Conceitos demográficos


 


O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes).

Densidade demográfica corresponde à distribuição da população em uma determinada área. Também chamado de densidade populacional ou população​

População Absoluta - é o total de habitantes de um determinado lugar. Esse número é obtido por meio de levantamentos gerais da população e pela contagem de todos os habitantes de uma cidade, país ou região.

Crescimento vegetativo - é o valor obtido através da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de determinada região. Juntamente com o índice migratório, o crescimento vegetativo ajuda a definir o crescimento demográfico do local observado.O crescimento natural negativo é o oposto do positivo.

A taxa de natalidade representa o número de nascidos vivos, enquanto a taxa de mortalidade indica o número de óbitos de um determinado local.

 Saldo migratório: é a diferença entre os migrantes (pessoas de outras localidades que passaram a residir no local em questão) e o número de imigrantes (pessoas que mudaram para outros lugares).

Crescimento absoluto ou demográfico: é o crescimento total da população, resultante da soma entre crescimento vegetativo e o saldo migratório.

População Economicamente Ativa: para o IBGE, é o número de pessoas que possuem alguma atividade remunerada (ou doméstica não remunerada) ou que não possuem ocupação, mas que estão à procura de tal. Não envolve crianças e idosos.

Esperança ou Expectativa de Vida: é um cálculo estatístico que diz a média de idade máxima em que vive a população. A expectativa de vida ao nascer representa o tempo esperado de vida restante à população nascida em um determinado ano.

 

Conceitos sobre migrações

Migrações externas: são as migrações realizadas pela população de diferentes países.

Migrações internas: são as migrações realizadas entre as regiões ou unidades federativas de um dado território.

 

Taxa de fecundidade em queda

 

A razão por trás disso é a queda da taxa de fecundidade global, motivada pelo maior acesso aos métodos contraceptivos. Em 1950, as mulheres tinham, em média, 4,7 filhos. A pesquisa mostra como esse número passou para 2,4 em 2017 e pode chegar ao valor de 1,7 até o final do século.

 

Porém os números mostram disparidades entre países desenvolvidos e em desenvolvimento segundo análises da ONU (Organização das Nações Unidas). Enquanto a população de países ricos cresce pouco (0,25% ao ano), a população de nações em desenvolvimento aumenta quase cinco vezes mais rápido.

 

Estrutura etária da população mundial

 

A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: Jovens, que são do nascimento até 19 anos; Adultos, dos 20 anos até 59 anos; Idosos, que vai dos 60 anos em diante.

 

 

Atividade

 

1.    Um dos conceitos mais utilizados pela geografia é o conceito de densidade demográfica. O uso desse dado tem como objetivo:

 

(A) determinar a origem da população de um país ou lugar.

(B) avaliar o crescimento da população de um país ou lugar.

(C) calcular a quantidade de nascimento para cada mil habitantes.

(D)  mensurar a distribuição da população pelo espaço geográfico.

(E) Verificar a quantidade de mortos para cada mil habitantes.

Alternativa correta: letra D

Densidade demográfica é a divisão entre o número de habitantes pela área habitada por eles, e nos permite conhecer a distribuição da população pelo espaço, permitindo a verificação das áreas mais povoadas e as áreas menos povoadas.

 

2.    Observe as duas pirâmides etárias a seguir:

 

Pirâmide A                                            

 

 






 

A diferença entre as duas informações é que:

 

(A)  a primeira é característica de países da Europa central, enquanto a segunda é predominante em países da América Anglo-saxônica.

(B) a primeira faz referência a países pouco urbanizados e subdesenvolvidos, e a segunda é proveniente de países industrializados centrais.

(C) a primeira é mais comum em países em desenvolvimento, como o Brasil, enquanto a segunda é exclusiva de países com elevada densidade demográfica, como a China.

(D) a primeira destaca o envelhecimento rápido da população, e a segunda, uma maior estabilidade demográfica.

(E) a primeira está relacionada com as elevadas taxas de mortalidade infantil, enquanto a segunda está associada a uma baixa expectativa de vida.

 

Alternativa correta: letra B

Dentre as duas pirâmides etárias apresentadas no texto, a primeira, com população predominantemente jovem, indica a existência de altos índices de natalidade e mortalidade, algo típico de países subdesenvolvidos. A segunda apresenta os índices de natalidade menores e um envelhecimento da população em função da elevação do tempo de vida dos habitantes, algo mais comum em países desenvolvidos ou centrais.

 

3.    O cálculo correto da densidade demográfica de um determinado país é a:

 

(A)  soma da população absoluta e a quantidade de nascidos vivos em um determinado ano.

(B) multiplicação do número de habitantes pelo tamanho da área.

(C) divisão entre o número de habitantes e a área em que residem.

(D) subtração da taxa de mortalidade da população total de um país.

(E) divisão entre taxa de mortalidade e taxa de natalidade.

 

Alternativa correta: letra C

A densidade demográfica de uma determinada área é obtida através da divisão entre quantidade de habitantes por área. Exemplo: De acordo com o IBGE¹, a população de Brasília no ano de 2010 era de 2.570.160 e sua área de 5.779,999, logo a densidade demográfica será de:

 

Densidade demográfica de Brasília (D)= 2.570.160 = 444,66.

                                                                      5.779,999

4.    Observe atentamente o gráfico abaixo:

 

 

(A)  O gráfico representa o crescimento vegetativo da população brasileira.

(B) O gráfico representa o aumento da expectativa de vida da população brasileira.

(C) O gráfico representa o aumento da taxa de mortalidade infantil no Brasil.

(D) O gráfico representa o aumento da população brasileira em virtude das migrações.

(E) O gráfico representa uma redução acentuada da taxa de natalidade no Brasil.

 

Alternativa correta: letra E

O gráfico representa uma redução acentuada da taxa de natalidade no Brasil isto é decorrência do ingresso da mulher no mercado de trabalho e a introdução de métodos contraceptivos.

5.    As taxas de natalidade e mortalidade representam importantes elementos estatísticos para a compreensão da dinâmica populacional no que concerne ao seu:

 

(A) crescimento natural

(B)  nível de fecundidade

(C) crescimento absoluto

(D) índice de densidade demográfica

(E) nível de superpovoamento

Alternativa correta: letra A

A diminuição das taxas de natalidade pelas de mortalidade perfaz o cálculo do crescimento vegetativo ou natural de uma dada população em um determinado período de tempo.

6.    O processo de transição demográfica ocorre tanto no Brasil quanto em outros países, tendo se consolidado de forma mais notória em alguns países da Europa. Esse conceito diretamente se relaciona às taxas de natalidade e de mortalidade, haja vista que se entende por transição demográfica:

 

 

(A) o aumento das taxas de mortalidade e também de natalidade, com alto índice de reposição transitória da população.

(B) a inversão da pirâmide etária graças ao controle da natalidade e ao insucesso do aumento da expectativa de vida.

(C) a transição entre períodos de altas taxas de natalidade e baixa mortalidade e o seu correspondente inverso posterior.

(D) a queda das taxas de mortalidade com posterior decréscimo da natalidade, com explosão demográfica e uma posterior estabilização.

(E) a relação de equilíbrio entre as taxas de natalidade e também de mortalidade, com declínio no crescimento vegetativo e aumento do saldo migratório.

 

Alternativa correta: letra D

A transição demográfica representa o período de mudança em que há elevadas taxas de natalidade e mortalidade para baixos valores desses índices. Primeiramente, ocorre uma redução da mortalidade, geralmente pelas melhorias nas condições de vida da população, o que gera uma explosão no número de habitantes. Com o tempo, as taxas de natalidade também vão caindo, com a consequente estabilização do crescimento populacional.

 

7.    O quadro abaixo nos mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX:

 


(A) Analisando os dados, podemos caracterizar o período entre:

(B) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar.

(C) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica.

(D) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade.

(E) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica.

 

Alternativa correta: letra B

no período entre 1950-1970, temos as maiores taxas de crescimento populacional do país, registrando a explosão demográfica. Aliás, esse período foi de intenso crescimento populacional em todo o mundo, chamado de “baby boom”.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES