Questões do ENEM - Estruturas Produtivas do Mundo

 

Terceira fase da Revolução Industrial

Capitalismo Comercial

O Capitalismo Comercial ou Mercantil é considerado o pré-capitalismo, uma vez que representou a primeira fase do sistema econômico capitalista.

Ele surge no final do século XV, marcando o fim da Idade Média e o início a Idade Moderna, o qual durou até o século XVIII, quando desponta a Revolução Industrial.

O capitalismo comercial foi empregado nas colônias da América, África e Ásia, donde a metrópole buscava riquezas e produtos nas novas terras, intensificando cada vez mais as relações comerciais.

 

Capitalismo Industrial

 

No século XXI, o "Sistema Mundo" do Capitalismo Industrial se organizou em modelos de Produção bem definidos e de reprodução global. O Modelo de Produção Fordista marcou o início do século XX, sobretudo no cenário após a Crise de 1929. Esse modelo atingiu o auge em meados do século e foi desestruturado por uma forte crise nos anos 70, década em que a Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científica-Informacional) reestruturou a produção, o espaço, os transportes e as relações de trabalho no mundo.

Liderada também pelos Estados Unidos, teve inicio com o final da Segunda Guerra Mundial (meados do século XX). É a fase que vivemos até a atualidade.

- Introdução do uso de novas fontes de energia como, por exemplo, a nuclear.

- Desenvolvimento e início do uso da informática, principalmente por parte de empresas e governos. Posteriormente para todas as pessoas.

- Melhorias nas condições de trabalho com ampliação dos direitos trabalhistas.

- Fortalecimento do sistema capitalista.

- Desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia, oferecendo novos recursos para a área médica e fortalecendo a indústria de medicamentos.

 

- Desenvolvimento da Globalização, principalmente após o fim da Guerra Fria, que trouxe um novo cenário nas relações econômicas e formas de produção.

- No final do século XX e começo do XXI, temos o desenvolvimento da Internet que alavancou o mundo do comércio e das finanças.

- Aumento da importância, no cenário econômico global, dos países emergentes (China, Rússia, Brasil e Índia).

Primeiras Revolução Industrial

Com o advento da máquina a vapor e o uso dessa tecnologia na indústria e nos transportes, o comércio atingiu um novo patamar. Aa indústrias atingiram escalas produtivas nunca vistas e o os navios a vapor possibilitaram a venda para mercados nunca antes atingidos. Dessa forma, o século XVIII foi marcado pela transição para um Capitalismo Industrial estruturado pelas novas tecnologias da Primeira Revolução Industrial. Nesse momento histórico surgiu a figura do trabalhador industrial, assim como, o início de sua exploração mais intensa.

Teve inicio na Inglaterra em meados do século XVIII. Espalhou-se durante a segunda metade do século para outros países da Europa.

- O pioneirismo inglês pode ser explicado pela existência no país de minas de carvão mineral (fonte de energia) e minério de ferro (matéria-prima).

- O capitalismo industrial teve grande impulso.

- Foi possível graças ao acumulo de capital.

- Invenção e uso de novos sistemas de transporte como, por exemplo, ferroviário (locomotivas a vapor) e navios a vapor. Estas invenções eram para suprir a necessidade de transporte de mercadorias em larga escala.

- Foi uma fase de transição do sistema de produção artesanal para o industrial.

Modelo Fordista

Definição:

O Modelo Fordista representou o "American Way of Life" baseado em uma sociedade altamente consumista. Nesse período houve grande avanço na legislação trabalhista e em setores sociais, sobretudo nos Estados Unidos e na Europa. Os países periféricos continuaram dependentes e mais pobres, mas iniciavam a inserção no sistema mundo, mesmo que de forma peiférica.

O Modelo entrou em colapso com as inovações tecnológicas da Revolução Tecnológica. A Terceira revolução industrial ou Revolução Tecnológica e Informacional foi marcada pela invenção do microchip na Vale do Silício e consequente expansão do setor de Microinformática.

A estrutura produtiva mundial pode ser definida pelo padrão de produção das indústrias em seu respectivo tempo histórico. Por exemplo, o padrão produtivo baseado nas máquinas a vapor definiu a estrutura produtiva do século XVIII até meados do século XIX.

Caracteristicas do Modelo Fordista:

Capitalimo Comercial:

Nos séculos XV e XVI, o mundo vivia a "Era dos Descobrimentos" transoceânicos que possibilitaram o despertar de um comércio em escala global mais sólido e em expansão. Com isso, consolidou-se o Capitalismo Comercial.

Espaço (Organização Espacial)

Produção (Modelo Produtivo Industrial)

Trabalho (Relações de Trabalho e Características do Trabalhador)

Estado (Atuação dos Governos)

Segunda Revolução Industrial

Com o desenvolvimento do motor à combustão interna uma nova Revolução tecnologia se inicou. A Segunda Revolução Industrial trocou o vapor produzido pelo carvão mineral por um calor altamente energético emitido pelos derivados de petróleo. O "Ouro Negro" foi o propulsor da reestruturação produtiva mundial.

Com essa Revolução, o aço substituiu o ferro, surgiram grandes centros industriais, formaram-se bairros operários e as indústrias empregavam dezenas de milhares de trabalhadores em uma única fábrica. A população urbana explodia em números, o êxodo rural foi enorme.

 

Questões do ENEM

 

1.    Estruturas Produtivas do Mundo: (ENEM) Um dos maiores problemas da atualidade é o aumento desenfreado do desemprego. O texto abaixo destaca esta situação:

“O desemprego é hoje um fenômeno que atinge e preocupa o mundo todo. (…) A onda de desemprego recente não é conjuntural, ou seja, provocada por crises localizadas e temporárias.

Está associada a mudanças estruturais na economia, daí o nome de desemprego estrutural. O desemprego manifesta-se hoje na maioria das economias, incluindo a dos países ricos. A OIT estima em 1 bilhão – um terço da força de trabalho mundial – o número de desempregados em todo o mundo em 1998. Desse total, 150 milhões encontram-se abertamente desempregados e entre 750 e 900 milhões estão subempregados.”

[CD-ROM] “Almanaque Abril” 1999. São Paulo: Abril.

Pode-se compreender o desemprego estrutural em termos da internacionalização da economia associada

(A)  a uma economia desaquecida que provoca ondas gigantescas de desemprego, gerando revoltas e crises institucionais.

(B)  ao setor de serviços que se expande provocando ondas de desemprego no setor industrial, atraindo essa mão de obra para este novo setor.

(C)  ao setor industrial que passa a produzir menos, buscando enxugar custos provocando, com isso, demissões em larga escala.

(D)  a novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam.

(E)  ao emprego informal que cresce, já que uma parcela da população não tem condições de regularizar o seu comércio.

 

 Alternativa correta: letra D

O desemprego estrutural está associado a novas formas de gerenciamento de produção e novas tecnologias que são inseridas no processo produtivo, eliminando empregos que não voltam.

 

2.    (Enem 2009) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem:

(A) a erradicação da fome no mundo.

(B) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.

(C) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.

(D) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.

(E) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.

 

Alternativa correta: letra C

As consequências econômicas, sociais e ambientais inter - relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, incluem a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.

 

3.    Estruturas Produtivas do Mundo: (ENEM) Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõem da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação.

BRIGAGÃO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado).

Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que:

(A)  a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

(B)  a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos.

(C)  as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tornam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural.

(D)  as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura.

(E)  a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

Alternativa correta: letra A

a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação.

 

4.     Estruturas Produtivas do Mundo: (ENEM) Por volta de 1880, com o progresso de uma economia primária e de exportação, consolidou-se em quase toda a América Latina um novo pacto colonial que substituiu aquele imposto por Espanha e Portugal. No mesmo momento em que se afirmou o novo pacto colonial começou a se modificar em sentido favorável à metrópole. A crescente complexidade das atividades ligadas aos transportes e às trocas comerciais multiplicou a presença dessas economias metropolitanas em toda a área da América Latina: as ferrovias, as instalações frigoríficas, os silos e as usinas, em proporções diversas conforme a região, tornaram-se ilhas econômicas estrangeiras em zonas periféricas.

DONGHI, T. H. História da América Latina. 2ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005 (adaptado).

 

De acordo com o texto, o pacto colonial imposto por Espanha e Portugal a quase toda a América Latina foi substituído em função:

(A)  das ilhas de desenvolvimento instaladas nas periferias das grandes cidades.

(B)  da restauração, por volta de 1880, do pacto colonial entre a América Latina e as antigas metrópoles.

(C)  do domínio, em novos termos, do capital estrangeiro sobre a economia periférica, a América Latina.

(D)  das ferrovias, frigoríficos, silos e usinas instaladas em benefício do desenvolvimento integrado e homogêneo da América Latina.

(E)  do comércio e da implantação de redes de transporte, que são instrumentos de fortalecimento do capital nacional frente ao estrangeiro.

Alternativa correta: letra C

O pacto colonial imposto por Espanha e Portugal a quase toda a América Latina foi substituído em função do domínio, em novos termos, do capital estrangeiro sobre a economia periférica, a América Latina.

5.    Estruturas Produtivas do Mundo: (ENEM) Entre as promessas contidas na ideologia do processo de globalização da economia estava a dispersão da produção do conhecimento na esfera global, expectativa que não se vem concretizando. Nesse cenário, os tecnopolos aparecem como um centro de pesquisa e desenvolvimento de alta tecnologia que conta com mão de obra altamente qualificada. Os impactos desse processo na inserção dos países na economia global deram–se de forma hierarquizada e assimétrica. Mesmo no grupo em que se engendrou a reestruturação produtiva, houve difusão desigual da mudança de paradigma tecnológico e organizacional. O peso da assimetria projetou- se mais fortemente entre os países mais desenvolvidos e aqueles em desenvolvimento.

BARROS, F. A. F. Concentração técnico-científica: uma tendência em expansão no mundo contemporâneo? Campinas: Inovação Uniemp, v. 3, nº 1, jan./fev. 2007 (adaptado).

 

Diante das transformações ocorridas, é reconhecido que:

(A)   a inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.

(B)   os fluxos de informações, capitais, mercadorias e pessoas têm desacelerado, obedecendo ao novo modelo fundamentado em capacidade tecnológica.

(C)   as novas tecnologias se difundem com equidade no espaço geográfico e entre as populações que as incorporam em seu dia.

(D)   os tecnopolos, em tempos de globalização, ocupam os antigos centros de industrialização, concentrados em alguns países emergentes.

(E)   o crescimento econômico dos países em desenvolvimento, decorrente da dispersão da produção do conhecimento na esfera global, equipara-se ao dos países desenvolvidos.

 

Alternativa correta: letra A

 

A inovação tecnológica tem alcançado a cidade e o campo, incorporando a agricultura, a indústria e os serviços, com maior destaque nos países desenvolvidos.

 

6.    Estruturas Produtivas do Mundo: (ENEM) A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estágios foi o artesanato, em que se:

 

(A) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada.

(B) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.

(C) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas.

(D) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado.

(E) faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

 

Alternativa correta: letra B

 

No artesanato, o trabalho era geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série.

 

7.     (ENEM). Estruturas Produtivas do Mundo:

Sozinho vai descobrindo o caminho

O rádio fez assim com seu avô

Rodovia, hidrovia, ferrovia

E agora chegando a infovia

Para alegria de todo o interior

GIL, G. Banda larga cordel. Disponível em: www.uol.vagalume.com.br.

 

Acesso em: 16 abr. 2010 (fragmento).

O trecho da canção faz referência a uma das dinâmicas centrais da globalização, diretamente associada ao processo de:

(A)   evolução da tecnologia da informação.

(B)    expansão das empresas transnacionais.

(C)   ampliação dos protecionismos alfandegários.

(D)   expansão das áreas urbanas do interior.

(E)   evolução dos fluxos populacionais.

 

Alternativa correta: letra A

O trecho da canção faz referência a evolução da tecnologia da informação.

 

 

 

 

8.    Estruturas Produtivas do Mundo: (UFC) A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações abaixo.

I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.

II. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.

III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.

Assinale a alternativa correta.

(A)  Apenas I é verdadeira.

(B)  Apenas III é verdadeira.

(C)  Apenas I e II são verdadeiras.

(D)  Apenas II e III são verdadeiras.

(E)  I, II e III são verdadeiras.

 

Alternativa correta: letra C

 Entre as transformações ocorridas na Primeira Revolução Industrial trouxe podemos citar: um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico. Com a ampliação da divisão internacional do trabalho, alguns países europeus especializaram-se na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.

9.    (UNIRIO) Desde o seu advento até os dias de hoje, a atividade industrial passou por várias transformações e teve várias etapas ou fases. São características da Segunda Revolução Industrial a (o):

 

(A)  liderança dos Estados Unidos, o petróleo como principal fonte de energia e a indústria automobilística.

(B)   liderança inglesa, o predomínio da máquina a vapor e as indústrias têxteis.

(C)  disputa pela liderança entre Japão, Estados Unidos e Europa Ocidental, a robótica, a informática e a biotecnologia.

(D)  dispersão espacial da indústria e a utilização de várias fontes de energia como a nuclear, a solar e a eólica.

(E)  uso do carvão mineral como principal fonte de energia, o Taylorismo e o Fordismo.

 

Alternativa correta: letra A

São características da Segunda Revolução Industrial: liderança dos Estados Unidos, o petróleo como principal fonte de energia e a indústria automobilística.

 

10. Estruturas Produtivas do Mundo: (UECE) Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini.

A descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão vai sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a indústria automobilística.”

O texto trata da:

(A)  primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do século XVIII até por volta de 1870.

(B)  segunda Revolução Industrial surgida desde o final do século passado até os anos 70 do século XX.

(C)  terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual.

(D)  aplicação de inovações técnicas na produção, sem caracterizar uma periodização das Revoluções Industriais.

 

Alternativa correta: letra B

 

Na Segunda Revolução Industrial houve a descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão foi sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a indústria automobilística.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Impactos econômicos e culturais do processo de industrialização na Europa, na Ásia e na Oceania

A economia do Acre

MIGRAÇÕES