Pluralidade cultural

 



A pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. Em diversos países no mundo, cada um possui seus valores, suas culturas e uma forma de ver, entender e agir, formando assim as diferentes aptidões. No Brasil, é possível ver a diversidade existente entre as regiões brasileiras nas manifestações folclóricas, na culinária, na religiosidade, na música, nas festas tradicionais e em outros aspectos.

Na escola, o educador e o aluno partem em uma viagem pelas etnias, história e geografia cultural brasileira. A temática é relacionada ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território brasileiro, à crítica às desigualdades socioeconômicas e às relações sociais discriminatórias e excludentes que atravessam a sociedade brasileira.

Diante dessas características, trabalhar essa temática dentro da sala de aula proporciona aos alunos o conhecimento da diversidade cultural que nos cercam diariamente, até mesmo entre os colegas, transmitindo valores morais capazes de destruir a intolerância de tempos passados, ressaltando e pregando apenas o respeito entre as nossas variedades.

Pluralidade cultural no Brasil

A pluralidade cultural nos leva às nossas origens como povo brasileiro, à nossa diversidade e ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos bem como às nossas múltiplas culturas. Por meio dela, educador e aluno partem para uma viagem, navegando pelas etnias, pela história e geografia cultural brasileira.

A Pluralidade Cultural é um tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo os quais os livros didáticos veicularam, por muito tempo, a noção errônea de que existiria uma organização social única e comum a todos os índios.

Com o tema pluralidade cultural, “propõe-se uma concepção que busca explicitar a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, compreender suas relações, marcadas por desigualdades socioeconômicas e apontar transformações necessárias, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação. A afirmação da diversidade é traço fundamental na construção de uma identidade nacional que se põe e repõe permanentemente, tendo a ética como elemento definidor das relações sociais e interpessoais”.

A existência de grupos étnicos minoritários e, também, a questão sobre as migrações internacionais têm influência e resposta no âmbito educativo. Ou seja, o pluralismo cultural provocou reações no meio educacional que resultaram em algumas ações, entre elas: uma educação que significa sobretudo interação, intercâmbio, solidariedade e comunicação.

Assim, “o conhecimento da pluralidade cultural dará as crianças capacidade de buscar na infância e, depois, na adolescência e na vida adulta, uma vida mais equilibrada, na qual fazer o bem comum tem tanta importância quanto satisfazer as necessidades individuais e os interesses pessoais

Além disso, diante da heterogeneidade da composição populacional do Brasil, entre nós mesmos, acabam prevalecendo no país estereótipos variados, sejam eles regionais, relativos aos vários grupos étnicos, sociais e culturais, levando a comportamentos discriminatórios nocivos à vida social e ao desenvolvimento social, econômico e cultural.

Daí a importância de lidar com esse tema transversal, pois, nas escolas, presenciamos o preconceito e a discriminação racial, por meio de manifestações de racismo, discriminação social e étnica, muitas vezes vindas de professores, alunos e da equipe escolar em geral, mesmo que de forma involuntária ou inconsciente.

Independentemente de os próprios membros da comunidade escolar serem ou não preconceituosos ou racistas, essas atitudes – que podem causar sofrimento e constrangimento, devem ser combatidas não de forma coerciva mas sim por meio da sensibilização que o estudo da pluralidade cultural pode causar a todos os envolvidos.

Podemos desenvolver esse tema das mais diversas formas, tais como:

- Viver a pluralidade cultural: mostrando o que é pluralidade cultural e propondo que a pluralidade deve ser vivida e não apenas ensinada;

- História cultural brasileira: abordando o processo histórico da formação da cultura brasileira. Como isso pode ser ilustrado e inserido na rotina da sala de aula;

- Etnias: a formação do povo brasileiro em relação à etnia e às abordagens que podem ser feitas de forma transversal no currículo;

- Linguagens e representações: mostrando as diferentes formas de falar e de expressar a cultura nas diferentes regiões e grupos sociais do Brasil, considerando também a geografia cultural brasileira.

 

Atividade

 

1.    Em relação à temática das identidades, há o entendimento de que as diversas heranças culturais convivem na população brasileira e devem estar presentes na escola, no sentido de promover a superação de todas as formas de discriminação e preconceito.

 

A Pluralidade Cultural é um tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo os quais

 

(A)  a diversidade nega a existência de características comuns e, consequentemente, a possibilidade de construir uma nação forte.

(B)  o racismo invertido é produzido quando são marcadas diferenças fenotípicas.

(C)  os livros didáticos veicularam, por muito tempo, a noção errônea de que existiria uma organização social única e comum a todos os índios.

(D)  a diversidade não pode ser tomada como traço fundamental na construção identitária.

 

Alternativa correta: letra C

A Pluralidade Cultural é um tema transversal dos Parâmetros Curriculares Nacionais, segundo os quais os livros didáticos veicularam, por muito tempo, a noção errônea de que existiria uma organização social única e comum a todos os índios.

 

2.    Leia as afirmativas a seguir:

 

I.             Estimular o educando a desenvolver uma atitude de antipatia e solidariedade para com aqueles que sofrem discriminação é um dos objetivos do trabalho com o tema pluralidade cultural no ambiente escolar.

II.            Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessária a disponibilidade para o envolvimento do aluno na aprendizagem, o empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo, em usar os instrumentos adequados que conhece e dispõe para alcançar a maior compreensão possível.

III.          Ensinar o educando a repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais é um dos objetivos do trabalho com o tema pluralidade cultural e diversidade sexual no ambiente escolar.

 

Marque a alternativa CORRETA:

 

(A)  Nenhuma afirmativa está correta.

(B)  Está correta a afirmativa II, apenas.

(C)  Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.

(D)  Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.

Alternativa correta: letra D

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessária a disponibilidade para o envolvimento do aluno na aprendizagem, o empenho em estabelecer relações entre o que já sabe e o que está aprendendo, em usar os instrumentos adequados que conhece e dispõe para alcançar a maior compreensão possível.

Ensinar o educando a repudiar toda discriminação baseada em diferenças de raça/etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais é um dos objetivos do trabalho com o tema pluralidade cultural e diversidade sexual no ambiente escolar.

 

3.    A existência de grupos étnicos minoritários e, também, a questão sobre as migrações internacionais têm influência e resposta no âmbito educativo. Ou seja, o pluralismo cultural provocou reações no meio educacional que resultaram em algumas ações, entre elas:

 

(A)  Uma educação intercultural que leve em conta o pluralismo cultural, respeitando o exercício do poder da cultura dominante sobre as demais.

(B)  Uma educação que significa sobretudo interação, intercâmbio, solidariedade e comunicação.

(C)  A instauração de uma integração cultural, criando uma cultura nova e apagando, assim, a identidade específica de cada uma delas.

(D)  A ideia de uma escola direcionada para uma educação cívica impositiva.

Alternativa correta: letra B

 

A existência de grupos étnicos minoritários e, também, a questão sobre as migrações internacionais têm influência e resposta no âmbito educativo. Ou seja, o pluralismo cultural provocou reações no meio educacional que resultaram em algumas ações, entre elas: uma educação que significa sobretudo interação, intercâmbio, solidariedade e comunicação.

 

4.    Diante do que você estudou sobre pluralidade cultural. Escreva com suas palavras o que é pluralidade cultural.

Resolução

A pluralidade cultural consiste na diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES