Diferentes formas de uso do solo

 


Os solos e suas composições variam conforme as características de suas rochas formadoras e das ações dos agentes de transformação.

O solo é a camada superficial da Terra. De maneira geral, ele é conhecido como sendo “a terra”, aquilo em que pisamos; mas sob o ponto de vista da Geografia, é o espaço utilizado e transformado pelo homem e pelos demais seres vivos, sendo, portanto, uma importante fonte de vida. Os solos são, dessa forma, um elemento natural que compõe a paisagem terrestre.

Os solos originam-se do processo de decomposição ou desagregação das rochas, graças às ações do intemperismo. Em razão disso, suas características e composições estão diretamente vinculadas às rochas que lhe deram origem, associadas também às heranças e marcas causadas pelo tempo.

O processo formativo dos solos pode levar milhares e milhares de anos, mas em algumas zonas, ele ainda se encontra em processo de formação. Um exemplo disso são as formações rochosas, onde é difícil a presença de algumas espécies vegetais.

Os solos diferenciam-se um dos outros entre os diversos lugares da Terra em virtude da influência do clima em suas composições. Assim, zonas com maior temperatura e umidade, por exemplo, formam solos diferentes daqueles existentes em regiões de clima mais seco e ameno.

Tipos de solo: Quanto aos seus tipos, os solos possuem uma ampla variedade, apresentando diferentes cores, texturas, porosidades e outras características.

Arenoso: Os solos do tipo arenoso são aqueles que mais sofreram com as ações do intemperismo. Eles possuem uma grande quantidade de minerais primários e oferecem grandes dificuldades para a permanência de plantas e micro-organismos em função da sua elevada porosidade e permeabilidade, que impedem o acúmulo de água e nutrientes.

Orgânico ou Organossolos: Ao contrário dos solos arenosos, os orgânicos são extremamente férteis em razão da elevada quantidade de nutrientes neles existente, o que ocorre graças à decomposição de plantas, corpos de animais e micro-organismos.

Argiloso: São solos compostos, basicamente, por ferro e alumínio, sendo bastante úmidos em face de sua baixa permeabilidade. São relativamente férteis e permitem a presença de vegetações, porém não é indicado para a prática da agricultura.

Áridos: São aqueles solos que se formaram ou se transformaram em regiões com baixos índices de chuvas, com pouquíssimas quantidades de água. Sofrem bastante com as ações do intemperismo e costumam ser pouco férteis.

Latossolos: Solos minerais cuja coloração varia de acordo com os tipos de minerais predominantes. Podem ser vermelhos, amarelos e alaranjados. Apresentam muitos desgastes em suas superfícies e são suscetíveis a erosões.

Além desses principais tipos, existem muitos outros, cujas denominações se alteram conforme os critérios adotados e o tipo de classificação elaborada.

Importância do solo

O solo corresponde à camada superficial da crosta terrestre e é muito importante para o desenvolvimento de praticamente todas as atividades humanas. Ele é a base para todos os objetos técnicos oriundos das relações dos seres humanos com a natureza. Sua função não se resume à base da agricultura ou do plantio, pensando no aspecto do cultivo de culturas.

O solo é aproveitado para diversas atividades econômicas, como a exploração de recursos minerais e energéticos, pois é dele que retiramos minerais, rochas e minérios usados no dia a dia e que servem de matéria-prima para a atividade industrial, da construção civil e para a produção de objetos do nosso uso diário.

O solo também é um importante armazenador de água, pois é por meio dele que ocorre o processo de infiltração e, consequentemente, o abastecimento dos lençóis freáticos, dos aquíferos e o surgimento de nascentes.

Por promover uma interação completa com a hidrografia, a atmosfera, as rochas e os minerais e até os organismos vivos, é um consenso que a qualidade de vida dos solos influencia diretamente na qualidade de vida de todos os fatores bióticos (vivos) e abióticos (não vivos) do planeta Terra.

Sendo assim, há um debate diário sobre o processo de manutenção e cuidado em relação aos impactos ambientais no solo, no qual se discute políticas públicas de preservação do solo e de seus recursos, por tratar-se de algo essencial à vida e ao planeta de modo geral.

Atividade

1.    A formação do solo é resultado:

 

(A)  Apenas da ação de agentes orgânicos no meio ambiente.

(B) Da deposição de materiais inorgânicos que se acumulam na superfície terrestre.

(C) Da ação integrada e simultânea de fatores e processos.

(D) Das transformações primárias que um material de origem sofre.

Alternativa correta: letra C.

Da ação integrada e simultânea de fatores e processos.

O solo é formado quando um material de origem passa por determinados processos de transformação, que causam a sua decomposição. Se o material de origem é orgânico, então forma-se um solo orgânico. Um solo mineral é o tipo de solo formado quando o material de origem é uma rocha.

 

Por exemplo, sendo a rocha um material de origem, a ação de agentes climáticos, como temperatura e chuvas, podem levar a um processo chamado de intemperismo, ou seja, um “apodrecimento” da rocha, gerando uma camada entre o material de origem e a atmosfera, que é o solo.

 

2. Qual das alternativas a seguir apresenta os fatores que atuam de forma conjunta na formação do solo?

 

(A)  rochas, areia, água e temperatura.

(B) magma, fatores bióticos, fatores abióticos e resíduos.

(C)  microrganismos, umidade, temperatura e minerais.

(D)  material de origem, clima, organismos, relevo e tempo.

Alternativa correta: letra D

 material de origem, clima, organismos, relevo e tempo.

Material de origem: matéria-prima para a produção do solo. As rochas são os materiais de origem mais comuns, porém os solos também podem ser formados a partir de sedimentos ou resíduos vegetais.

Clima: chuvas e temperatura são agentes climáticos que provocam uma transformação no material de origem. No caso das rochas, o clima pode desencadear um processo de decomposição chamado de intemperismo.

Organismos: atuam como fonte de matéria orgânica e decompositores de materiais. São exemplos as plantas, bactérias, fungos, minhocas, etc.

Relevo: determina basicamente como ocorre a distribuição de água, gerando processos de acúmulo, infiltração ou erosão, que determinam o tipo de solo a ser formado.

Tempo: está relacionado com o grau de desenvolvimento de um solo, ou seja, o período de ação dos fatores e processos que desencadeiam o seu desenvolvimento.

 

3. O solo arenoso:

 

(A)  é aquele que contém mais areia na sua composição.

(B) apresenta pouca permeabilidade.

(C) é pouco sujeito à erosão.

(D)  é constituído de mais de 30% de argila.

 

Alternativa correta: letra A.

A característica central dos solos arenosos refere-se à sua composição: alto teor de areia. Portanto, os solos arenosos apresentam mais areia em sua composição.

4.   Para a formação do solo deve ocorrer os processos de:

 

(A) arenização, deslizamento, desmatamento e impermeabilização.

(B) perdas, transformações, transportes e adições.

(C) erosão, infiltração, sublimação e arenização.

(D) climatização, salinização, desgaste e acúmulo de água.

Alternativa correta: letra B

Perdas, transformações, transportes e adições.

Adições: materiais que são incorporados ou depositados, como a matéria orgânica de vegetais e outros organismos.

Perdas: ocorre a remoção de materiais através de, por exemplo, erosão e lixiviação.

Transformações: alterações químicas, físicas ou biológicas nos materiais formadores.

Transportes: movimentação de materiais dentro do solo.

5.   O solo é a ________ da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo _______ da rocha-mãe e pela ______ de matéria orgânica.

 

As lacunas do texto são preenchidas corretamente na ordem que aparecem por:

 

(A)  camada inorgânica, surgimento e variação.

(B) camada superficial, desgaste e decomposição.

(C) camada orgânica, depósito e acumulação.

(D) principal camada, complexo e variação.

 

Alternativa correta: letra B

Camada superficial, desgaste e decomposição.

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo desgaste da rocha-mãe e pela decomposição de matéria orgânica.

 

6.   Quanto aos seus tipos, os solos possuem uma ampla variedade, apresentando diferentes cores, texturas, porosidades e outras características. Cite três tipos de solos.

Resolução

Arenoso, argiloso, orgânico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES