Organismos internacionais

 

As primeiras organizações internacionais tiveram suas origens através das necessidades do que o mundo internacional vivenciava durante o século XIX. Tais organizações eram restritas a uma cooperação no domínio administrativo, ou seja, assumia nessa época uma forma de uniões administrativas. As organizações internacionais não encontram sua definição elaborada por nenhuma norma internacional, ficando a doutrina encarregada de conceituar por sua vez o que venha ser uma organização internacional.

Também conhecidas como Organizações Intergovernamentais, são instituições criadas por países (estados soberanos), regidas por meio de tratados, que buscam através da cooperação a melhoria das condições econômicas, políticas e sociais dos associados.

Ø  Atuam em conjunto, de forma cooperativa, para buscar avanços econômicos, sociais e políticos para os países membros.

Ø  Buscam soluções em comum para resolver conflitos de interesses entre os estados membros.

Ø  Estabelecem políticas de cooperação técnica e científica.

Ø  Estabelecem normas e parâmetros comuns.

Ø  Traçam estratégias para resolução de problemas de urgência como, por exemplo, guerras e outros conflitos militares.

Ø  Fiscalizam, através de órgãos específicos, o cumprimento das regras estabelecidas pelos acordos.

Ø  Organizam reuniões para a troca de experiências, definições de novas políticas ou determinação de novos objetivos.

 

Principais Organizações Internacionais

 

A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional cujo objetivo é buscar a paz e o desenvolvimento mundial por meio da cooperação entre os países.

A ONU é considerada por muitos como o principal organismo internacional da atualidade, sendo comumente chamada de “estatal mundial”. No entanto, embora essa entidade exerça uma grande influência no mundo, suas ações estão condicionadas aos termos empreendidos pelos seus países-membros, sobretudo aqueles que compõem o Conselho de Segurança, esfera máxima decisória da organização. Nesse conselho, existem apenas cinco países permanentes, os quais têm o poder de veto sobre qualquer decisão (Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia), além de dez temporários sem poder de veto.

OEA (Organização dos Estados Americanos)

 

Fundada em 1948, conta com a participação de 35 nações do continente americano. Tem como objetivos principais a integração econômica, a segurança (combate ao terrorismo, tráfico de drogas e armas), combate a corrupção e o fortalecimento da democracia no continente.

OCDE (Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico)

Fundada em 1960, esta organização internacional é formada por 34 países. Tem como metas principais o desenvolvimento econômico e a manutenção da estabilidade financeira entre os países membros.

Seu objetivo é fomentar e incentivar ações de desenvolvimento econômico de seus países-membros, além de medidas que visem à ampliação de metas para o equilíbrio econômico mundial e melhorem as condições de vida e os índices de renda e emprego. O Brasil não é um membro dessa organização.

OMS (Organização Mundial da Saúde)

Fundada em 1948, este organismo faz parte da ONU e tem como objetivo principal a gestão de políticas públicas voltadas para a saúde em nível mundial.

OIT (Organização Internacional do Trabalho)

Organismo especializado da ONU, foi fundada em abril de 1919. Atua, em nível mundial, em assuntos relacionados ao trabalho e relações trabalhistas.

O FMI, por sua vez, apesar de limitar suas ações no plano econômico, também possui um elevado peso político. O organismo opera por meio da concessão de crédito e empréstimos a países que sinalizam necessidade de ajuda econômica, exigindo em contrapartida uma série de medidas político-econômicas internas, geralmente relacionadas com corte de gastos, desregulação da economia e implantação de outras medidas liberais. O FMI foi criado em 1944, na Conferência de Bretton Woods, e conta atualmente com 187 países-membros.

Outra organização internacional de elevado peso político na esfera internacional é a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), criada durante a Guerra Fria como uma espécie de pacto entre os países da frente capitalista diante de um eventual ataque da frente socialista em seus territórios. Atualmente, essa organização bélica é utilizada como um instrumento militar e também um meio de pressão pelas grandes potências, com grande poder de intervenção sobre outros países, a exemplo das ações sobre o Iraque (2003), a Líbia (2011) e a Síria (2013).

A OMC (Organização Mundial do Comércio), por sua vez, atua no âmbito das relações de exportação e importação tanto entre países quanto entre blocos econômicos. Além de julgar recursos e apelações frente a atitudes que possam ser consideradas ilegais ou incorretas por parte dos países – como cartéis e outros –, a OMC objetiva a liberalização mundial do comércio internacional, com a diminuição ou eliminação das barreiras protecionistas e alfandegárias. As disputas no âmbito da OMC e as rodadas de deliberações são consideradas muito importantes e estratégicas geopoliticamente.

Além dessas, existem muitas outras organizações internacionais consideradas importantes e necessárias para uma série de questões. Nesse ínterim, cabe destaque para o BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento), a OEA (Organização dos Estados Americanos), a OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento), a OIT (Organização Internacional do Trabalho), a OMS (Organização Mundial da Saúde), entre tantas outras entidades.

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) tem na atualidade aproximadamente 185 países-membros e iniciou suas atividades auxiliando na reconstrução da Europa e de outros países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Atividade

 

1.     A organização internacional que objetiva a liberalização mundial do comércio internacional, com a diminuição ou eliminação das barreiras protecionistas e alfandegárias, recebe o nome de:

 

(A) ONU

(B) BIRD

(C) OMC

(D) FMI

 

Alternativa correta: letra C

A OMC (Organização Mundial do Comercio) objetiva a liberalização mundial do comércio internacional, com a diminuição ou eliminação das barreiras protecionistas e alfandegárias

2.    Marque nas alternativa a seguir aquela que apresenta o objetivo principal da ONU (Organização das Nações Unidas).

(A) é uma instituição militar criada durante o contexto inicial da Guerra Fria e que, basicamente, representava um tratado de defesa mútua entre os seus países-membros.

(B) é uma organização internacional cujo objetivo é buscar a paz e o desenvolvimento mundial por meio da cooperação entre os países.

(C) os objetivos de promover a cooperação monetária internacional; facilitar a expansão e o crescimento equilibrado do comércio internacional.

(D) o objetivo é garantir a circulação de pessoas e mercadoria dentro dos países membros.

 

Alternativa correta: letra B

 

A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização internacional cujo objetivo é buscar a paz e o desenvolvimento mundial por meio da cooperação entre os países.

3.    Organizações internacionais são entidades criadas pelas nações do mundo com o objetivo de trabalhar em comum para o pleno desenvolvimento das diferentes áreas da atividade humana: política, economia, saúde, segurança, trabalho etc. Em relação às proposições abaixo, é CORRETO afirmar que:

 

           

(A) a Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada pelos países vencedores da Primeira Guerra Mundial – apesar da oposição da União Soviética – e tem como principal objetivo manter a paz e a segurança internacionais.    

(B) uma das organizações mais bem-sucedidas é o Fundo Monetário Internacional (FMI), cujo principal objetivo é criar as condições para investimentos em infraestrutura e educação, sem ligação com questões financeiras dos países.

(C) a Organização Mundial do Comércio (OMC) tem como principal objetivo criar as condições necessárias para os acordos sobre livre movimentação de pessoas, principalmente entre as populações do antigo “terceiro mundo”.

(D) o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) tem na atualidade aproximadamente 185 países-membros e iniciou suas atividades auxiliando na reconstrução da Europa e de outros países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Alternativa correta: letra D

 

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) tem na atualidade aproximadamente 185 países-membros e iniciou suas atividades auxiliando na reconstrução da Europa e de outros países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.

 

4.    Diante do que você aprendeu sobre organismos internacionais. Cite o nome de dois deles.

 

 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES