Evolução técnica e científica na indústria e no trabalho.

 

Revolução Industrial é marcada por vários fatores, um deles é a transformação da técnica para tecnologia.

Podemos citar vários exemplos de técnicas, dá mais arcaica até a mais atual, como as técnicas de plantio, de caça utilizando arco e flecha entre outras.

Técnica é criar um manejo, um conhecimento que possa gerar inventos com intuito de facilitar um determinado trabalho. Com as relações sociais de experiências ocorre a evolução das técnicas, que seria um acúmulo de conhecimento acerca das formas de trabalho.

Os computadores, o transporte aéreo, a fibra óptica, o conjunto de conhecimentos, pesquisas e todo arsenal de tecnologias da sociedade contemporânea é resultado da transformação da técnica para tecnologia.

Tecnologia é a técnica evoluída, que é fruto de ideias oriundas do passado que ao longo dos anos foram sendo modificadas e aprimoradas, principalmente após 1970, início da terceira Revolução Industrial, quando o conhecimento científico e a pesquisa deram um salto gigantesco.

Revolução técnico-científica informacional

Um dos principais aspectos da produção na Terceira Revolução Industrial é a automatização das fábricas, que passam a empregar menos trabalhadores, com uma maior necessidade de mão de obra qualificada. Nesse ínterim, não há perspectiva de aumento do mercado consumidor, mas controlar a produção de acordo com a demanda.

A Terceira Revolução Industrial foi responsável pela inserção de tecnologias informacionais no processo produtivo, o que passou a exigir uma menor quantidade de mão de obra nos setores primário e secundário, deslocando-a para os serviços e o comércio. Além disso, os sindicatos tiveram certo enfraquecimento e a informalidade cresceu.

O advento da Terceira Revolução Industrial liga-se à emergência de novos paradigmas nos processos produtivos (Toyotismo e produção flexível), no campo econômico e ideológico (neoliberalismo e Estado mínimo) e nas relações estruturais e sistêmicas (globalização e diminuição relativa do espaço e do tempo).

A modalidade de produção industrial que melhor se adaptou aos anseios e avanços proporcionados pela Terceira Revolução Industrial foi o sistema toyotista, por adequar a produção às oscilações das demandas.

A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas algumas quatro afirmações.

Ø  O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço.

 

Ø  Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo.

Aspectos positivos da evolução técnica e científica na indústria e no trabalho

Os avanços tecnológicos têm como objetivo apresentar novidades às indústrias, além de contribuir para o mercado especulativo. Na medicina revolucionou tratamentos, criou vacinas, descobriu a cura de doenças e com tudo isso melhorou a qualidade de vida, elevando também a expectativa.

Houve também Aumento da produção de alimentos; aumento da produção de bens de consumo; aumento da riqueza no mundo, diminuição das doenças; Melhora na qualidade de vida.

Aspectos negativos da evolução técnica e científica na indústria e no trabalho

No entanto, é preciso atentar-se, pois essas evoluções não ocorrem no mundo de forma homogênea, em razão das disparidades tecnológicas decorrentes do grau de desenvolvimento dos países (países desenvolvidos e subdesenvolvidos).

Os principais reflexos dos avanços tecnológicos no mercado foram nas profissões menos qualificadas, que geralmente são as profissões que podem ser substituídas por maquinas, o segundo maior reflexo foi no preço dos bens, que caiu em relação ao período que a mão de obra humana era necessária para a produção desses bens.

O avanço da tecnologia diminui a interação pessoal, que, muitas vezes, é crucial para o sucesso de uma empresa.

 

Atividade

 

1.    A imagem a seguir assinala uma face dos efeitos da Revolução técnico-científica-informacional que compreende:



(A)  a intensificação da quantidade produtiva com maior emprego de mão de obra.

(B)  a implantação de métodos alternativos de produção, visando à ampliação do mercado consumidor.

(C)  o favorecimento da política de pleno emprego e a intensificação da oferta de produtos para diminuir os seus preços.

(D)  a modernização do sistema produtivo com menor demanda de trabalho assalariado.

(E)  a inclusão social através da inserção das camadas mais pobres na produção de sistemas sofisticados de produção industrial.

 

Alternativa correta letra: D

Um dos principais aspectos da produção na Terceira Revolução Industrial é a automatização das fábricas, que passam a empregar menos trabalhadores, com uma maior necessidade de mão de obra qualificada. Nesse ínterim, não há perspectiva de aumento do mercado consumidor, mas controlar a produção de acordo com a demanda.

 

2.    Com a emergência da Terceira Revolução Industrial, os processos produtivos transformaram-se, o que propiciou a ocorrência de profundas alterações no mundo do trabalho. Um dos efeitos da Revolução técnico-científica informacional no sistema trabalhista, de um modo geral, foi:

 

(A) O fortalecimento dos sindicatos.

(B) A implantação de tarefas mecânicas e repetitivas

(C) Maior oferta de mão de obra no setor terciário

(D) Diminuição dos empregos informais

(E) Menor necessidade de qualificação técnica do trabalhador

Alternativa correta letra: C

A Terceira Revolução Industrial foi responsável pela inserção de tecnologias informacionais no processo produtivo, o que passou a exigir uma menor quantidade de mão de obra nos setores primário e secundário, deslocando-a para os serviços e o comércio. Além disso, os sindicatos tiveram certo enfraquecimento e a informalidade cresceu.

 

3.    Do ponto de vista socioeconômico, ideológico e estrutural, a Revolução técnico-científica-informacional também apresenta as suas inter-relações. Assinale o conceito que NÃO apresenta ligações ou estímulos à Terceira Revolução Industrial.

 

(A) Neoliberalismo

(B) Toyotismo

(C) Globalização

(D) Compressão espaço-temporal

(E) Estatização

 

Alternativa correta letra E

Do ponto de vista socioeconômico, ideológico e estrutural, com Revolução técnico-científica-informacional ocorre o enfraquecimento mundial de perspectivas que visem à intervenção plena do Estado na economia e na sociedade.

 

4.    A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Marque nas alternativas a seguir aquela que apresenta uma dessas mudanças.

 

(A) O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço.

(B) O avanço no sistema de comunicação e informática permite que toda população em diferentes partes do mundo tenha acesso a tecnologia de alto nível em todos os setores da economia.

(C) O avanço tecnológico trouxe poucas mudanças no espaço geográfico tendo em vista que somente os países desenvolvidos tem acesso a tecnologia em todos os seus setores econômicos.

(D) Apesar da ciência, da técnica e da produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo.

(E) A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres, na divisão internacional do trabalho.

 

Alternativa correta letra: A

A melhoria das técnicas nos sistemas de transporte e informação articulou a formação de espacialidades constituídas em redes geográficas através da descentralização dos serviços e da não fixação permanente das atividades.

5.    Assinale quais dos procedimentos abaixo mencionados NÃO fazem parte dos avanços produzidos pela Terceira Revolução Industrial:

 

(A)  biotecnologia

(B) automação industrial

(C) uso de combustíveis fósseis

(D) química fina

(E) robótica

 

Alternativa correta letra: C

As grandes realizações proporcionadas pela Terceira Revolução Industrial, além dos desenvolvimentos tecnológicos, foram: desenvolvimento da biotecnologia, automação industrial, química fina, genética, robótica e outros. O uso de combustíveis fósseis, apesar de ainda muito recorrente, é um avanço promovido por etapas anteriores da Revolução Industrial.


6.    A emergência da Terceira Revolução Industrial, ou Revolução Técnico-Científica Informacional, proporcionou uma sequência de avanços no campo do trabalho industrial. No que se refere às modalidades de produção fabril, aquela que melhor se configurou e garantiu a sua manutenção na esfera produtiva foi:

 

(A)  macartismo

(B) Fordismo

(C) Taylorismo

(D) Volvismo

(E) toyotismo

 

Alternativa correta letra: E

A modalidade de produção industrial que melhor se adaptou aos anseios e avanços proporcionados pela Terceira Revolução Industrial foi o sistema toyotista, por adequar a produção às oscilações das demandas.

 

7.    Assinale nas alternativas a seguir aquela que apresenta somente pontos positivos dos avanços tecnológicos.

 

(A)  Essas evoluções não ocorrem no mundo de forma homogênea, em razão das disparidades tecnológicas decorrentes do grau de desenvolvimento dos países.

(B) Um dos principais aspectos da produção na Terceira Revolução Industrial é a automatização das fábricas, que passam a empregar menos trabalhadores.

(C) o avanço da tecnologia diminui a interação pessoal, que, muitas vezes, é crucial para o sucesso de uma empresa.

(D) profissões menos qualificadas geralmente são as profissões que podem ser substituídas por maquinas.

(E) Na medicina revolucionou tratamentos, criou vacinas, descobriu a cura de doenças e com tudo isso melhorou a qualidade de vida.

 

Alternativa correta letra: E

Os avanços tecnológicos na medicina revolucionaram tratamentos, criou vacinas, descobriu a cura de doenças e com tudo isso melhorou a qualidade de vida, elevando também a expectativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES