Poluição da água

 

Em 2015, o Brasil sofreu com um grande desastre ecológico provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos da empresa Samarco. Os rejeitos atingiram o Rio Doce, causando grande destruição ambiental e afetando diretamente a vida dos pescadores da região. Muitos peixes morreram após o acidente, principalmente, em virtude da dificuldade de captar oxigênio. Com o aumento da lama no Rio Doce, o oxigênio ficou reduzido. Além disso, esse material fica impregnado nos peixes, impedindo o funcionamento das brânquias.

Pela quantidade disponível e qualidade é possível dizer que a água utilizada para o consumo é um recurso limitado.

Embora o planeta apresente cerca de 70% de sua forma repleta de água, apenas 2,5% corresponde à água doce e dessa fração, 68,9% está no estado sólido em geleiras e calotas polares, 29,9% em regiões subterrâneas e 0,3% estão disponíveis em rios e lagos.

A poluição da água é resultado das alterações de sua qualidade e que a tornam imprópria para o consumo e prejudicial aos organismos vivos que nela habitam.

Como as suas propriedades são alteradas, a água poluída traz prejuízos ao ambiente natural e ao homem.

Causas

A ação humana é a principal responsável pela poluição da água.

As principais fontes de poluição da água são as atividades agrícolas, domésticas e industriais.

Atividades agrícolas

A atividade agrícola é potencialmente poluidora porque o uso de pesticidas e fertilizantes químicos pode infiltrar no solo e atingir o lençol freático.

As substâncias utilizadas na composição dos fertilizantes e pesticidas podem ser dissolvidas na chuva e gerar impactos ambientais significativos no ecossistema.

Atividades industriais

Derramamento de petróleo

O derramamento de petróleo pode afetar espécies animais

A atividade das indústrias gera diversos tipos de resíduos poluentes que podem ser lançados nos rios e no mar.

A exploração petrolífera em águas subterrâneas ocorre, principalmente, pelo vazamento do petróleo no mar e geram desastres ecológicos.

Além do vazamento na fase de exploração, a contaminação pode ocorrer no transporte ou pelo mau estado dos equipamentos de captação.

Atividades domésticas

A atividade doméstica tem destaque pelo uso de detergentes, os quais potencializam o crescimento do fitoplâncton e algas que, quando morrem, esgotam a oferta de oxigênio.

A contaminação da água também ocorre pelos resíduos de aterros sanitários mau instalados, lixões a céu aberto e lançamento de esgoto doméstico nas águas.

Isso acontece também pela infiltração do chorume no lençol freático. O chorume é o lixo em estado líquido, que penetra no solo ou corre diretamente em direção aos rios.

A falta de saneamento básico é outro fator responsável pela poluição das águas.

Contaminação por resíduos de cadáveres

Assim como ocorre com os lixões, a contaminação da água por resíduos de cadáveres deve-se pela infiltração de substâncias no solo.

Nos cemitérios, onde as medidas biológicas para isolamento dos corpos em decomposição não ocorrem, o solo é penetrado pelo chamado necrochorume e pode atingir os lençóis freáticos.

Consequências

O lançamento de substâncias físicas e químicas na água é potencialmente prejudicial para a vida aquática de animais e plantas.

A água potável é adequada para o consumo pois não contém microrganismos nocivos, não é prejudicial à saúde e exibe três características básicas: incolor, insípida e inodora.

Quando as condições químicas da água são alteradas ela não é adequada para o consumo e pode resultar em doenças para as pessoas.

As principais doenças associadas ao consumo de água contaminada são as infecções gastrointestinais, disenteria, leptospirose, cólera e hepatite.

Outra consequência é que o excesso de matéria orgânica proveniente dos esgotos ocasiona o processo de eutrofização.

 

Atividade

 

1.    A água é um recurso natural indispensável para a manutenção da vida na Terra. Sobre esse elemento essencial é correto afirmar que:

 

(A)  A água é um recurso abundante e que qualquer tipo pode facilmente ser tratado para consumo.

(B)  A maior parte da água do planeta pode ser utilizada e, por isso, não há com o que se preocupar.

(C)  A água própria para o consumo é um recurso hídrico limitado.

(D)  A água doce está presente apenas em regiões superfícies do planeta, na forma de lagos, rios e geleiras.

Alternativa correta: letra C

Pela quantidade disponível e qualidade é possível dizer que a água utilizada para o consumo é um recurso limitado.

Embora o planeta apresente cerca de 70% de sua forma repleta de água, apenas 2,5% corresponde à água doce e dessa fração, 68,9% está no estado sólido em geleiras e calotas polares, 29,9% em regiões subterrâneas e 0,3% estão disponíveis em rios e lagos.

2.    O lançamento de esgoto na água é prejudicial porque causa o aumento de nutrientes e do número de algas. O aumento desses organismos forma uma camada que prejudica a entrada de luz solar e, consequentemente, afeta o processo de fotossíntese. Essa ocorrência, que desencadeia a morte de vários organismos, é conhecida como:

 

(A)  intemperismo.

(B) eutrofização.

(C) reprodução.

(D) fertilização.

Alternativa correta: letra B

A eutrofização pode ser ocasionada pelo homem ou ocorrer naturalmente.

3.    A diminuição dos recursos hídricos tem ocorrido em grande medida por causa da contaminação dos mananciais de água potável por poluentes. As alternativas a seguir apresentam causas da poluição das águas, exceto:

 

(A)  ocupação irregular das regiões às margens dos cursos de água.

(B) equipamentos sonoros que ultrapassam os limites aceitáveis.

(C) derramamento indevido de esgotos e lixo nos mananciais.

(D) derramamento de petróleo nos oceanos e mares.

Alternativa correta: letra B

O uso de equipamentos que emitem sons elevados – acima de 65 decibéis – são nocivos à saúde e podem ser caracterizados como poluição sonora. No entanto, não interferem na qualidade da água nem poluem os mananciais.

4.    A falta de água doce no Planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida. Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando

 

(A) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no Planeta.

(B) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.

(C) a qualidade da água disponível apenas no subsolo terrestre.

(D) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.

 

Alternativa correta: letra B

A diminuição da água disponível para consumo é uma das consequências da poluição. A contaminação atinge todos os níveis do ciclo hidrológico, alterando a qualidade e disponibilidade da água para o consumo humano e animal.

5.    Quais são as principais fontes de poluição da água?

 

Resolução

 São as atividades agrícolas, domésticas e industriais.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES