População economicamente ativa do Brasil

 




Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa. Essa parcela do contingente populacional representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego. São essas pessoas que produzem para o país e que integram o sistema produtivo. A população de idade ativa é dividia em: população economicamente ativa e não economicamente ativa ou mesmo inativa.

No caso específico do Brasil, a população ativa soma aproximadamente 79 milhões de pessoas ou 46,7%, índice muito baixo, uma vez que o restante da população, cerca de 53,3%, fica à mercê do sustento dos economicamente ativos. Em diversos países, o índice é superior, aproximadamente 75% atuam no setor produtivo.

No Brasil, os homens representam 58% e as mulheres 42% daqueles que desenvolvem atividades em distintos setores da economia.

Atualmente, o Brasil vem atravessando muitas evoluções nos diversos setores da economia. A partir da década de 40, quando teve início de forma tardia o processo de industrialização, houve um acelerado crescimento urbano provocado pela mecanização do campo, fato que ocasionou a perda de postos de trabalho nesse setor, promovendo um enorme fluxo de trabalhadores para os centros urbanos, dando origem ao fenômeno conhecido como êxodo rural. Todo esse fluxo desencadeou uma diminuição de trabalhadores inseridos no setor primário.

Ao longo do tempo, a evolução das técnicas permitiu uma maior produtividade nas atividades pertencentes ao setor primário, diminuindo, porém, a mão de obra empregada. Outra consequência desse processo foi a subordinação do setor primário ao secundário

O setor secundário, por outro lado, teve um grande crescimento em razão dos fatores anteriormente citados, essa crescente perdurou até os anos 80, logo apresentou uma queda proveniente das crises econômicas que assolou o país nesse período, a modernização desse setor retira muitos postos de trabalho.

O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente. As causas desse aumento são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços. Esse setor tem oferecido muitas oportunidades de trabalho, desde mão de obra especializada até de baixa qualificação.

O trabalho formal é, no Brasil, qualquer ocupação trabalhista, manual ou intelectual, com benefícios e carteira profissional assinada. Consiste em trabalho fornecido por uma empresa, com todos os direitos trabalhistas garantidos.O papel ocupado ou a função que a pessoa desempenha emaso dos empregados de uma empresa, por exemplo, essa remuneração pode ser chamada de salário ou de vencimentos, sendo está muito utilizada para se referir aos rendimentos dos que trabalham em órgãos do governo.

As frequentes notícias de trabalho infanto-juvenil em atividades agrícolas, carvoarias, minas ou olarias colaboram para afirmar que a acentuação da pobreza em grandes camadas da população impele milhares de jovens ao trabalho, para complementar a renda familiar.


Atividade

1.    Ao longo do tempo, a evolução das técnicas permitiu uma maior produtividade nas atividades pertencentes ao setor primário, diminuindo, porém, a mão de obra empregada. Outra consequência desse processo foi:

 

(A) a redução da integração rural-urbana.

(B) a subordinação do setor primário ao secundário.

(C) a ampliação dos sistemas tradicionais de produção.

(D) a diminuição da concentração fundiária.

Alternativa correta: letra B

A mecanização das atividades relacionadas com o setor primário, sobretudo a agropecuária, contribuiu para uma maior dependência em relação às atividades industriais, haja vista que é a indústria quem fornece os principais equipamentos utilizados no campo. Sendo assim, a subordinação geoeconômica do setor primário em relação ao secundário consolidou-se.

 

2.    O setor terciário brasileiro é o que mais cresce recentemente.  Marque nas alternativas a seguir á que apresenta as causas desse aumento.

 

(A) a ampliação dos sistemas tradicionais de produção.

(B) aumento da tecnologia no campo, causando o êxodo rural.

(C) o desenvolvimento voltado para o mercado externo.

(D) urbanização do país e as necessidades das grandes cidades.

 

Alternativa correta: letra D

As causas do aumento do setor terciário são a urbanização do país e as necessidades das grandes cidades que impulsionam o mercado de prestação de serviços.

 

3.    O setor primário é um campo extremamente importante para a economia, pois carrega consigo a responsabilidade de fornecer as matérias-primas, que podem ser diretamente consumidas ou convertidas em mercadorias e produtos de base. Uma peculiaridade desse setor que pode, eventualmente, impactar todo o mercado é:

 

(A) a grande necessidade de incentivos fiscais públicos.

(B) o elevado e constante custo dos investimentos.

(C) a vulnerabilidade em relação às variações climáticas.

(D) a intensiva necessidade de mão de obra abundante.

 

Alternativa correta: letra C

 

Uma peculiaridade do setor primário – isto é, uma característica que somente essa área de atividade apresenta – que pode afetar negativamente a economia é a grande vulnerabilidade que esse setor possui em relação às oscilações climáticas. Assim, em caso de estiagens muito rigorosas, por exemplo, a produção diminui e os preços tendem a subir no mercado.

4.    No Brasil, segundo o IBGE, entre os anos 2001 e 2011, o nível de emprego formal cresceu em todas as regiões do país e em vários setores. São características do emprego formal:

 

(A) A jornada de trabalho flexível e a informalidade das atividades.

(B) O trabalho autônomo e a falta de oferta de vagas de emprego.

(C) O registro em carteira de trabalho e a contribuição para um sistema de seguridade social.

(D) O desemprego e a ociosidade involuntária.

(E) O trabalho compulsório e a inexistência de um sistema de seguridade social.

 

5.    As frequentes notícias de trabalho infanto-juvenil em atividades agrícolas, carvoarias, minas ou olarias colaboram para afirmar que

 

(A)  a acentuação da pobreza em grandes camadas da população impele milhares de jovens ao trabalho, para complementar a renda familiar.

(B)  o trabalho infanto-juvenil passa a ser imprescindível a uma população da qual mais de 50% têm menos de vinte anos.

(C)  a falta de perspectiva de ascensão social, via frequência à escola, leva os jovens ao trabalho precoce.

(D)  como esse tipo de trabalho é fato recente, as várias legislações trabalhistas e de amparo à juventude ainda não se adequaram à situação.

 

Alternativa correta: letra A

No Brasil a acentuação da pobreza em grandes camadas da população impele milhares de jovens ao trabalho, para complementar a renda familiar.

 

6.    Todo país, seja subdesenvolvido ou desenvolvido, possui uma população economicamente ativa. O que podemos entender por População Economicamente Ativa?

Resolução

População Economicamente Ativa (PEA) é a parcela do contingente populacional que representa todas as pessoas que trabalham ou que estão procurando emprego.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES