Poluição do solo

 


A poluição do solo é entendida como qualquer alteração que descaracterize o solo de sua estrutura natural. Ocorre pela introdução de substâncias ou produtos poluentes em estado sólido, líquido e gasoso, podendo comprometer a saúde humana, animal e vegetal.

O uso de fertilizantes é um tipo de poluição de origem rural. É usado para atender à demanda de nutrientes das culturas, mas mesmo quando aplicado da melhor forma, a assimilação pelo vegetal nunca é total, resultando em um excedente que se incorpora ao solo, causando um desequilíbrio da composição natural do solo. Alguns metais pesados estão presentes nos fertilizantes, como chumbo e cádmio, aumentando a toxicidade do solo.

Os defensivos agrícolas (inseticidas, herbicidas, etc.) são utilizados para combater pragas que atuam em plantações. Essas substâncias são absorvidas pelo solo, contaminam as plantações e são inseridas nas cadeias alimentares presentes no local. Outra consequência é a redução da fertilidade do solo contaminado.

A poluição de origem urbana ocorre pela disposição de resíduos gerados pelas indústrias, residências, serviços e comércio. O lixo degradado resulta na produção de chorume, um líquido proveniente da decomposição da matéria orgânica. Quando o depósito de lixo é feito a céu aberto (lixões), o chorume se infiltra no solo carregando micro-organismos, metais pesados, nitratos, fosfatos, além de outras substâncias poluentes. O lençol freático também acaba sendo contaminado.

Os esgotos (resíduos líquidos) lançados em terrenos também são responsáveis pela poluição do solo. Os dejetos humanos ao serem depositados no solo, contaminam o mesmo com micro-organismos patogênicos, que são arrastados de alguma maneira para as águas e podem contaminar também os alimentos. Assim, os dejetos humanos contribuem para a transmissão de doenças, com destaque para as verminoses, que contaminam o homem através do contato com a terra contaminada.

Resíduos perigosos depositados no solo também constituem um sério problema de poluição. Esses resíduos apresentam riscos à saúde dos seres humanos e ao meio ambiente. Alguns exemplos de resíduos perigosos são os produtos químicos, produtos radioativos, materiais hospitalares, pilhas e baterias.

Desastres naturais (inundações, terremotos e vendavais) e atividades vulcânicas são algumas formas naturais de poluição do solo. A erosão do solo também pode ocorrer de forma natural pela ação de chuvas e ventos, que desagregam e carregam suas partículas. Porém, o desmatamento acelera muito os processos de erosão, podendo causar desmoronamento de terras.

A poluição do solo provoca sérios problemas ambientais, como a alteração das cadeias alimentares, desequilíbrio do ecossistema, perda da biodiversidade, contaminação dos lençóis freáticos, infertilidade do solo, perda da capacidade de drenagem natural e risco à saúde dos seres humanos. A reciclagem, reutilização dos bens de consumo, redução no uso de fertilizantes e defensivos agrícolas, reflorestamento e disposição correta de resíduos são algumas formas para controlar e reduzir a poluição do solo.

 

Atividade

1.   A poluição do solo é um problema grave que pode até mesmo torná-lo improdutivo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma forma de diminuir a poluição do solo.

 

(A) Reciclagem.

(B) Reutilização de produtos.

(C) Uso de produtos biodegradáveis.

(D) Aumento do número de lixões.

(E) Redução do consumismo.

 

Alternativa correta: letra D

 

Os lixões são depósitos de lixo a céu aberto que contribuem para poluição do solo e contaminação das águas.

Alternativa correta: letra D

Os lixões são depósitos de lixo a céu aberto que contribuem para poluição do solo e contaminação das águas.

2.    “A partir de agora, todas as cidades do país estão proibidas de usar lixões e o prefeito que desobedecer à lei pode ser multado em até R$ 50 milhões. […] A lei sobre resíduos sólidos deu quatro anos para que os municípios substituíssem os lixões por aterros sanitários”.

Jornal Hoje, 04 ago. 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-hoje. Acesso em: 26 jun. 2015.

A política pública acima descrita foi adotada para combater a poluição nas cidades no sentido de:

 

(A) reduzir a poluição visual em locais povoados

(B) conter a contaminação do solo urbano

(C) extinguir o despejo de resíduos em cursos d'água

(D) diminuir a emissão de impurezas no ar

                      (E) diminuir a poluição das águas subterrâneas 

Alternativa correta: letra B

A busca pelo fim dos lixões no Brasil tem o objetivo de aumentar a instalação de aterros sanitários (onde o isolamento do material é melhor) e diversificar as políticas de tratamento de resíduos sólidos. Assim, a perspectiva é a de diminuir a contaminação do solo pela infiltração do material produzido nesses locais.

3.    Na produção agrícola são utilizados produtos para combater pragas que atuam em plantações. Essas substâncias são absorvidas pelo solo, contaminam as plantações e são inseridas nas cadeias alimentares presentes no local.

 

O agente causador da poluição do solo em destaque é:

(A) Os defensivos agrícolas

(B) Desmatamento

(C) O uso de fertilizantes

(D) Lançamento de esgotos no solo

    (E) Queimadas 

Alternativa correta: letra A

Os defensivos agrícolas (inseticidas, herbicidas, etc.) são utilizados para combater pragas que atuam em plantações. Essas substâncias são absorvidas pelo solo, contaminam as plantações e são inseridas nas cadeias alimentares presentes no local. Outra consequência é a redução da fertilidade do solo contaminado.


 4.  (UFCG) A poluição nos dias atuais representa uma das maiores agressões ao ambiente. O lançamento de lixo é uma das principais. A poluição industrial, hospitalar, agrícola, nuclear e urbana são alguns exemplos importantes. A poluição urbana, por exemplo, tem merecido a atenção de todos os governantes, pois é a que mais tem afetado a natureza. Sobre o lixo urbano, leia as assertivas abaixo e assinale as corretas:

 

I.             A maior parte desse lixo é de matéria orgânica, que pode ser decomposta por microrganismos como fungos e bactérias. Outra parte é formada por componentes de matéria não biodegradável e substâncias tóxicas, como tintas, solventes e remédios.

II.            Uma das formas mais eficazes de lidar com o lixo urbano é a incineração, que diminui o volume do lixo, elimina micróbios causadores de doenças e representa um método barato e relativamente simples de ser adotado.

III.          Uma outra forma de lidar com o lixo é a adoção de aterros sanitários. Nesta técnica, o lixo é lançado em depressões formadas por uma camada de argila ou asfalto. A cada dia, esse procedimento tem-se mostrado uma importante técnica contra a lixiviação.

IV.          Um outro método de gerenciamento do lixo é a reciclagem, com o aproveitamento total ou parcial de materiais recuperáveis. Nesse procedimento, o lixo orgânico é separado do lixo inorgânico e usado na produção de compostagem e gases (CH4) combustíveis.

V.           A melhor prática para lidar com o lixo urbano é a reciclagem. Assim, a coleta seletiva, o uso racional dos recursos naturais, o uso de materiais biodegradáveis, a adoção de matrizes energéticas renováveis e a informação são requisitos primordiais.

 

Estão corretas as assertivas:

 

(A)  I, II, III, IV e V.

(B) I, IV e V.

(C) II, III e V.

(D) II, III e IV.

(E) I, II e III.

Alternativa correta: letra B

A afirmativa II está incorreta, pois a incineração é usada, principalmente, para dar fim a lixo hospitalar e industrial e configura um processo relativamente caro devido aos procedimentos que visam diminuir a poluição atmosférica. A afirmativa III está errada, pois o aterro sanitário gera lixiviados contaminados.

5. Sabemos que o solo pode ser poluído de diferentes formas, e uma delas é o acúmulo de lixo sólido. Entre os problemas abaixo, marque o único não relacionado com a deposição de lixo no solo.

 

(A) Aumento de vetores de doenças.

(B) Aumento de micro-organismos patogênicos.

(C) Morte de plantas.

(D) Contaminação da água subterrânea.

(E) Aumento da chuva ácida.

 

Alternativa correta: letra E

Chuva ácida é um problema relacionado com a poluição atmosférica.

6.    A utilização de pesticidas pelo homem:

 

I.              provoca a destruição de numerosas espécies úteis ou indiferentes e o empobrecimento dos ecossistemas;

II.            é o único recurso disponível para o controle de pragas na agricultura;

III.          leva ao aparecimento de espécies resistentes, que são cada vez mais difíceis de eliminar;

IV.          é uma das maneiras de eliminar pragas sem alterar o equilíbrio ecológico, uma vez que os pesticidas atuam diretamente sobre os organismos que se desejam eliminar.

Assinale:

 

(A) se I e II forem corretas.

(B) se I e III forem corretas.

(C) se II e IV forem corretas.

(D) se I, III e IV forem corretas.

(E) se I, II e IV forem corretas.

 

Alternativa correta: letra B

 

7.     A compostagem consiste em transformar a parte orgânica do lixo em compostos, que podem servir de fertilizantes para o solo. Para realizar a compostagem, é necessário separar a matéria orgânica do resto do lixo. Por isto, em algumas cidades, as prefeituras têm feito a coleta seletiva, o que facilita o tratamento do lixo urbano e a reciclagem de certos materiais. Sobre este tema indique a alternativa incorreta:

 

(A)  O principal objetivo da coleta seletiva é separar a matéria orgânica que se compõe facilmente (como resto de comida) da matéria inorgânica.

(B) Os recipientes verde e amarelo são próprios para vidro e metal, respectivamente.

(C) Plástico, metais, papeis e vidros são classificados como lixos recicláveis.

(D) Os recipientes azul e vermelho são próprios para plástico e papel, respectivamente.

(E) O lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal. Este tipo de lixo quando coletado separadamente pode ser utilizado para produção de adubo orgânico.

 

Alternativa correta: letra D

 

8.  Um tipo de poluição de origem rural que é usado para atender à demanda de nutrientes das culturas, mas mesmo quando aplicado da melhor forma, a assimilação pelo vegetal nunca é total, resultando em um excedente que se incorpora ao solo, causando um desequilíbrio da composição natural do solo.

O impacto ambiental em destaque é causado pelo uso de:

 

(A) agrotóxico

(B) Inseticidas

(C) fertilizantes

(D) herbicidas

(E) nutrientes

Alternativa correta: letra C

9. O que podemos entender por poluição do solo?

Resolução

A poluição do solo é entendida como qualquer alteração que descaracterize o solo de sua estrutura natural. Ocorre pela introdução de substâncias ou produtos poluentes em estado sólido, líquido e gasoso, podendo comprometer a saúde humana, animal e vegetal.

10.    A poluição do solo provoca sérios problemas ambientais. Cite dois desses problemas.

 

Resolução

A poluição do solo provoca sérios problemas ambientais, como a alteração das cadeias alimentares, desequilíbrio do ecossistema, perda da biodiversidade entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES