Desenvolvimento e conservação para a Amazônia

 


A floresta amazônica deve ser celebrada por sua beleza, biodiversidade, importância para manutenção do clima global entre muitos outros atributos. A área remanescente da floresta amazônica é estimada em 70%, ou 3 milhões de km², sendo a maior floresta tropical do mundo. Mais de 90% da floresta encontra-se distribuída pelos estados da região Norte do Brasil, que fazem parte da Amazônia Legal.

Teoricamente, a floresta amazônica tende a permanecer relativamente bem conservada, visto que 40% da Amazônia Legal são ocupados por unidades de conservação e reservas indígenas, proporção que cresce anualmente. Além disso, segundo o Código Florestal, a área de reserva legal em propriedades rurais da região pode chegar a 80 %, sendo a mais restritiva, se comparada ao restante do país.

Com base nesses valores, é possível inferir como o valor, ecológico e econômico, da floresta amazônica (em pé) é reconhecido. Paradoxalmente, a região Norte é uma das menos desenvolvidas do país. Afinal, os amazônidas não vivem somente dos produtos extraídos da floresta. A maior parte de tudo o que consumimos provém de espécies exóticas (carne, verduras, roupas, etc.). Para suprir a demanda por esses produtos, os estados amazônicos têm duas opções: produzir em seus territórios, ou importar de outros estados e países, que já derrubaram maiores extensões de floresta.

O Brasil vem desenvolvendo programas de reforço da vigilância da Amazônia com o objetivo de coibir o tráfico de drogas e a outros empreendimentos ilícitos como desmatamentos e garimpos ilegais. O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) faz parte Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), responhsável pelo controle ambiental, o desenvolvimento regional, o controle do tráfego aéreo, a coordenação de emergências, o monitoramento das condições meteorológicas e o controle de ações de contrabando.

O nível de desmatamento na Amazônia está acima do tolerável, provavelmente porque os responsáveis acreditam que derrubar a floresta para cultivar produtos de origem exótica é a melhor maneira de crescer economicamente, imitando os estados mais desenvolvidos. Porém, muitas áreas desmatadas são subutilizadas, o que não diminui a pobreza e promove a degradação ambiental. Percebe-se que há muito desconhecimento, por parte desses atores, em relação aos usos que se podem dar à floresta e à própria área recém-aberta.

O que parece ser um problema é, na verdade, uma grande oportunidade para os estados da região amazônica, que têm a possibilidade de mostrar que é possível conciliar o desenvolvimento com a conservação ambiental. Para isso são necessários empreendimentos rurais produtivos e rentáveis, que reduzem a pressão para abertura de novas áreas. Nesse quesito, a Embrapa possui papel fundamental, especialmente as unidades da região amazônica.

Nessas unidades são desenvolvidas tecnologias que, não só permitem aumentar a produtividade de pastagens, culturas agrícolas e florestais, com maior conservação do solo e da água, como tecnologias que permitem o uso sustentado da floresta, através do manejo florestal de produtos madeireiros e não madeireiros. As pesquisas com sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (iLPF) têm se intensificado, e poderão resultar em modelos alternativos de aproveitamento da propriedade.

Muitas tecnologias já estão disponíveis. O desafio é torná-las conhecidas e aplicá-las. Para isso, é necessária maior integração da Embrapa com agentes governamentais e a sociedade civil, visando à formalização de parcerias e a difusão do conhecimento. Somente assim serão desenvolvidos empreendimentos rurais que contemplem as peculiaridades regionais e contribuam para a inclusão social, o crescimento econômico e a conservação do meio ambiente.

Impossível negar a importância da floresta Amazônia para o Brasil e para o mundo. Sua conservação é fundamental não apenas para a manutenção do meio ambiente, como também para quem vive e depende dos recursos que ela oferece.

 

Atividade

 

1.    Marque a alternativa que não indica uma consequência do desmatamento:

 

(A) Assoreamento dos rios

(B) Alteração dos regimes de chuvas

(C) Erosões

(D)  Agravamento dos processos de desertificação

(E) Chuvas ácidas

 

Alternativa correta: letra E

A chuva ácida ocorre devido a processos, tanto naturais como antrópicos, que levam a um aumento da concentração de gases, como o dióxido de enxofre e de nitrogênio, na atmosfera.

2.    O SIPAM foi introduzido na Amazônia para:

 

(A) Substituir a Sudam, que foi extinta por denúncias de corrupção.

(B) Controlar queimadas, utilizando técnicas desenvolvidas pelos povos indígenas.

(C) Monitorar a região, a partir de um sofisticado sistema que integra satélites e aviões.

(D) Integrar a região à economia de mercado, contando com financiamento do Banco Mundial.

(E) Delimitar Unidades de Conservação, impedindo que as mudanças do Código Florestal permitissem a ampliação do desmatamento.

 

Alternativa correta: letra C

O Sistema de Vigilância da Amazônia (SIPAM) é um projeto desenvolvido pelas forças armadas do Brasil para realizar o monitoramento do espaço aéreo da Amazônia.

3.    Observe o mapa a seguir e julgue os itens:

 



 

I.             O domínio amazônico compreende todos os estados da região Norte do Brasil, com exceção de Rondônia, onde predomina a vegetação do tipo equatorial;

II.            O domínio amazônico compreende toda a região Norte do Brasil, limitando-se a leste com o Meio-norte nordestino e, ao sul e sudoeste, com o Cerrado;

III.          Os estados do Amazonas, Acre, Amapá estão totalmente inseridos no bioma de Mata Atlântica;

IV.          O domínio amazônico possui, entre suas características de floresta tropical, elevadas temperaturas, altas taxas de precipitação e evapotranspiração;

V.           O único domínio morfoclimático que separa a Floresta Amazônica da Mata Atlântica é o cerrado.

 

Estão corretas as alternativas:

 

(A)  I, IV, V

(B) II, IV, V

(C) I, II, V

(D) III, IV, V

(E)  II, III, IV

Alternativa correta: letra E

O domínio morfoclimático da Amazônia estende-se por praticamente toda a região Norte do Brasil e faz limite com a sub-região do meio-norte, uma faixa de transição entre a floresta e a caatinga. Assim, todos os estados da região Norte estão inseridos no domínio morfoclimático da Amazônia. Entre o domínio da Amazônia e a Mata Atlântica, encontram-se outros domínios, como Cerrado, Caatinga e Pantanal.

 

4.    Considere as afirmativas abaixo para responder à questão:

 

I.             A Amazônia é o pulmão do mundo, tendo em vista a intensa atividade biológica da floresta que recobre a região.

II.            A Amazônia concentra grande quantidade de calor, contribuindo para ativar a circulação atmosférica.

III.          A crescente poluição das águas fluviais da Amazônia, sobretudo nas áreas de garimpo de ouro, contribui para a diminuição de piscosidade dos rios. Sobre a questão ambiental da Amazônia somente:

 

(A) I está correta.

(B)  I e II estão corretas.

(C) II está correta.

(D) II e III estão corretas.

(E)  III está correta.

 

Alternativa correta: letra D

As assertivas II e III são verdadeiras. A primeira assertiva está incorreta porque a Amazônia de fato é uma grande produtora de oxigênio em razão do processo de fotossíntese realizado durante o dia. Contudo, ela consome esse oxigênio produzido em grande quantidade durante a noite, tornando o balanço de oxigênio praticamente estável.

5.    O Programa de Cálculo do Desmatamento da Amazônia (PRODES) executa o monitoramento da floresta amazônica brasileira por satélite. Esse projeto fornece as taxas anuais do desmatamento da Amazônia Legal desde 1988. Sobre a Amazônia Legal, identifique a alternativa correta.

 

(A) Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão) pertencentes à bacia amazônica.

(B) O desmatamento na Amazônia Legal é natural e não tem relação com ações antrópicas.

(C)  Não existe a ocorrência de fragmentos da Floresta Amazônica em outros países, sendo esta tipicamente brasileira.

(D)  Na Amazônia, a predominância é pela Floresta Ombrófila Mista.

(E)  A Amazônia legal é composta por 5 estados brasileiros, Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Roraima.

 

Alternativa correta: letra A

A Amazônia Legal é uma área que engloba nove estados brasileiros (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão) pertencentes à bacia amazônica.

6.    O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma diversidade de domínios naturais. Dentre os principais, destaca-se o domínio Amazônico. Nesse sentido, é correto afirmar que são características físico-ambientais e econômicas do domínio Amazônico:

 

(A)  Maior domínio natural brasileiro / Solos pobres e de baixa fertilidade / Extração de essências medicinais

(B) Maior domínio natural brasileiro / Solos pobres e de baixa fertilidade / Extração de essências medicinais

(C) Clima tropical e umidade alta / Maior domínio natural brasileiro / Relevo extremamente ondulado

(D) Florestas de galerias / Cultivos de monoculturas / Controle de pesca e do ecoturismo

(E) Floresta semiárida/cultivo de vegetais adaptados ao solo que é rico em nutrientes

 

Alternativa correta: letra B

Maior domínio natural brasileiro / Solos pobres e de baixa fertilidade / Extração de essências medicinais.

7.    O desmatamento atual na Amazônia cresceu em relação a 2015. Metade da área devastada fica no estado do Pará, atingindo áreas privadas ou de posse, sendo ainda registrados focos em unidades de conservação, assentamentos de reforma agrária e terras indígenas.

 

Imazon. Boletim do desmatamento da Amazônia Legal, 2016. Adaptado.

 

Tal situação coloca em risco o compromisso firmado pelo Brasil na 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 21), ocorrida em 2015. O desmatamento na Amazônia tem raízes históricas ligadas a processos que ocorrem desde 1970.

 

Com base nos dados e em seus conhecimentos, aponte a afirmação correta.

 

(A) O desmatamento, apesar de atingir áreas de unidades de conservação, que incluem florestas, parques nacionais e terras indígenas, viabiliza a ampliação do número de assentamentos da reforma agrária.

(B) As grandes obras privadas implantadas na Amazônia valorizam as terras, atraindo enorme contingente populacional, que por sua vez origina regiões metropolitanas que degradam a floresta.

(C) A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia.

(D) A extração ilegal de madeira na Amazônia vem sendo monitorada por países estrangeiros devido às exigências na COP 21, pois eles são os maiores beneficiários dos acordos da Conferência.

(E) Os grandes projetos de infraestrutura causam degradação da floresta amazônica, com intensidade moderada e temporária, auxiliando a regularização fundiária.

 

Alternativa correta: letra C

A grilagem de terras em regiões de grandes projetos de infraestrutura, a extração ilegal de madeira e a construção de rodovias estão entre as causas do desmatamento na Amazônia.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES