tais trabalhadores procurem a cidade em busca de empregos e melhores condições de vida.

6.    A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, entre os quais podemos destacar:

 

(A)  Falta de infraestrutura, limitações das liberdades individuais e altas condições de vida nos centros urbanos.

(B)  Aumento do número de favelas e cortiços, falta de infraestrutura e todas as formas de violência.

(C)  Conflitos e violência urbana, luta pela posse da terra e acentuado êxodo rural.

(D)  Acentuado êxodo rural, mudanças no destino das correntes migratórias e aumento no número de favelas e cortiços.

(E)  Luta pela posse da terra, falta de infraestrutura e altas condições de vida nos centros urbanos.

 

Alternativa correta letra: B.

 

A urbanização brasileira se deu em um curto espaço de tempo em razão da industrialização tardia. Por isso, não houve um planejamento urbano que desse conta das grandes massas de trabalhadores que migraram do campo para as cidades durante a segunda metade do século XX. Além disso, os baixos salários não permitiam aos trabalhadores o acesso a lugares com custos mais elevados. Diante disso, surgiram e agravaram-se os processos de favelização, segregação urbana e surgimento de cortiços.

 

7.    Como é chamado o processo de integração de duas ou mais manchas urbanas de cidades distintas, promovido pelo crescimento da área urbana?

 

(A)  Conurbação.

(B)  Centrificação.

(C)  Verticalização.

(D)  Integração.

(E)  Favelização.

 

Alternativa correta letra A

 Conurbação é um processo urbano de integração física entre duas ou mais cidades, em razão do crescimento exacerbado da mancha urbana para além dos limites políticos dos municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES